Ajuda com a resposta de correio eletrónico

Caro

Estou a escrever (novamente) e vou dar-lhe algum contexto. Sou do Chile (peço desculpa pelo meu português). Escrevi no fórum, porque em janeiro de 2022 vou enviar os meus documentos para pedir a nacionalidade portuguesa (o meu avô nasceu em Portugal e o meu pai tornou-se cidadão português no Chile há muitos anos).

Em janeiro de 2022 enviei os documentos para a secção consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, mas há mais de um ano e meio que aguardo uma resposta. Recentemente, enviei um e-mail para a secção consular da CRCentrais. Recebi a seguinte resposta

Exmª senhora
Foi localizado o processo que deu entrada no sistema inserido pelo Consulado de Portugal em Santiago do Chile.
Verificou-se que o mesmo se encontra no estado de “ABERTO”, uma vez que o mesmo deu entrada recentemente no Consulado, e face á quantidade de processos entrados diariamente, o mesmo ainda não se encontra disponível para trabalho – necessita de ser confirmado pelo Consulado.
Uma vez que a confirmação dos processos está sujeita a uma ordem específica de entrada no Consulado, e, disso os utentes são devidamente alertados, quando dão entrada dos documentos, V.Exª vai ter que aguardar a disponibilidade do Consulado para o fazer.
Logo que efectuado este procedimento, o Consulado comunicará.
 
SC-Santiago do Chile
2023-03-21
O meu nome, o nome do meu pai, o nome da minha mãe
Processo de Nascimento
2XX/2023
Aberto
 
Com os melhores cumplimientos

Alguém me pode ajudar a saber se isto significa que o documento ainda se encontra no Chile ou se regressou ao Chile? O que é que quer dizer com "Confirmação do Consulado" e o que é que quer dizer com o processo estar "ABERTO"? 

Estou um pouco confuso porque enviei o documento há mais de um ano e meio, por isso não percebo porque é que tem a data de 2023, se o recibo que me deram na secção consular tem outra data.

Comentários

  • @minessouza ,

    Sim está um pouco confuso. Como você enviou o email para CRC em Portugal e recebeu esta resposta da sessão consular no Chile, me parece que o processo estava parado no consulado do Chile por alguma razão. Inclusive pela forma que eles responderam dizendo que "seu processo foi encontrado". A numeração que foi dada é de 2023 e eles mencionam no email que foi dado entrada recentemente no consulado do Chile. Realmente algo aconteceu com o seu processo. Mas de qualquer forma está registrado com o numero de processo 2xx/23.

    Infelizmente consulados não são a melhor opção para dar entrada em pedido de nacionalidade. O melhor é sempre enviar direto para Portugal por correio.

    O que eu faria seria procurar o consulado no Chile e pedir uma explicação, já que você tem o recibo de 2022. É difícil saber se seu processo será considerado como dado entrada em janeiro de 2022 ou em 2023.

    De qualquer forma, os processos de nacionalidade estão levando até 3 anos para finalizarem em alguns casos. Atualmente estão com um volume grande de processos e poucos conservadores. Tem que ter muita paciência.

  • Hola @minessouza, cómo estás? Mi caso es idéntico, ingresé los documentosde mis hijas en el consulado de Santiago en enero del 2022 y hoy me respondieron desde Portugal que está en estado abierto y que fue incluído por la embajada en abril de este año.


    Saludos.

  • send an email with your details to rcentrais.consulate@irn.mj.pt and check

  • editado October 2023

    @Robertofpontes Hola! Como estás?

    Si efectivamente, realicé algunas investigaciones y varias personas que enviaron sus documentos desde la sección consular en Santiago, tienen el mismo problema, ya que al parecer no enviaron los documentos a Portugal, y varios documentos del año 2021 y 2022 fueron "incluidos" recién en abril de este año en la embajada, lo que no se es si los documentos fueron enviados o aún no. Por lo que entendí luego de preguntar por aquí y por un grupo de nacionalidad portuguesa de argentinos (el cual te recomiendo ingresar), fueron recepcionados por Portugal en esa fecha (abril 2023).

    Luego de eso, no se cuanto tiempo se demoran en sacar la nacionalidad ya que difiere del momento y el trabajo que tenga el RCentrais Lisboa, al parecer es un año, desde la recepción de documentos.

    Lo único por hacer es seguir preguntando tanto en la embajada como enviar correos a CRC, y el resto de documentos se pueden enviar directamente a Lisboa, y no pasar por embajada.

    Cualquier cosa me comentas ojalá.

    Saludos,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.