Docs. de Entrada em Portugal - neta

Olá, pessoal! Boa noite!!


Estou com viagem marcada para Portugal com a minha mãe. Ela é a neta de português e estamos reunindo toda a documentação para aproveitar e já realizar a entrega dos docs no balcão (sei que vai pro mesmo bolo e etc.).


Poderiam me ajudar, por favor?


Temos:


  • Certidão de batismo do avô português;
  • Certidão de casamento do avô português com a avó brasileira;
  • Certidão de casamento dos pais;
  • Declaração de atribuição para netos;
  • Certidão de antecedentes criminais (faremos mais próximo);
  • RG da neta;
  • Certidão de viúva da minha mãe.


Nós tentamos encontrar a certidão de nascimento da requerente, mas segundo o cartório onde se casou "queimam os processos com mais de 10 anos". Estivemos no cartório onde foi registrado seu nascimento, mas já passou do prazo inicial e ainda não encontraram. Estamos aguardando o prazo limite, MAS TERIA PROBLEMA LEVARMOS A CERTIDÃO DE VIÚVA?


Finalizando essa busca de certidão de nascimento da neta (que volto a dizer: é a minha mãe), iremos requerer apostilamento.


Eu li que o histórico escolar dela não é necessário por ser de país de língua portuguesa. Correto?


Tem algo mais que precise e eu esteja deixando passar?


Desde já agradeço imensamente.

Comentários

  • @mguimaraes ,

    As 3 certidões de nascimento, a do avó, do filho(a) dele e da requerente são essenciais para instrução do processo.

    Confira aqui a lista de documentos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • @mguimaraes

    Essa coisa de "queimaram os processos de habilitação de casamento" em geral é no estado do Rio de Janeiro. Foi o que - por um tempo - permitiu que se fizesse isso sem ao menos microfilmar os documentos.

    No documento de identidade (RG) de sua mãe, não tem um campo "documento de origem"? Muitas vezes é a certidão de casamento, mas às vezes pode ser a de nascimento se ela tirou antes de casar.

    Como você sabe em que cartório foi registrado o nascimento dela? Consta em algum documento? Ás vezes as famílias registravam filhos em lugares diferentes.

    Como dito acima, sem a certidão de nascimento dela, não dá nem para começar o processo.

    Se quiser, deixe os nomes dela, dos pais e data de nascimento para ver se alguém aqui acha a certidão (isso se for de antes de 1960 - depois disso quase nada online). Se for do Rio de Janeiro, em especial certos cartórios da Zona Norte e Oeste da capital, o serviço de buscas deles é muitas vezes mal feito. Várias vezes eles responderam "não consta" e aqui no fórum acharam depois as certidões - e estavam no lugar que falou "não encontrada".

    Outra coisa que pode ir vendo é onde os irmãos de sua mãe foram registrados - e quanto tempo depois do nascimento foi feito o registro. Uma das causas da dificuldade em achar registros de nascimento é quando eles só são feitos meses (ou mesmo anos) depois do nascimento da criança.

  • Pessoal, obrigada pela ajuda!!


    Atualizando, hoje o cartório ligou informando que encontraram a certidão de nascimento dela e já pegamos lá. Uhull!!


    Na segunda irei apostilar todas.

    É necessário que o escrevente faça reconhecimento de autenticidade também? Vi que além do apostilamento existe esse serviço disponível.


    Muito obrigada pela gentileza :)

  • Essa é a única taxa a pagar, certo? 175 euros

  • Outra dúvida:


    As certidões apostiladas precisam ser as originais ou podem ser cópias autenticadas?


    Alguns questionamentos parecem um tanto óbvios em respostas pra mim, mas prefiro ter certeza de tudo pra evitar que haja necessidade de enviar documentos posteriormente.

  • Boa noite @mguimaraes apostilada, com sinal público e a via original.

  • @Venturini96 Obrigada!!

    Obrigada a todos!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.