Alteração de sobrenome

Pessoal, boa tarde. Estou com uma dúvida e gostaria de saber se poderiam me ajudar. Realizei alteração no meu sobrenome depois de ter dado entrada no meu processo de cidadania portuguesa. E não foi por motivo de casamento, apenas adicionei um sobrenome materno que não tinha anteriormente. Gostaria de saber se necessito, obrigatoriamente, alterar o sobrenome nos documentos portugueses. E, se sim, qual seria o procedimento e valores, caso saibam.

Comentários

  • @IsabelGuimarães


    1) quando voce diz que aficionado um sobrenome, quer dizer que voce foi no cartorio, aqui no Brasil, e Alterou seu registro civil, para que passe a constar esse sobrenome adicional?


    2) nao tem impacto nenhum agora. Quando seu processo finalizar, voce vai „nascer „ para Portugal, com o nome que estava na certidao de nascimento que voce enviou com seu processo;


    3) só depois, voce fará um processo no IRN para alterar seu registro civil em Portugal

  • @eduardo_augusto

    Obrigada pela resposta.

    1) Isso, exatamente. Realizei alteração do meu registro em cartório aqui no Brasil, adicionando mais um sobrenome.

    3) Essa alteração pelo IRN seria obrigatória? Questiono sobre isso, pois sei que no preenchimento da ficha 1C há a opção de colocar nome diferente do que está no registro civil.

  • @IsabelGuimarães


    3) Não sei te dizer se é obrigatório ou não. Mas é certamente interessante que todos os documentos estejam alinhados. Daqui a 50, 80 anos pode ter um neto seu querendo a nacionalidade portuguesa e vindo aqui no fórum perguntar se precisa retificar a divergência :-) :-)



    (nesse caso, seria apenas uma divergência, não um erro, por isso não seria propriamente uma retificação a se fazer)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.