Como obter certidão antiga de nascimento do Portugues - CivilOnline?

Prezados,

Minha dúvida é como obter a certidão de nascimento do portugues.

Eu tenho a certidão de nascimento que encontrei nos documentos antigos da minha avó, mas a dúvida é se terei que ir até o local do assento, ou se eu pedir pelo civil online conseguirei obter a certidão via internet.

Caso não seja possível pelo civilonline, qual outra forma de conseguir a certidão de nascimento, para instruir o processo da nacionalidade portuguesa?

Doc abaixo:


Comentários

  • @thalissonpv


    só pedir no civilonline

  • @eduardo_augusto , mesmo sendo o registro de 1927?

    Não entendo muito bem, todos os registros de nascimento, foram digitalizados e tem como pegar pelo civilonline?

  • editado August 2023

    @thalissonpv

    Mesmo se o registro não tiver sido informatizado ainda, ao pedir pelo civilonline um registro posterior a 1911, o civilonline vai entrar em contato com a conservatória. A conservatória vai informatizar o assento de nascimento e, a partir daí, só o assento informatizado será utilizado. Os registros de várias décadas já foram todos informatizados; os mais antigos vão sendo à medida que se tem que emitir algo - eles não emitem mais em papel sem antes informatizar.

    É vantagem ter um registro informatizado, pois ele fica acessível com apenas o número/ano e a conservatória. E, uma vez que você tenha uma cópia dele, você pode fazer quantas cópias simples do registro, em papel comum mesmo, se precisar por alguma razão. Não precisa ficar pagando para ter um registro emitido. Pois o que eles querem ver é esse número/ano e conservatória no alto (ver exemplo abaixo). Eles sempre vão usar a cópia apenas para ver qual são esses dados e verificar diretamente no sistema informatizado.

    Aqui um exemplo de como se parece um assento de nascimento informatizado. Depois é só imprimir isso em uma folha de papel comum e enviar com o processo.

    https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg

    No fim do seu processo de nacionalidade, é esse o produto final: um assento de nascimento como o do exemplo acima. É bem simples em PT, nada de selos, carimbos, papel timbrado etc como as certidões no BR. Como dito, o que interessa são apenas os dados para serem verificados no sistema quando precisarem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.