Busca por certidão de casamento de antepassados

Olá, alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão/registro de casamento de PEDRO ANTONIO DIAS, filho de ANTONIO DIAS PINHO e THIRCIA DE JESUS, com JULIETA CAMPOS, filha de BERNARDINO AUGUSTO CAMPOS (ou BERNARDO DE ALMEIDA CAMPOS) e IGNEZ DEOLINDA CAMPOS?

Pelo que tudo indica, o casamento ocorreu na cidade do RIO DE JANEIRO, aproximadamente entre 1917-1918.

Agradeço, desde já.

Comentários

  • Olá,

    Caso não tenha visto esse registro, aqui o casamento de Pedro Antonio Dias com Mary Lage, em 1905.

    Sei que não é o que você está procurando, mas refere à nacionalidade portuguesa de Pedro.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8S7-87?i=66&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-16NJ

  • Opa, @cerqueirasa tudo certo? Esse registro do casamento dele com Mary Lage, eu já tive acesso.

    O que eu precisava mesmo era do casamento dele com a Julieta Campos, que não consigo encontrar de jeito nenhum. Porém tenho certeza que eram casados, pois na certidão de óbito dela consta que ela era viúva de Pedro, além disso, após o casamento, seu nome passou a ser Julieta Campos Dias.

    Acredito que o casamento tenha sido entre 1917-1918, pois segundo minhas pesquisas, a primeira esposa dele, Mary Lage faleceu em 1917, e sua primeira filha com Julieta Campos nasceu em 1918.

  • @yldp

    No nascimento da filha Olinda diz que Pedro é casado com Julieta "nesta pretoria em 1917":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63BS-Z1J?i=141&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79CB-883Z

    Se for na primeira página do livro, no termo de abertura, vai ver que esse livro é da "freguesia de Santana".

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63BS-HJK?cc=1582573

    Se olhar na tabela abaixo, vai ver que na época a freguesia de Santana era a terceira pretoria (segundo ofício); depois virou a 6a circunscrição (que é a classificação usada no FS) e hoje em dia é o 3 RCPN:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

    Provavelmente não conseguiu achar pela pesquisa no FS por algum erro na indexação dos nomes; acontece disso.

    Você tem 2 caminhos. Pedir uma busca no RCPN, indicando datas entre o falecimento de Mary e o final do ano. Também indique que era freguesia de Santana - terceira pretoria (segundo ofício). Isso porque, como pode ver pela tabela, o 3 RCPN hoje em dia reúne várias antigas pretorias - e cada uma tinha seu livro de casamentos separado.

    Ou pode buscar no braço no FS folheando os casamentos dessas datas. Tem que olhar sempre o início de cada livro para garantir que é da freguesia de Santana (terceira pretoria). Pois, por exemplo, tem esse livro de casamentos entre 1916 e 1919 que está errado no FS como da 6a circunscrição (é da primeira pretoria e não da terceira).

    Uma vez que ache um livro "certo", depois fica mais fácil de verificar o próximo, pois os números dos registros de casamento são sequenciais. Onde acabaa numeração em um livro depois tem que seguir a numeração no próximo.

    Por exemplo, esse livro é da terceira pretoria (Santana) e os casamentos acabam no número 386 com um casamento de abril de 1917:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QN4-P4?i=1&wc=9GYL-2NL%3A113334201%2C135195401%2C135619401&cc=1582573

  • Se ajuda, o registro das duas primeiras filhas do casal, encontra-se na 06ª Circunscrição do Rio de Janeiro.

  • @yldp

    Leia o comentário acima todo.

    6a circunscrição não existia nessa época. O que existiam eram as pretorias. E hoje em dia existem RCPNs.

    O que acontece é que o FS usa "circunscrição" (que existiram entre 1940 e 2012) para organizar os links.

    Tem que falar da "pretoria" certa - e qual RCPN atual corresponde a isso.

  • Opa @CarlosASP, agora que vi sua mensagem. Ajudou demais. Muito obrigado!

  • https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SZW-GTB?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYFB-TVZM&action=view

    @CarlosASP Conforme o documento à cima, consta que Maria (Mary) Lage faleceu no dia 26 de abril de 1917, sendo comunicado o falecimento em cartório pelo próprio Pedro, sendo assim, o casamento dele com Julieta Campos, ocorreu entre 27 de abril de 1917 à 31 de dezembro de 1917. O que vai facilitar mais ainda a busca pelo documento. Novamente, obrigado pela ajuda.

  • Olá, alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão de óbito de um antepassado português falecido no Brasil?

    Acredito que ele tenha falecido entre dezembro de 1939 a dezembro de 1940 na cidade do Rio de Janeiro, porém não faço ideia de onde começar a procurar.

    DADOS:

    NOME: PEDRO ANTONIO DIAS

    PAI: ANTONIO DIAS PINHO

    MÃE: THIRCIA DE JESUS

    CÔNJUGE: JULIETA CAMPOS DIAS

  • Acredito que ele vivia na região central, visto que, pois o mesmo tem filhos registrados tanto na 6ª circunscrição, quanto na 2ª circunscrição. Se isso ajuda.

  • Olá. Meu antepassado português nasceu em 1879, portanto em seu assento de batismo não possuí nome completo. Entretanto, no registro de nascimento de seu filho brasileiro, consta o nome dos pais do antepassado português. Sendo assim, minha dúvida é: PRECISAREI DA CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PORTUGUÊS COM A BRASILEIRA OU SUA CERTIDÃO DE ÓBITO?

    OBS: NÃO FAÇO IDEIA DE ONDE CONSEGUIR A CERTIDÃO DE ÓBITO.

    Além disso, tenho outra dúvida. No assento de batismo, o nome da mãe do português está com uma grafia "Tircia", entretanto, no registro do nascimento de seu filho brasileiro, foi grafado como "Tyrce", SERIA NECESSÁRIA A RETIFICAÇÃO? Se sim, como faço?

  • Sobre a certidão de óbito. Descobri que ele faleceu em Bonsucesso (bairro do Rio de Janeiro) e acredito que tenha sido por volta de 1939-40. Alguém pode me dar uma luz de onde eu posso começar a procurar?

  • @yldp vc já tentou ligar para o cartório dessa cidade de Bonsucesso? já passaram links dos cartórios por data de óbito... eu ligaria para o da cidade que ele morreu primeiro, se não for lá eles normalmente falam qual seria pela data

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

    EndereçoAv. Guilherme Maxwel, 539 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, 21042-111

    Telefone(21) 2564-7151

  • Obrigado pela ajuda @karina1990. Você saberia me responder se pra dar entrada no pedido de cidadania para neto desse português, seria necessário a certidão de óbito dele ou o assento de batismo (ele nasceu antes de 1911) e a certidão de casamento, bem como os documentos do filho (já falecido) e do neto dele seriam suficientes?

  • Olá, tentei contato por telefone com o 3 RCPN, mas não tive exito. Também tentei encontrar pelo family search, mas tenho dificuldade e entender as letras antigas em cartório.

    Mas tenho algumas informações valiosas que, pode ajudar a encontrar a certidão de casamento que são:

    • Pedro casou-se com Julieta em 1917 (Conforme a certidão da filha Olinda) - freguesia de Santana (terceira pretoria).
    • Falecimento da primeira esposa (Maria Lage): 26 de Abril de 1917.
    • Nascimento da primeira filha com Julieta (Olinda): 9 de Abril de 1918.
    • Presume-se que Julieta engravidou logo após o casamento.
    • 9 meses antes de abril de 1918 é julho de 1917.
    • Portanto, Julieta provavelmente engravidou em algum momento entre 27 de Abril de 1917 e julho de 1917.

    Com essas informações, alguém poderia me ajudar a encontrar? Ficarei demasiado grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.