Reconhecimento paternidade posterior a data do registro de nascimento
Olá boa tarde!
Primeiramente gostaria de agradecer ser aceita na comunidade.
E desculpe se estarei repetindo o assunto, mas referente a minha dúvida eu não localizei nada relativo.
Minha avó paterna já tem a cidadania portuguesa reconhecida, já tenho o assento de nascimento dela de Portugal, porém meu pai ainda não tem a cidadania, estarei iniciando o processo, minha dúvida é a seguinte após fazer o processo dele eu irei dar entrada na minha posteriormente, mas na minha certidão quando fui registrada na época meu registro saiu apenas no nome da minha mãe, somente alguns anos depois teve a averbação na minha certidão de reconhecimento de paternidade do meu pai, nessa época eu ainda era menor de idade, isso impossibilita o meu processo ?
Outra dúvida, meus pais não são casados civilmente, meu pai é divorciado do 1° casamento, então meus pais são amasiados, isso impossibilita também no meu processo?
Desde já agradeço!
Comentários
@Dayana_almeida2023 ,
Como você disse que o reconhecimento foi averbado na sua certidão de nascimento enquanto você ainda era menor, nem o reconhecimento feito na menoridade, nem o fato de seu pai ser divorciado e ter uma união estável não invialibiliza o seu precesso.
@Dayana_almeida2023
Olá boa noite.
Olha eu estou com mesmo problema,o meu pai foi fazer a perfilhação somente através da procuradoria e eu tinha 13 anos,mas graças a Deus já dei entrada e a minha Advogada disse que desde que seja na menoridade nada impossibilita o processo.
Boa Sorte no seu processo.
A regra é o registro acontecer até um ano do nascimento. No caso, trata-se de registro tardio é pode ser um problema, devendo ser explicado o motivo pelo qual isso aconteceu. Alguns conservadores são mais exigentes e podem pedir até outros documentos diversos dos já necessários, como um cartão de vacinação, boletim escolar ou qualquer outra coisa que tenha a assinatura do pai ou da mãe na menoridade.
No caso do seu pai, @Dayana_almeida2023, o fato de ser filho de uma mulher, pode ser necessário alguns ajustes, como a transcrição do casamento para fazer com a perfilhação seja estabelecida, salvo se ela, sua avó, foi que registrou o seu pai, ainda que tardio.
@Eddy @texaslady