Civil Online sem concelho/freguesia. É possíve ir adiante?

Boa tarte a todo mundo.

Procurei no fórum mas não obtive retorno de postagens semelhantes, então decidi abrir uma nova discussão.

O sistema do site Civil Online não me deixa prosseguir com a solicitação de certidão de nascimento sem os dados referentes ao concelho/freguesia. No caso, a sogra falecida de uma amiga nasceu e foi registrada em Bragança em 1940. Ela dispõe apenas da certidão de casamento dela no Brasil, na qual consta apenas a sua filiação e local e data de nascimento, mas sem referências ao concelho e freguesia, apenas cita o distrito de Bragança.

Há alguma forma de conseguir ir adiante no Civil Online sem estes dados ou é possível inserir algum concelho/freguesia "coringa" e descrever no campo abaixo da página o que se passa, apenas para completar a solicitação?

Desde já, agradeço a quem souber informar.

Comentários

  • @rodgama2000br

    Pelo menos o Concelho precisa.

    Qual o nome e filiação da "sogra falecida de uma amiga"?

  • Boa tarde, @Kleber Silva Aguiar .

    Ela se chama Maria Olema Lavadouro, filha de Constantino dos Santos Lavadouro e Lucília da Conceição Garcia, nascida em 20/07/1940 em Bragança. A senhora conta com 83 anos de idade e não se recorda onde foi registrado o seu nascimento em Bragança (concelho e freguesia).

    Pesquisei no familysearch.org mas não obtive nenhum retorno com a pesquisa.

    Ela tem como documento de identidade o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) expedido pela PF. Será que na PF é possível termos acesso a documentação que instruiu o RNE? Possivelmente deve haver uma cópia da certidão de nascimento dela antiga, não?

    Desde já, agradeço a ajuda.

  • @rodgama2000br


    Primeiro tente por aqui:

    Arquivo Nacional - Sistema de Atendimento ao Usuário (an.gov.br)


    Se o registro foi emitido mais recentemente, pode ser que não tenha sido transferido ainda para o Arquivo Nacional e esteja com a Polícia Federal.

    Mas quando você fizer o pedido, a equipe do Arquivo Nacional saberá te orientar.

    Boa sorte!

  • @rodgama2000br

    Com as informações deste cartão, Bragança deve ser o concelho:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5YK-6BT?i=101&cc=1932363

    Vi um comentário seu em 2021 e entendi que você está morando em Portugal. Por que não vai em qq Conservatória?

  • rodgama2000brrodgama2000br Member
    editado August 2023

    @eduardo_augusto dps que fiz a postagem minha amiga disse que a família já procurou os documentos na PF, mas disseram que não tinham os mesmos escaneados ou digitalizados. E, sinceramente, acho que até podem ter a informação de concelho/freguesia lá, mas na época a família não atentou para isso. Vou tentar esgotar os outros meios, senão, o jeito é voltar na PF.

    E muito obrigado por ter pesquisado no familysearch.org. Eu havia pesquisado em catálogo e imagens e não tinha achado. Vi que vc pesquisou por registros e encontrou. Obrigado pelo seu tempo.

    @Guilherme Moreira estou morando em PT sim. A última coisa que eu quero é me enfiar numa conservatória. Além do tempo gasto, as informações são sempre muito díspares conforme quem te atende. Já tive algumas experiências neste sentido. Portanto, qdo for numa conservatória, espero que seja para dar entrada logo no pedido de nacionalidade do marido dessa amiga. Mas se não houver outro jeito, terei de ir sim. Na pior das hipóteses, terei que ir em Bragança mesmo, mas antes quero esgotar os meios à disposição, pois é uma viagem de e 2h 1/2 até lá.

    Obrigado pela atenção de vocês.

  • @rodgama2000br


    Se a PF diz que não tem, você pode tentar direto no Arquivo Nacional (use o link que indiquei acima), ou volte na Policia Federal e pergunte o que fizeram com os documentos. Simplesmente dizerem "não estão aqui" não é suficiente nem aceitável. (obviamente não entre em discussão com um policial federal!)

  • @rodgama2000br

    Tente por e-mail na CRC de Bragança - civil.braganca@irn.mj.pt

    Arriscaria concelho de Bragança freguesia de Nogueira, mas diga que não tem certeza da freguesia

  • rodgama2000brrodgama2000br Member
    editado August 2023

    Novamente, muito obrigado @Kleber Silva Aguiar, @Guilherme Moreira e @eduardo_augusto.

    Comecei a mexer no familysearch.org e resolvi montar a árvore genealógica da família com dados de um outro site de Cabo Verde. Impressiona ver como teve tanta gente antes de chegar em nós.

    Vou seguir as recomendaçoes que me fizeram e assim que tiver alguma resposta complemento aqui.

    De novo, muito obrigado pelo vosso tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.