Avó não localizada

Saudações a todos!

Preciso de ajuda para localizar o nascimento e/ou casamento da minha avó brasileira, pernambucana.

O nome dela de casada era Ormezinda Maria Ramos, porém apesar de todo o empenho não consigo localizar o casamento dela com o português: João Augusto da Cruz Ramos em Recife. Já contatei cartórios, paguei por buscas, mas não avançamos.

Minha mãe nasceu em 1917, Iracema Maria Ramos.

Nome dos pais da minha avó que constam no documento da minha mãe:

Francisco Antônio Torres

Fortunata Maria Torres

A certidão do português foi possível localizar em Portugal.

Agradeço por pistas para chegar até ela.

Faleceu no Rio de Janeiro, mas todos desconhecem a data do falecimento, a idade e onde foi sepultada.

Fico muito agradecida!

Comentários

  • editado August 2023

    @Dantas_RR

    No registro tardio do Gonçalo, consta que os pais se casaram no Recife em 2 (ou 12) de março de 1911. Já buscou baseado nessa data?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C91R-5Q4M-N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGDT-6MZW&action=view

    Sabe se o Joao Augusto casou de novo? Pois tem esse casamento aqui, de um viúvo com o mesmo nome e filiação, mas as datas de nascimento e local dele não batem com as na árvore no FS (muitos anos de diferença). Mas, se for ele, saberá que Ormezinda teria falecido antes dessa data. A assinatura dele no casamento abaixo me parece ser a mesma que no registro do Gonçalo:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QL9-MBH?i=226&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-2NGD

    Talvez a Ormenzinda fosse viúva ao casar com o Joao Augusto. Eu achei esse registro em Recife de 1910 de um Marcos Apolonio de Castro, filho legítimo de Manoel Apolonio de Castro e Ormezin(d)a Maria Torres e neto materno de Francisco Antonio Torres e Fortunata Maria Bezerra:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62NQ-Q5L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VWG-DVCM&action=view

    O nascimento desse Marcos diz que os pais se casaram civilmente no mesmo distrito. Pode buscar esse possível primeiro casamento dela, a habilitação desse casamento e ver se isso te leva ao nascimento.

  • @CarlosASP

    Quero agradecer muito pelo seu tempo dedicado a minha solicitação.

    Todas as informações fizeram sentido e com certeza me auxiliarão muito a encontrá-la.

    Sabia de um tio que faleceu jovem, chamado Marcos, mas não imaginava que não era filho do João Augusto.

    Quanto ao fato de ter casado com Maria Cyrilo, é mesmo o meu avô. Se auto declarou brasileiro, diminuindo a idade e casou-se com ela, possivelmente após o falecimento da Ormezinda.

    Vou seguir todas as sugestões para tentar chegar até ela.

    Muitíssimo agradecida!

  • @CarlosASP

    Quero agradecer muito pelo seu tempo dedicado a minha solicitação.

    Todas as informações fizeram sentido e com certeza me auxiliarão muito a encontrá-la.

    Sabia de um tio que faleceu jovem, chamado Marcos, mas não imaginava que não era filho do João Augusto.

    Quanto ao fato de ter casado com Maria Cyrilo, é mesmo o meu avô. Se auto declarou brasileiro, diminuindo a idade e casou-se com ela, possivelmente após o falecimento da Ormezinda.

    Vou seguir, inicialmente, a pista apresentada na certidão do Gonçalo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.