Neto de Portugues

Sou neto de português, porém, meu pai (brasileiro) e sua mãe (portuguesa), já são falecidos. Eu tenho todos os documentos digitalizados de meu pai e sua mãe ( a portuguesa ) eu tenho já pagos no civil online. Minha dúvida é, consigo tirar minha cidadania mesmo com os 2 mortos?

Minhas outras duvidas:

  • Também tenho outra dúvida, não tenho passaporte, consigo tirar a cidadania mesmo não possuindo passaporte?
  • Na certidão de antecedentes criminais, eu nasci no Tatuapé, capital São Paulo, na nacionalidade eu coloco Tatuapé ou somente São Paulo?

Também possuo outras dúvidas, mas creio que isso inicialmente são as principais, as outras irão surgir na hora de preencher o 1D

Comentários

  • @lucasantonio


    1- sim, desde que a documentacao comprove a filiacao. Na certidao de nascimento do seu pai, quem declarou o nascimento dele? Na sua certidao de nascimento, quem declarou o seu nascimento?

    2- sim

    3- sua nacionalidade é Brasileira. Sua naturalidade é paulistano (nascido na cidade de sao paulo)

  • @eduardo_augusto Na certidão de meu Pai está declarado o nome de minha Avó que é portuguesa e na certidão reforça que ela veio de Portugal, na minha está declarado a de meu pai, isso esta tudo certo.

    Obrigado por me informar que a naturalidade é paulistano, isso realmente confundiu minha cabeça. Vou começar a montar os documentos, eu apostilar tudo, certidões, RG, antecedentes é correto ?

  • @lucasantonio


    Por favor informe-se sobre os documentos necessários e o processo, aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa


    Quanto à declaração, na verdade o que eu perguntei foi: quem declarou o nascimento do seu pai e o seu? Para responder essa pergunta, você deve ler a certidão de nascimento onde estará escrito algo do tipo, "compareceu hoje XXXXX, estado civil tal, idade tal, de nacionalidade tal, residente no endereço tal, e informou que sua mulher deu à luz a uma criança, que se chamará YYYY". Ou algo parecido com isso.

    Essa informação consta nas certidões de nascimento de inteiro teor, que são obrigatórias para o processo de nacionalidade. E com base nessas informações poderemos te ajudar mais nos detalhes do seu pedido de cidadania.

  • Meu irmão recentemente conseguiu a cidadania portuguesa pois somos netos de portugueses. Acontece que quando ele enviou a documentação para a Conservatória de Lisboa o processo parou por falta da certidão de casamento dos nossos avos, a qual não conseguimos encontrar. Na época eu decidi por não enviar a documentação por achar que também ficaria travada. No entanto, o processo andou e eis que finalmente saiu a cidadania do meu irmão que ele nem esperava. Agora quero conseguir a minha cidadania e sei que são processos independentes. O fato do meu irmão ter conseguido e por sermos filhos dos mesmos pais e avós, não poderia agilizar o meu processo? Qual o caminho mais rápido? Pensei em encaminhar também para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa. Grata. Tania

  • @tania monteiro


    Por favor explique melhor o caso do seu irmao.

    ====

    Primeiro você diz "Acontece que quando ele enviou a documentação para a Conservatória de Lisboa o processo parou por falta da certidão de casamento dos nossos avos."

    PERGUNTA: seu irmão recebeu uma *carta de exigência* cobrando a certidão de casamento dos avós? Poderia por favor postar uma cópia dessa carta? Ou voces estão supondo que o processo ficou parado?

    =====

    Em seguida você diz, "no  entanto, o processo andou e eis que finalmente saiu a cidadania do meu irmão que ele nem esperava"

    PERGUNTA: como assim "o processo andou"? Voces receberam a exigencia de uma certidao de casamento, nao enviaram, nao fizeram nada e um belo dia descobriram que o processo foi finalizado assim mesmo?

    =====

    Poderia por favor:

    Informar as datas chave do processo: quando foi enviado para portugal, quando voces foram notificados da exigencia da certidao de nascimento, quando o processo foi concluido...

    Outra pergunta: voces fizeram o processo por conta propria ou via advogado?

    ====

    E para responder objetivamente a sua pergunta: processos de netos devem ser enviados para a CRC em Lisboa. Se foi enviado para qualquer outro lugar, será redirecionado para a CRC (sabe-se lá quanto tempo isso pode demorar).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.