Divergências de nomes

Olá pessoal, primeiramente obrigado por fazer parte do fórum.

Vou resumir um pouco pra não alongar muito a duvida, com ajuda de outros grupos já enviei o processo 1-D o meu pai requerente.

Agora estou com dificuldades para fazer a transcrição de casamento, pois o estrangeiro foi o declarante, já enviei pela 2 vezes para o Consulado do RJ e estou aguardando.

Eles alegam divergências porem é justificável, segue a situação:


Registro de batismo em PT 1892:

Nome: Maria

Madrinha: Maria Julia (Ela adotou o nome Julia no casamento)

Pais: Alfredo Baba Telles e Lucrécia de Baba Telles

Registros no Brasil de casamento, filho e neto 1912:

Maria Julia de Souza Telles

Pais: Alfredo de Babo Telles e Lucrécia Augusta de Souza Telles

Outros registro anteriores a 1892 em PT:

Alfredo de Babo Telles e Lucrécia Augusta de Souza Telles


O fato é, o padre escreveu os apelidos errados.


Alguém tem uma sugestão?

Comentários

  • editado August 2023

    @Eduardo92


    Para afirmar que o padre escreveu os apelidos errados, você vai precisar evidenciar isso.

    Se um documento de 1892 diz uma coisa, e um documento de 1912 diz outra, parte-se do princípio que o documento mais antigo está correto.

    Você teria que encontrar documentos de antes de 1892 mostrando que os nomes das pessoas citadas deveriam ter sido escritos tal como aparecem no de 1912.

    Ou então, documentos mostrando como as pessoas citadas assinavam seus nomes.

    Alternativamente, você manda os documentos do jeito que estão, provavelmente cairá em exigência, e aí o Conservador indicará qual documento precisa ser retificado.


    Algumas coisas que pra mim ficaram confusas:

    No documento de batismo você coloca "Nome: Maria" e "Madrinha: "Maria Julia". Em seguida você fala do casamento de "Maria Julia de Souza Telles". Afinal quem estava se casando a "Maria" ou a "Maria Julia"?

    Nesses documentos que você tem, alguém mais tem o sobrenome "de Souza"? Ele poderia vir de algum parente mais distante, um avô, um tio, ou algo assim?

  • @eduardo_augusto

    Sim, já está evidenciado, o padre escreveu errado já achei registros anteriores a 1892 (mais antigos) onde comprova que os apelidos no Brasil estão corretos.


    Coloquei madrinha apenas para ilustrar, não foi ela quem casou.. Maria adotou o nome dela, virou Maria Julia só isso!

  • @Eduardo92


    Vejo que você também colocou essa dúvida no Facebook ;-)


    Acho que o pessoal já te deu o caminho das pedras para resolver a situação.

  • @eduardo_augusto

    Postei lá sim, sou muito impaciente/ansioso rsrs.. problema solucionado com a descoberta do passaporte, grato pela atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.