Cidadania por neto

editado August 2023 em Outros assuntos

Bom dia, agradeço a todos q aqui ajudam de alguma forma. A minha questão: Sou neto de Português mas avo (Português) já falecido e meu pai filho de Português também já falecido. Consigo nessa situação ter cidadania Portuguesa? Já tenho quase todos os documentos, inclusive Certidão de Portugal mas ai deparei essa notícia, de que não pode pular uma geração, ex. de meu avô pra mim. Alguém me informe por favor .

obrigado.

Comentários

  • @OSMAIRFARIA


    Quem te deu essa notícia se enganou.


    Neto de Português, atendendo as condições, tem sim direito à cidadania portuguesa.


    Veja o link abaixo com todas as orientações. Se depois de ler tudo ainda tiver alguma dúvida, é só mandar mensagem aqui no fórum que alguém com certeza vai te ajudar.

    📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Eduardo_augusto

    obrigado pela informação, se mesmo meu Pai e meu Avô são falecido e mesmo assim consigo, vou juntar os documentos e dar entrada.

    Valeu

  • E por último, você por acaso sabe me dizer, ambos falecidos meu pai e meu avô, ambos eram casados. Vou precisar da certidão de nascimento com a fotocópia do livro de registro ou a certidão de casamento de ambos ou os três documentos.

    obrigado.

  • editado August 2023

    @OSMAIRFARIA


    Perg: obrigado pela informação, se mesmo meu Pai e meu Avô são falecido e mesmo assim consigo, vou juntar os documentos e dar entrada.

    Sim, consegue. Para o seu processo de neto não faz diferença se o português (seu avô) e o filho do português (seu pai) são falecidos. Você pode fazer sem problemas.

    Perg: E por último, você por acaso sabe me dizer, ambos falecidos meu pai e meu avô, ambos eram casados. Vou precisar da certidão de nascimento com a fotocópia do livro de registro ou a certidão de casamento de ambos ou os três documentos.

    Veja a lista que o eduardo_augusto te passou, lá tem o guia completo. O que adianto: os documentos base, por onde tudo começa são o assento de nascimento ou batismo do português (dependendo se nasceu antes ou depois de 1911), a certidão de nascimento reprográfica do filho do português e a certidão de nascimento reprográfica do requerente (neto do português). Antes de sair emitindo documentos, verifique nas certidões de nascimento antigas que eventualmente vc e sua família tenham em casa para verificar quem consta como declarante do seu nascimento e do seu pai e que idade os filhos tinham quando foram registrados.

    O ideal (mais simples) é se seu avô português tiver sido o declarante do nascimento de seu pai antes de ele completar 1 ano de vida e se seu pai tiver feito o mesmo com seu nascimento.

    Boa sorte

  • Olá surgiu uma nova dúvida, após conseguir a certidão de nascimento de meu pai (filho de Português) feita em 1943, contatei q o nome de minha avó (Brasileira) está como Marietta Restinge e nos restantes dos documentos inclusive em minha certidão de de nascimento consta avó paterna Somente Maria Restinge . Será que isso trará algum problema ? Constatei q mas duas certidões de nascimento tanto minha como a de meu pai, está como declarante o Pai (fato bom). Mas aí surgiu essa dúvida sobre o nome de minha avó.

    Alguém pode ajudar o q devo fazer.

    Obrigado.

  • @OSMAIRFARIA


    ninguem vai te dizer que não vai dar problema.

    maria e Marietta sao nomes diferentes.

    voce vai precisar da certidao de nascimento da sua avo para verificar Qual é o correto e depois fazer as retificacoes.

    dito isso, é direito seu mandar os documentos e torcer pra nao cair em exigencia.


    boa Sorte no seu processo!

  • Boa noite, vou eu com outra questão, a todos muito obrigado. 1 ) Consegui a certidão de nascimento de meu avô (Português) nesta certidão consta um casamento só q pelo q vi ele casou em 1925 e em 1927 foi p o Brasil, no Brasil juntou ( não foram casados no papel) com minha avó e neste relacionamento teve três filhos um desses filhos é meu pai e viveu com ela e lá veio a falecer décadas depois. 2 ) A outra questão é sobre o nome de minha avó que apenas na certidão de nascimento de meu pai e um tio consta como Marieta mas nos demais documentos como Maria. Esse fato já respondido. 3 ) Vejo nos links de documentos que necessito apenas das certidões de nascimento dos envolvidos, meu avô, meu pai e a minha, não precisarei de certidões de casamento, transcrever casamento. obrigado

  • editado August 2023

    @OSMAIRFARIA

    Não entendi qual a pergunta, os três pontos que você coloca me parecem afirmativas, então não está claro para mim o que você precisa saber. Poderia refrasear para ficar mais claro?

  • @OSMAIRFARIA

    Como o @ecoutinho falou, você precisa olhar a certidão de nascimento de seu pai. Para ver quem foi o declarante do nascimento dele. Às vezes esse dado só aparece na certidão de inteiro teor.

    Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança. Pode aparecer como " no dia X, Fulano de Tal compareceu no cartório", ou pode aparecer mais explíçito como "declarante: o pai/mãe/terceiro". Importante ver também QUANDO isso foi feito.

    Essa informação é fundamental. Se, como dito, o português tiver declarado o filho no primeiro ano de vida, ótimo. O fato de ele possivelmente ainda ser casado em PT nesse momento não vai afetar o seu processo de nacionalidade.

    Se for algo diferente disso, coloque quem declarou, quando foi isso (e quando seu pai nasceu) e aí o pessoal analisa o que dá para fazer.

  • O declarante do nascimento de meu pai foi o meu avô e o declarante na minha certidão foi o meu pai. (Fato bom)

    A questão q me refiro é a de ele ter casado em Portugal e após 2 anos ir embora o o Brasil e lá se juntar com minha avó (não são casado no papel) mas viveram juntos por muitos anos, desse relacionamento que nasceu meu pai. Esse fato de ter casado em Portugal e juntado com outra no Brasil, será q vai ocasionar algum problema ?

    e a questão de documentos, somente certidões de nascimento dos envolvidos ? Ou precisarei da alguma certidão de casamento dos envolvidos ?

    Em que situação que é solicitada a Certidão de casamento ?

    obrigado.

  • @OSMAIRFARIA

    Com que idade seu pai foi registrado pelo português? Isso também é importante.

    Como dito, se o PT declarou seu pai, hoje em dia é irrelevante se o PT era casado (com quem quer que fosse), solteiro, viúvo, divorciado. O que interessa para PT é que um cidadão PT declarou o nascimento do filho na menoridade - preferencialmente antes de um ano de idade.

    Imagino que na certidão inteiro teor reprográfica de seu pai conste algo como "filho natural" ou filho "ilegítimo" do PT. Isso explicita que o PT não era casado com sua avó. Confirma? Hoje em dia é proibido emitir certidões digitadas com esses termos (filho é filho; seja legítimo, natural, ilegítimo), mas na reprográfica (que é uma foto do livro de registro original como lavrado na época) isso aparece no texto do nascimento, pois na época se fazia assim. Como a reprográfica é a exigida para nacionalidade, eles verão isso.

    A lista básica de documentos é a do link abaixo. A depender do caso individual, pode ser necessário algo mais:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • CarlosASP

    Bom dia

    Sabe tudo heinn, parabéns….tenho aqui uma cópia do livro e realmente lá está filho ILEGÍTIMO, e também consta como declarante do nascimento de meu Pai, o avô PT com menos de 10 dias após o nascimento e na minha certidão o declarante o meu Pai com menos de 2 dias, após o nascimento. Resumindo não está difícil então…. O fato de ele ter sido casado em PT não irá influenciar em nada ? Dessa forma vou precisar dessa cópia do livro , que terá que ser apostilada ? Vou precisar também da certidão de nascimento de meu Pai em inteiro teor, reconhecida firma e apostilado ?

    obrigado. Valeu

  • editado August 2023

    @OSMAIRFARIA

    Boa notícia. Com isso a perfilhação do seu pai e a sua estão estabelecidas. Esqueça o casamento do seu avô em Portugal. Ter sido casado em Portugal e seu pai ser um filho fora desse casamento é irrelevante para o processo de nacionalidade. O importante é que se foi declarado pelo pai português com menos de 1 ano a perfilhação está caracterizada.

    Use a lista que consta no link que o CarlosASP já forneceu acima, lá tem as instruções.

    Boa sorte.

  • ecoutinho

    Obrigado pelas informações

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.