Necessidade de Certidão de Casamento - Nome da mãe casada/solteira

Caros amigos,

Estou realizando o processo de ATRIBUIÇÃO da minha sogra, com base no formulário 1D por ser neta de Português.

Meu dilema, já estou com praticamente todos os documentos que julguei pertinentes.

Na hora que consegui a Certidão de Nascimento da filha (brasileira) do Português percebi que o nome estava diferente.


Nome de batismo/nascimento: Arlette Rodrigues Simões

Nome de Casada: Arlette Simões de Magalhães


Na Certidão de Nascimento da Neta consta: Arlette Simões de Magalhães (Casada)


DEVO impreterivelmente mandar a certidão de Casamento da Arlette para justificar a mudança do nome?


Desde já conto com a colaboração dos ilustres amigos, que se esforçam em prol de ajudar, desde quando comecei a interagir com o processo, o forúm SEMPRE sanou muitas dúvidas !!!!

Comentários

  • Amigos, já esgotei minhas habilidades de busca de dados.

    Criei uma arvore considerável no FamilySearch, o que me ajudou bastante, mas cheguei num entrave que não consigo mais passar. Se alguém for habilidoso e puder me ajudar. Não é pela tão somente pela nacionalidade portuguesa, é para um sonho que tenho nutrido a anos, meu filho já é português, morei por meses lá, e simplesmente me apaixonei pela terrinha, quero voltar, como português, e conseguir realizar esse meu sonho.


    Dados do Português:


    José Ferreira Bastos

    Nascimento: MARÇO de 1880

    Falecimento: 20/NOV/1940 (Com 60 anos)

    Esposa: Emilia Dias de Souza Bastos

    Pais: Manoel Ferreira e Rosa Gonçalves Ferreira


    Estou, podem acreditar, lendo livro por livro, de todos os que estou localizando (Já li cerca de 50, creio que existam mais de 3000) do ano de 1880, do mês de Março até o mês de Julho.


    Se alguém puder me ajudar de alguma forma, seja ela a que for, ficarei imensamente agradecido !!!

  • Caros amigos,

    Tenho TODOS os dados de um português nascido em 1892. Já fiz contato com a conservatória responsável e está lá o assento. Ou seja, não há dúvida sobre ele.

    A questão: Eles solicitam que eu pague o assento para ser enviado via Correios, logo percebo que vai demorar e atrasar meu processo. No CivilOnline não consigo por causa da data de nascimento ser anterior a 100 anos.

    No Formulário 1D é explicito que em caso de conhecimento de dados que permitam obter de forma oficiosa o assento português, tal documento não precisa ser enviado, pois podem obter com os dados mencionados no formulário.


    Alguém já fez dessa forma? realmente funciona?

  • @luisfbastos

    Se está na Conservatória é possível solicitar no civilonline mesmo com mais de 100 anos.

    Se está no ADistrital precisa solicitar no CRAV.

  • @luisfbastos


    se vc já localizou o doc, Agora é só pedir no Crav. Leva de 20 a 30 Dias p chegar.


    isso faz parte do processo, nao está “atrasando” em nada…

  • @luisfbastos


    DEVO impreterivelmente mandar a certidão de Casamento da Arlette para justificar a mudança do nome?


    A recomendação aqui no fórum é que sim, você deve mandar a certidão de casamento da Arlette para justificar a mudança. Como essa é uma recomendação que a maioria dos participantes (parece) seguir, não há muitos casos relatados de pessoas que não mandaram a certidão e caíram ou não em exigência por conta disso.

    Você tem pelo menos 7 alternativas...

    1) Se você tem a certidão, manda o processo com a certidão e dorme tranquilo;

    2) Se você tem a certidão, pode mandar o processo sem a certidão e mandar apenas se cair em exigência;

    3) Se você não tem a certidão, continua procurando até encontrar, e aí manda o processo com a certidão;

    4) Se você não tem a certidão, manda o processo sem a certidão, continua procurando até encontrar, e aí manda a certidão para juntar ao processo;

    5) Se você não tem a certidão, manda o processo sem a certidão, continua procurando até encontrar, manda apenas se cair em exigência;

    6) Se você não tem a certidão, manda o processo sem a certidão, e deixa ver no que vai dar;

    7) Fica com receio de algo dar errado, e não faz nada.


    Aqui no fórum recomendamos a alternativa 1.

  • Desculpem a quantidade de perguntas junto.... deu algo errado quando enviei outras perguntas ao fórum.


    Agradeço muito as informações que aqui foram postadas !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.