Atribuição 1-C: Validades, certidão e pagamento

Olá a todos.

Minhas dúvidas são bem simples, e são referentes a atribuição para filhos. A primeira pergunta é com relação às validades dos documentos:

A certidão de nascimento do requerente tem que (me corrijam se estiver errado por favor) estar devidamente apostilada. Mas ela deve ter validade menor que um ano? Algum dos documentos requeridos deve ter essa validade?

Segunda pergunta: após fazer o processo de averbação no consulado de Santos, recebi uma certidão de nascimento com o casamento e o óbito averbados no verso. A certidão é bem simples, em papel comum não timbrado e sem nenhum selo ou carimbo. Já vale como a certidão do português, ou devo fazer algum outro processo de certificação, como apostilagem?

Terceira e última pergunta: quando eu imprimi o formulário 1-C disponibilizado no site do IRN, notei que no final dele há um "Quadro 6" para preenchimento das informações de pagamento, sendo as opções cheque ou vale postal. Porém o método de pagamento listado no site do IRN e aqui no fórum é o pagamento por cartão internacional. Mas não há essa opção no formulário. O que faço nesse caso? Pego o comprovante e mando junto do formulário 1-C com o Quadro 6 em branco? Ou há algum formulário que será emitido mediante o pagamento com cartão?


Peço desculpas pelas perguntas longas e talvez repetitivas no fórum, mas não achei nenhum post antigo que atendesse às minhas dúvidas com precisão. Sem contar que quando envio um email ao IRN com minhas perguntas, sou ignorado e me mandam olhar no site (onde as minhas dúvidas também não são esclarecidas).

Agradeço muito a quem puder dispor de um tempo para me responder!

Comentários

  • @Mario_de_Sa

    1) sim, inteiro teor por cópia reprográfica e o prazo de validade só deve ser observado se for no consulado, onde exigem esse prazo.

    2) a certidão portuguesa é simples mesmo e é válida assim mesmo, porque eles verificam no sistema deles com o número que consta nessa certidão.

    3) o pagamento é comprovado com o e-mail e marcações que vêm no formulário para ser preenchido após o pagamento. O pagamento é feito e logo depois é enviado um e-mail.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.