SOS ao Fórum!

Olá!

Estou com muita dificuldade em obter e/ou acessar o Registo de Batismo de meu bisavô que, provavelmente, nasceu entre 1800 e 1820. 

Já pesquisei via Tomo.PT, no arquivo distrital de sua freguesia de nascimento, sem sucesso. Reconheço que os dados que possuo de meu bisavô são muito vagos, mas é o que obtive.

 Nome: BENTO JOSÉ MARTINS SILVARES, teria nascido em São Martinho de Silvares, Fafe, Bispado de Braga-PT, filho de José Bento Martins e Joaquina Encarnação.

Em 1841, BENTO,  teria se estabelecido em Rio Bonito-RJ/Brasil, município do Estado do Rio de Janeiro, quando teria casado com minha bisavó, Rosa Maria da Conceição, em1850.

Infelizmente não possuo mais nenhum outros dados de qualificação de Bento(bisavô).

Já tentei, também, obter mais dados de qualificação de meu bisavô nos arquivos brasileiros, também sem sucesso.

Se alguém puder me ajudar ficarei extremamente agradecido. Luiz 

Comentários

  • Essas datas estão certas? 1800 a 1820 está muito longe, me parece difícil que uma pessoa nascido nessa época seja seu bisavô.

  • São datas aproximadas, visto que não tenho a data de nascimento do bisavô.

    Meu pai, ainda vivo, é de 1929,

    Meu avô (falecido) é de 1897

    Meu bisavô, teria casado aqui no Brasil em 1850. Fiz uma contagem regressiva e calculei que a sua data de nascimento deve estar entre 1800 e 1820.

    Pela sua atenção, muito obrigado.

  • @Luiz4352


    Essa conta está meio estranha. Vamos dizer que seu bisavô tenha se casado exatamente ao completar 18 anos.

    1850 - 18 = 1832.

    O seu avô nasceu em 1897. Ou seja, seu avô nasceu quando seu bisavô já tinha no mínimo 64 anos. Não é impossível, mas é raro.

    Como você diz que segundo os seus cálculos o seu bisavô teria nascido entre 1800 e 1820, ele seria ainda mais velho. Se ele nasceu em 1820, teria 77 anos quando seu avô nasceu. De novo, não é impossível, mas é raro.

    De onde você obteve as informações do ano do nascimento do seu avô e do casamento do seu bisavô?

  • Se a bisavó casou em 1850 com 18 anos, ela viria a dar a luz em 1897 com aproximadamente 65 anos muito fora da idade fértil de uma mulher.


    Como o @eduardo_augusto disse não é impossível, mas bem improvável...

  • São datas aproximadas, visto que não tenho a data de nascimento do bisavô.

    Meu pai, ainda vivo, é de 1929,

    Meu avô (falecido) é de 1897

    Meu bisavô, teria casado aqui no Brasil em 1850. Fiz uma contagem regressiva e calculei que a sua data de nascimento deve estar entre 1800 e 1820.

    Pela sua atenção, muito obrigado.

  • @Luiz4352 @eduardo_augusto @LeoSantos

    Talvez o que esteja causando confusão seja isso: um homônimo em 2 gerações. O Bento que casou com Rosa no BR em 1850 teve um filho também chamado Bento em 1859, batizado em Boa Esperança, um distrito de Rio Bonito:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-DWNT-M?i=181

    Você tem a certidão de nascimento de seu avô de 1897? Quais os nomes dos pais e avós que constam nessa certidão?

    Então o Bento PT seria provavelmente pai do seu bisavô.

    Sobre o Bento PT que casou em 1850: segundo o casamento é filho de José Bento Martins e Joaquina de Queiros:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-866D-F?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-BWZZ&action=view&groupId=M9SH-6J7

    Nota: o link acima é de um traslado feito em 1852, mas o casamento em si é de 1850; no link abaixo (mas que tem menos detalhes) está o registro de 1850:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-D4KL?i=2&cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-5VBN

    Em Silvares São Martinho tem o batismo de Bento em 1824, filho de José Bento Martins Pereira e Joaquina de Queiros (a avó paterna é Custodia Pereira). É o último da página e continua na seguinte:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1011730&FileID=207350

    Acho muito provável ser o mesmo Bento que casou no BR em 1850. Tem um irmão dele, Antonio, que ficou em PT e teve filhos por lá. No batismos destes filhos de Antonio, o avô paterno aparece também apenas como José Bento Martins, sem o Pereira (e a mesma avô Joaquina de Queiros). Era muito comum essa variação nos sobrenomes em diferentes registros.

  • @Luiz4352 @LeoSantos


    @CarlosASP ,


    Boa descoberta. Se você estiver correto, significa que o avô do @Luiz4352 seria filho de um Brasileiro (o Bento nascido em 1859). Nesse caso infelizmente o pai do @Luiz4352 não teria direito à nacionalidade portuguesa, por ser neto de um Brasileiro.


    @Luiz4352 , não desista! Continue a sua investigação...


    Boa sorte!

  • Acredito que o @CarlosASP matou a charada, acontecia (e ainda acontece) muito isso dos pais batizarem os filhos com o nome dos pais ou avós.

  • Vcs têm toda razão. Vou checar essas datas e, principalmente, as fontes dessas informações. Retornarei em breve. Agrade

  • Prezados, obtive a certidão de óbito de meu avô e identifiquei sua filiação. O meu bisavô é um brasileiro nascido em 1857 e o trisavô, este sim é o português Abento Jozé Martins Silvares, provavelmente da freguesia de Santo Martinho de Silvares/Fafe.

    Bem, tudo esclarecido, quanto a origem dessa descendência.

    Grato pelo apoio e colaboração de todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.