Certidão na civilonline

Realizei o pagamento na quinta feira e sexta recebi o e-mail informando o status do pagamento para pago. Porém até hoje (segunda feira) não recebi a chave de acesso para a certidão, devo me preocupar ?

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado August 2023

    Acho que está muito cedo ainda para se preocupar, um pouquinho de atraso é normal.

  • @LeoSantos entendi, obrigado. Vou ficar no aguardo da chave nessa terça-feira então, se não chegar tento fazer o estorno.

  • editado August 2023

    @Filipe___

    Não seja apressado. Fazer esse estorno já só vai enrolar tudo. Espere pelo menos umas 2 semanas. Caso não tenha recebido nada depois desse tempo, mande email para o civilonline pergunte sobre o status do pedido.

    Às vezes o civilonline está esperando a conservatória informatizar um assento que não havia sido informatizado ainda. Isso pode levar uns dias - depende da velocidade da conservatória. Agosto é mês de ferias de verão em PT e tudo anda mais devagar.

    De que ano é o assento?

  • @CarlosASP É que eu vi outros relatos do pessoal aqui e falavam que demora no máximo dois dias, aí me preocupei… porém realmente faz sentido oque vc disse, Carlos. O assento é de 2016 e é do meu pai que adquiriu do avô dele, estou querendo a certidão do meu pai para poder dar entrada na minha documentação 1C. O meu pai tem duas certidões de nascimento dele que vieram de Portugal, elas serviriam igual o civilonline ? Ou precisaria ir ao cartório aqui no Brasil ?

  • @Filipe___

    Se seu pai já é cidadão PT, com um assento de nascimento informatizado parecido com o do link abaixo, para o seu processo como filho 1C pode mandar uma cópia simples do que tem.

    https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg

    Na verdade, nem precisaria da cópia (mas não custa mandar para facilitar), pois você poderia por apenas o número do assento no Quadro 2 do formulário 1C. O que interessa é o numero do assento e a conservatória que emitiu (constam no alto do assento) - eles vão usar esses dados para entrar no sistema e verificar os dados de qualquer maneira.

    Nas instruções falam desses casos:

    que pode ser dispensada se o registo estiver numa conservatória nacional e for identificada essa conservatória, o ano e o número do registo

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

  • @Filipe___


    Apenas complementando o que o colega @CarlosASP já falou aqui, não peça o estorno. O pessoal das conservatórias realmente não gostam de fazer estornos não sei se é porque dá muito trabalho, ou porque impacta negativamente as estatísticas deles.


    Como dito, Agosto é mês de férias por lá, tudo está andando lentamente.


    Se tiver algum problema com o seu pedido, alguém da conservatória vai entrar em contato com você (via email provavelmente) para tentar resolver o problema. Ao pedir o estorno, você perde essa chance de resolver qualquer problema que exista.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.