Processo de Conversão / Convolação de cidadania por casamento

Olá,

Recebi minha cidadania através de aquisição de nacionalidade pelo casamento (Modelo 3), mas meu pai recentemente recebeu a cidadania por atribuição de netos. Vocês sabem se posso fazer a conversão / convolação da minha atual cidadania de aquisição para atribuição? Seria realmente através do Formulário 1C ou teria alguma outra forma mais simplificada? Se realmente for através do Formulário 1C, devo mandar a cópia do meu assento e a cópia do assento do meu pai, ou devo enviar uma nova certidão de inteiro teor apostilada como se estivesse fazendo o processo pela primeira vez?

Grato,

William

Comentários

  • @wsouza00 ,

    Eu faria uma consulta por email diretamente ao ACP (arquivocentral.porto@irn.mj.pt). A convolação para netos só pode ser feita em Lisboa e a documentação apresentada é bem menor do que para pedido de nacionalidade pelo artigo 1D, bem como o tempo de processamento. Mas pelo que sei convolação é apenas para netos de artigo 1D para 1D, não encontrei nada referente a outros tipos de converção de nacionalidade.

    Pelo que entendo converter de naturalização para atribuíção seria um novo pedido de nacionalidade pelo 1C, completo com toda documentação exigida pelo 1C.

    Se você fizer a consulta, por favor poste a resposta aqui.

  • Olá @texaslady,

    Obrigado pelo retorno e pela dica. Vou enviar email para eles e posto aqui o retorno.

  • Olá,

    Apenas para registrar o retorno que tive da ACP caso alguém também tenha interesse. Em resumo, tenho que entrar com o processo de filho de português (pelo 1o.C) e fazer um requerimento à parte indicando que já sou português.

    Veja email abaixo:

    "Exmo. Sr.:

    Para adquririr pelo 1º. C) terá que enviar novos documentos. Os documentos que adquiriu pelo casamento não servem.

    Tem que enviar:

    Sua certidão de nascimento cópia reprográfica do livro com apostilla, a que tem no Processo de casamento não serve é só de inteiro teor;

    Documento de identificação com filiação;

    Cópia da certidão de nascimento do seu pai ou indicação no formulário 1º. C) o numero do assento, ano e Conservatória;

    1 cópia do seu assento de nascimento português.

    Fazer um Requerimento à parte, indicando que já é português pelo casamento, indicando o seu assento de nascimento português, numero ano e Conservatória.

    Preencher o Formulário do artigo 1º. c)

    Efetuar o pagamento de 175, 00€ por vale postal ou na plataforma por visa e enviar comprovativo.

    Com os n/ cpts.,"

  • @wsouza00 ,

    obrigada por postar a resposta e esclarecer para os demais interessados. Assim que tiver um tempinho vou preparar um roteiro conforme as instruções da CRC e colocar no guia de informações úteis.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.