Algumas dúvidas sobre o processo de naturalização por tempo de residência

Boa tarde,

Eu acabo de completar 5 anos vivendo legalmente em Portugal e pretendo aplicar para a naturalização por tempo.

Eu tenho algumas dúvidas sobre o processo.

  1. Eu me casei no Brasil, vim para Portugal, minha esposa se naturalizou Portuguesa e depois divorciamos, como ela virou portuguesa, ela deveria fazer a transcrição do casamento do Brasil aqui em Portugal, nós não fizemos, depois nos divorciamos e também não fizemos a transcrição. Minha dúvida é se posso fazer a naturalização sem ter feito a transcrição do casamento, ou sou obrigado a fazer a transcrição primeiro? Estou fazendo por tempo de residência e não casamento.
  2. Na lista de documentos pede certidão de nascimento, eu devo usar a certidão de nascimento mesmo ou a de casamento(divórcio no caso) ?
  3. Eu vivi na Nova Zelandia com mais de 16 anos de idade, em 2007 (passaporte antigo), eu sei que eu deveria pedir os antecedentes criminais de lá, mas custa 80 dólares só para a pesquisa e ainda terei que traduzir, apostilar e enviar para cá, pode ser um grande problema omitir essa informação?
  4. Eu também vivi na Irlanda, e eu vi que lá, para pedir os antecedentes para Visto, eu deveria ir na polícia em Portugal e eles fariam a comunicação com a Garda Irlandesa, alguém sabe como funciona isso?

Eu gostaria de uma opinião sincera e não críticas sobre o que é certo ou errado.

Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.