Certidão de nascimento

Boa noite! Já achei a certidão de nascimento da minha avó portuguêsa e achei o do meu pai nasceu aqui no Brasil e ainda é vivo, a dúvida é? quais outros documentos preciso para pedir a nacionalidade dele para depois ele passar para os filhos. E onde devo ir para fazer o pedido, estou perdida consultei uns advogados mas estão cobrando bem alto. Se der pra fazer sozinha farei. Obrigado ☺️

Comentários

  • @CarlosASP MUITO Obrigado ME Ajudou muito, meu pai não tem identidade se perdeu, ele tem carteira de motorista, será que serve?ou terá q tirar uma identidade? Obrigado pela ajuda.

  • @Lilirio identidade com menos de 10 anos de emissão ou passaporte válido com filiação. Sugiro que não envie CNH.

  • @AlanNogueira obrigado, poxa q pena eu estava vendo a carteira de habilitação dele e tem o número do RG , tem o CPF e tem a Filiação, tem tudo pena q não serve.

  • Pessoal para enviar os documentos é preciso da certidão nascimento da minha avó portuguêsa, ou pode enviar só o número do acento?

  • Quanto tempo demora a atribuição de pai pra filho? E qual o melhor a se fazer de pai pra filho ou de avó pra neto?

  • @Lilirio ,

    Pode apenas prencher os dados do assento no formulário.

  • @Lilirio ,

    Processo de neto 24-29 meses, processo de filho 10-12 meses, mas os prazos estão aumentando.

  • @texaslady , aproveito para perguntar sobre o mesmo quadro/campo:

    1. O nome da avó deve ser preenchido como nome de solteira ou de casada, ou conforme consta em avós na certidão de nascimento do requerente?
    2. Caso o correto seja usar nome de solteira, como proceder para assentos de batismo de avó antes de 1911, onde no batismo só contava o primeiro nome?
    3. Temos um link com instruções para o preenchimento do formulário 1D, não temos? Dei busca e não encontrei.
  • @texaslady obrigado pela informação, vc sabe me informar também se precisa enviar a certidão de óbito apostilada dela? Dês de já agradeço pela ajuda☺️

  • editado August 2023

    Pessoal uma dúvida? minha avó já veio casada de Portugal, ela casou com o primo dela meu avô português também, a dúvida é? Precisa de prescrição de casamento dela ou não?

  • @Lilirio


    Vc está usando a palavra errada. A palavra certa é transcrever.

    Se o casamento foi realizado em Portugal, não há o que se transcrever.

    Você tem o registro do casamento deles?

  • @eduardo_augusto não tenho, e nem sei por onde procurar 😬

  • @eduardo_augusto o único documento q tenho dele é o cartão de imigração.

  • editado August 2023

    @Lilirio


    Veja aqui os documentos que você precisa e como fazer a sua solicitação de cidadania


    Por favor leia todas as orientações, se depois ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar à vontade!


    📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @Admin


    Poderia por gentileza, se tiver tempo, unificar os threads abaixo? Referem-se a dúvidas de uma mesma pessoa.

    @Lilirio , por favor evite abrir diversos threads / tópicos separados, isso dificulta para acompanharmos as suas dúvidas.


    transcrição de casamento — Fórum Cidadania Portuguesa

    Processo de atribuição — Fórum Cidadania Portuguesa

    Dúvida — Fórum Cidadania Portuguesa

    Certidão de nascimento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • texasladytexaslady Beta
    editado August 2023

    @Regiani Scharlack ,

    Eles pedem o nome completo, como ela era casada coloque o nome de casada. Se ela fosse solteira, a meu ver colocaria o nome que ela usava como solteira, conforme estaria no nascimento do filho(a) dela.

  • @AlanNogueira obrigado, poxa a pena eu estava vendo a carteira dele de habilitação tem o número do RG , tem o CPF e tem a Filiação tem tudo pena

  • Bom Dia pessoal! Tenho uma dúvida? quando peguei a certidão do meu pai vi q o nome da avó paterna dele está bemmm errado, a dos avós materno dele está certinho, então resolvi que quando eu fizer a minha atribuição vou enviar só a certidão de nascimento da minha avó, e a do meu avô por conta desse erro vou deixar pra lá, como os 2 eram portugueses eu iria fazer a atribuição pelos 2, Será q mesmo eu não fazendo com a certidão do avô vai dar algum problema por conta desse erro q está na certidão de nascimento do meu pai? Obrigado gente.

  • @Lilirio


    Novamente eu insisto, por favor, leia os guias que estão nos links que indiquei acima.


    Não existe "fazer a atribuição pelos 2" parentes. Você sempre precisa escolher 1.


    Você precisa garantir que todos os documentos usados no processo estejam devidamente alinhados: datas, nomes, locais, estado civil. Isso é o básico.


    No entanto, tenha sempre em mente que o Conservador tem autoridade para requisitar qualquer outro documento que julgue necessário para avaliar a solicitação de nacionalidade. Isso significa que existe sempre um risco (maior ou menor) de que o Conservador peça um documento que você não enviou, mas que possui erros.


    É uma decisão pessoal sua. Corrigir agora, sabendo que isso tem custos e que talvez seja trabalho à toa; ou enviar do jeito que está, ciente de que lá na frente o processo poderá cair em exigência.


    De qualquer modo: não envie documentos além dos citados nos guias.


    Boa sorte no seu processo!

  • @eduardo_augusto obrigado por responder! Desculpe! eu já li, mas ainda não estou familiarizada com o fórum.

  • Bom dia pessoal! Consegui pedir a certidão da minha avó no civil online, porém vi q não vale pra impressão, e agora como proceder? como vou mandar a certidão dela junto com os meus documentos para a central de lisboa? E outra terá que pedir apostilamento nessa certidão dela, se sim como pedir? Obrigado 😊

  • editado September 2023

    @Lilirio

    O que vc quer dizer com “não vale pra impressão”? Se é o assento de nascimento emitido pelo civil online, basta imprimir em casa mesmo e mandar.

    Só se apostila documentos estrangeiros (não portugueses). O assento de nascimento do civil online é um documento português, portanto não cabe apostila para ser usado em Portugal.

  • @ecoutinho obrigado por responde, é que está escrito isso na hora que tenho acesso a certidão. (A impressão do documento não tem valor de certidão.)

  • @Lilirio

    Pode ignorar essa mensagem, imprima uma cópia simples e mande no seu processo. Na verdade quando eles forem analisar a documentação o que vale são os dados que estão no sistema do IRN. Essa impressão serve apenas para eles conseguirem localizar os dados do assento no sistema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.