Herança

Gostaria de obter algumas orientações . Meu avô paterno nasceu em Refontoura, Felgueiras , Porto , Portugal , ele sempre falou para mim avó que quando veio para o Brasil deixou terras em Portugal . Ele veio a falecer e minha avó falava para meu pai que teria que ver as terras em Portugal . Tenho como descobrir essas terras ? Pelo nome do meu avô e do bisavô ? Meu avô chamava-se Aurélio Pereira Guimarães, meu bisavô chamava-se Antônio da Fonseca Pereira Guimarães . Na certidão de nascimento do meu avô , consta que meus bisavós eram proprietários . Creio que essas terras sejam em Refontoura , Felgueiras .

Comentários

  • editado August 2023

    @celia_berbereia

    Seu avô deixou terras, ou seu bisavô deixou terras?

    Se foi o seu avô, e seu pai ainda é vivo, supostamente ele teria direito à partilha (Assumindo que seu avô é vivo.

    Você não deu muitas informações, então é muito na base de especulação... Vou assumir que o seu avô veio para o Brasil depois de adulto, quando já era proprietário ele mesmo.

    Mas vamos lá. Você pode tentar entrar em contato com a Conservatória de Refontoura, Felgueiras. Na verdade o ideal seria o seu pai fazer isso. Envie a cópia da certidão de nascimento do seu avô. Explique que quando ele veio para o Brasil, já era adulto, mas que havia deixado propriedades em Portugal. Se o seu pai estiver escrevendo, diga que gostaria de saber que terras são essas.

    De novo, sem muita informação, é apenas especulação. Seu avô morreu no Brasil? Não fez testamento? Ou quando morreu, o seu pai já não recebeu a herança?

    De qualquer modo, imagino que estamos falando de eventos de algumas décadas atrás. Portugal é um país pequeno, não acredito que deixem "terras" abandonadas por muito tempo. Possivelmente já foram ocupadas e tudo mais.

    Enfim, tente primeiro um contato com a Conservatória de Refontoura, Felgueiras. Se esse caminho não der certo mas você quiser insistir, pode tentar buscar um advogado em Portugal.

    Não acredito que exista nenhum site onde você possa digitar o nome do seu avô ou do seu bisavô e aparecer uma lista de terras de propriedade deles.



    -----


    Voltando para fazer uma correção. O que eu disse acima não é exato. Há muitos registros de propriedades, escrituras, partilhas, que já foram catalogados, e por isso pode até ser fácil encontrar. Digo isso porque depois que escrevi a mensagem acima, lembrei que eu mesmo já encontrei online uma escritura, em que a minha ta-ta-ta-ta-ravó transferia algumas propriedades para a minha ta-ta-ta-ravó. Isso no início do século XIX (1800s). Como estamos falando do seu bisavô ou do seu avô, imagino que estamos falando de fatos passados já no século XX (1900s). Ou seja, pode ser que se você indicar para a Conservatória o nome do seu Bisavô e do seu avô, eles consigam encontrar alguma coisa.

    Se quiser tentar por conta própria antes, você precisa entrar no site do Arquivo Distrital e fazer uma busca nos registros em arquivo. Outro caminho, o Registro Predial, que é gerenciado pelo IRN (leia-se Conservatórias).

    Sugestão: não diga que é por "herança", pois isso já vai deixar as pessoas incomodadas e preocupadas com possíveis impactos legais.

    Os dois links abaixo podem te dar mais algumas dicas:

    Como identificar propriedades registadas em nome de familiar falecido? | Fórum da Casa (forumdacasa.com)

    É descendente de portugueses? Pode ter direito a terras ou casas no país - 09/08/2019 - UOL Economia




    Boa sorte!

  • Boa tarde no Brasil.

    As terras eram do meu avô (falecido) e meu pai ( falecido), acredito com certeza que meu pai não recebeu nenhuma herança.

    Mas muito obrigado pelas dicas, vou seguir os caminhos que vc me sugeriu.

    Se conseguir alguma informação , lhe aviso .

    Obrigado

  • Olá,

    Fiquei com uma dúvida, em um registro antigo, quando diz o nome e apelido + proprietário quer dizer que a pessoa tinha bens??

    jurava que seria mais um apelido

    Nas buscas pela nacionalidade do meu pai vi inúmeros registros dessa forma

  • editado September 2023

    @Eduardo92

    Proprietário é o equivalente a fazendeiro. Isto posto, eu não criaria espectativas. Muita coisa aconteceu em Portugal desde que esses registos antigos.

  • @ecoutinho

    Obrigado por esclarecer, foi so uma dúvida mesmo.. até pq seria muitos herdeiros haha

  • Olá …tudo bem ? Pesquisando descobri que meu tataravô Joaquim da Fonseca Pereira, fez um testamento em 1868 ( Mç 3 doc 4) . Nesse testamento constam o nome do meu bisavô Antônio da Fonseca Pereira e seu irmão Francisco da Fonseca Pereira. Meu tataravô era de Pedreiras , Felgueiras . Meu tataravô foi casado com Anna Rita da Costa , já falecida quando ele fez o testamento . Vcs podem me ajudar onde posso ver esse testamento .

  • @celia_berbereia faça o pedido ao Arquivo Distrital correspondente através do CRAV https://crav.arquivos.pt/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.