Passagem de ida e volta para ascendentes de Português

Olá , boa tarde !

Tenho nacionalidade portuguesa , atribuída por naturalização ( tempo de residência em portugal) e estou com dúvida se os meus pais necessitam de passagem de volta pra o Brasil, uma vez que disponho de identidade portuguesa.

Conto com a ajuda de todos ! 😁

Comentários

  • Não consigo marcar o seu nome por algum motivo...


    Considerando que seus pais também são maiores de idade, a princípio eles entram em Portugal como simples turistas. E por esse motivo, a polícia de fronteira poderá sim exigir que apresentem passagem de retorno.

    Mesmo que eles estejam indo visitar o filho, não podem ficar em Portugal indefinidamente.

    Se a passagem será ou não cobrada pela polícia, é outra questão.

  • A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores.

    Os pais tem somente o passaporte brasileiro ou algum outro? Eles vão entrar com algum tipo de visto? Qual? Pretendem fazer o reagrupamento familiar? Caso positivo, vão pedir aqui no Brasil ou lá em Portugal? Vão passar ou fazer escala em algum outro país antes de Portugal?

    Caso a intenção seja entrar em Portugal com o passaporte brasileiro utilizando os 90 dias permitidos no espaço Schengen, recomendo apresentar passagem de retorno. Não é obrigatório, porém o oficial pode entender que estão pretendendo ficar ilegalmente na Europa e negar a entrada.

  • Os meus pais dispõem de passaporte brasileiro , apenas . Eles estão vindo me visitar , então seria utilizando o visto de turista . A voo não tem escala , vem diretamente pra portugal .

  • @Simon


    Meu entendimento é simples, repito: são dois cidadãos brasileiros, indo fazer turismo em Portugal. O fato de terem um filho maior de idade morando no país é irrelevante. Devem levar passagem de ida e volta, seguro médico, comprovante de onde ficarão em Portugal (reserva de hotel, ou uma carta/email seu, indicando seu endereço e dados de contato), e comprovante de recursos financeiros para a viagem (por exemplo, cópia de um extrato bancário recente e apresentação de um cartão de crédito).


    Esses documentos, incluindo a passagem, são apresentados apenas se o oficial de imigração solicitar. Seus pais não precisam chegar no balcão da imigração no aeroporto e jogar todos os papeis para o oficial avaliar. O oficial pergunta, seu pai/mãe responde. Se o oficial pedir evidência, apresenta-se a evidência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.