Averbamento de Casamento com sobrenome incorreto

Casei-me em 2012 no BR com um português (por aquisição). Suprimi um dos meus sobrenomes de solteira e acrescentei dois sobrenomes do meu marido. Ocorre que agora estou tendo acesso aos documentos e percebi que no averbamento feito no Consulado de SP foi feito incorretamente.

Para exemplificar (nome fictício):

Nome de Solteira: Maria Alves Araújo

Nome de Casada: Maria Alves Ribeiro Silva

Nome que averbaram: Maria Alves Araújo Silva (em vez de Araújo, era para constar Ribeiro)

Estou reunindo documentação da nossa filha para enviar ao ACP e posteriormente entrarei com o meu processo (atribuição por casamento), então, gostaria de saber se esse erro de sobrenome irá interferir em nossos processos.

Se for o caso de solicitar a correção do sobrenome, posso solicitar concomitante ou tem que ser antes?

Há algum link em que eu consiga orientação sobre como fazer esse procedimento de correção?

Desde já, agradeço imensamente a atenção e a ajuda do grupo.😉

Att.

Michelle

Comentários

  • @alvess_m


    Sim, vai interferir. Os órgão portugueses estão cada vez mais rígidos na análise dessas divergências.

    Maria Alves Ribeiro Silva e Maria Alves Araújo Silva não são a mesma pessoa.

    Recomendação: entre em contato com o consulado de São Paulo, onde foi feito o averbamento (eu imagino que você quis dizer transcrição), por email, enviando uma cópia da certidão de casamento brasileira (a que foi apresentada no consulado), com uma cópia da certidão portuguesa (a transcrição do casamento) e pergunte como corrigir.

  • @eduardo_augusto

    Muitíssimo obrigada! Farei isso!

  • Deixarei aqui a minha experiência para auxiliar a quem estiver com problema similar:

    Enviei e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt, expliquei o ocorrido, anexei a minha certidão de casamento em inteiro teor com o sobrenome correto e também o assento português onde estava o erro.

    Em menos de 30 dias responderam a minha mensagem dizendo que fizeram a correção. Solicitei um novo assento no civilonline e realmente já estava tudo correto!


    Obrigada a todos pela ajuda e atenção :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.