Entrada no processo de Atribuição pessoalmente na conservatória do Porto.

Bom dia a todos!

Alguém saberia me informar se dar entrada no processo de Atribuição pessoalmente na conservatória do Porto seria uma boa opção? Meu cunhado vai a Portugal e eu pensei de aproveitar essa oportunidade, mas ele não é advogado! Será que poderia?

Outra dúvida em relação ao pagamento da taxa: Terei que fazer o pagamento da taxa no site, com o cartão Visa , imprimir o comprovante e preencher o novo formulário que será disponibilizado no site, aí colocar o comprovante e o novo formulário dentro do envelope dos documentos? É isso, pessoal? Esse novo formulário precisa reconhecer firma por autenticidade também como o antigo?

Muitíssimo obrigada! Se puderem me tirar essas dúvidas fico imensamente grata!

Um abraço a todos!

Vânia Paschoal

Comentários

  • @Vpp


    Alguém saberia me informar se dar entrada no processo de Atribuição pessoalmente na conservatória do Porto seria uma boa opção? Meu cunhado vai a Portugal e eu pensei de aproveitar essa oportunidade, mas ele não é advogado! Será que poderia?

    Ele pode entregar, mas não tem vantagem nenhuma, além de economizar o dinheiro do envio. Só que você vai fazer o seu cunhado gastar algumas horas do passeio dele numa fila, só para entregar um papel. Como ele não é advogado, nem seu representante legal, não poderá nem receber o código de acompanhamento. Não faça isso com seu cunhado, deixe ele passear em Portugal que é melhor :-)


    Outra dúvida em relação ao pagamento da taxa: Terei que fazer o pagamento da taxa no site, com o cartão Visa , imprimir o comprovante e preencher o novo formulário que será disponibilizado no site, aí colocar o comprovante e o novo formulário dentro do envelope dos documentos? É isso, pessoal? Esse novo formulário precisa reconhecer firma por autenticidade também como o antigo?

    O formulário não é disponibilizado no site (pelo menos, até recentemente, não era), mas sim enviado a você por e-mail. Aí você preenche e envia, com uma cópia do comprovante do pagamento. Não sei o que você quer dizer com "novo" e "antigo" formulário. Você vai enviar apenas 1 formulário: o que você receber do IRN, que você vai preencher e assinar, reconhecendo firma por autenticidade.

    Lembrando que o reconhecimento por autenticidade é feito no cartório, você leva o formulário e assina na frente do funcionário do cartório.


    Boa sorte no seu processo!

  • Oi, Eduardo! Muito obrigada por sua atenção e informação. Realmente, pensando melhor não vale a pena dar esse trabalho ao meu cunhado...rsrs . Inclusive ele está indo bem rapidinho só para cumprir " vínculo" para a processo de cidadania dele... Vou despachar meus documentos pelos correios e pagar a taxa pelo site. Quando fiz os processos dos meus avós e da minha mãe paguei direto nos correios... Estava desatualizada. Um forte abraço!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.