cidadania de mais de uma pessoa.

Boa noite senhores, queria uma ajuda

Meu avô era português e foi casado com minha avó aqui no brasil. Ela era brasileira,

Já pedi a certidão do meu avô português e também a certidão de casamento dentro das formalidades, também já pedi a certidão de nascimento da minha avó bem como a certidão de óbito do meu avô.

A minha duvida e a seguinte: tanto o processo de transcrição do casamento dos meus avós como o processo de cidadania vai ter que ser enviado os documentos deles originais?

Eu poderia fazer o processo de cidadania dos meus irmão junto com o meu?

Como poderia fazer esse processo pra dar mais celeridade?

Comentários

  • @Mestre380 ,

    Seu avô portugues era pai de seu pai ou de sua mãe? Seus pais estão vivos? Porque se sim a melhor forma seria pedir a cidadania do filho/filha do português e depois pedir a sua e de seus irmãos.

    Se o filho/filha do português for falecido(a) então para o pedido de neto seu e de seus irmãos você pode pedir o que se chama apensação de processos. Você encaminha os processos cada um dentro de seu próprio envelope e coloca todos dentro de um envelope para o envio. Será preciso fazer um requerimento solicitando a apensação e mencionando os documentos em comum. No caso de netos seria o assento de nascimento do protuguês, a certidão de nascimento do filho(a) do português. Este requerimento deve ser assinado pelos irmãos em cartório com firma reconhecida por autenticidade.

    Se seu avô foi o declarante do nascimento do filho(a) na menoridade não é necessário fazer a transcrição de casamento. Tem apenas que tomar o cuidado de verificar se não há divergências de nomes, locais, datas as quais pudessem eventualmente ser sanadas com a transcrição do casamento. Os documentos tem que ser os originais, veja aqui a lista para netos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

    E leia aqui sobre apensação de processos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220/artigo-40a-do-decreto-lei-de-18-de-marco-apensacao-de-processos#latest

    Quanto a celeridade é bem difícil responder, o processo de apensação não trará rapidez significativa, vai ajudar no trabalho do conservador, mas quanto a prazos não deve diminuir muito. Também não temos relatos de apensações finalizadas, pois esta alternativa e relativamente recente.

    Atualmente com o pedido de cidadania online através de advogados tem se falado sobre a rapidez dos processos encaminhados desta forma, mas também não temos dados concretos sobre isso.

  • editado August 2023

    teria algum modelo pra preenchimento desse formulário de apensação ou pode ser um documento comum.?

  • @Mestre380


    Não há um formulário próprio para solicitar a apensação. Você deve escrever um requerimento, pedindo que os processos sejam apensados.

    Aqui no fórum você encontrará alguns modelos, basta procurar.

    Boa sorte no seu processo!



    Apenas um comentário em relação ao que a @texaslady disse: a realização da transcrição, por si, não tem o poder de sanar nenhuma divergência entre documentos. se um erro passar na transcrição mas for visto depois em um processo de nacionalidade, o conservador pode pedir a retificação. o bom de fazer a transcrição, no entanto, é que pelo menos você tem esse par de olhos extras que vai verificar os documentos. ou seja, diminui a chance de problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.