Conservatória mais rápida

Comentários

  • Bom dia prezados!

    Na experiência de vocês, por onde tem sido analisado mais rápido os processos de cidadania?

    O meu processo atualmente está em Viseu(bolinha 4 desde início de março/2023), mas tenho percebido que os processos do ACP tem sido mais rápidos! Estou certo?

    Outra dúvida que tenho: Qual a diferença entre CRC e ACP e seus significados?

  • O meu eu fiz na ACP no comeco deste ano e ainda esta na primeira bolinha. Acredito que nao faz diferença se faz na ACP ou no CRC todos os processos vao para lisboa e ficam na flia igual. logico que se fizer via correio vai demorar um pouco mais para validacao de tudo porem acredito que e uma fila so.

  • @LucasValentim

    CRC Lisboa é a conservatória central de Lisboa e ACP é a conservatória de Porto.

    Sobre os prazos: Não temos muitas informações de processos de filho maior além da ACP e da CRC Lisboa! Acho que isso aconteceu porque muitas conservatórias fecharam o balcão de nacionalidade, aí todo mundo passou a mandar só para ACP ao inves de outras, por medo de serem muito pequenas e acabarem fechando, com o envio dos processos para Lisboa (onde é mais demorado).

    Em 2021, mandei um processo de filho para ACP (finalizou em 5 meses e meio) e outro para Vila do Conde (finalizou em 6 meses). Em 2022, o processo de filho da minha mãe finalizou em 7 meses e meio na ACP. Esse ano já estão demorando beeeeem mais. Não tive mais notícias de Vila do Conde.

    O seu processo de filho maior foi enviado para Viseu quando?

  • @LucasValentim

    Não é exatamente correto dizer que "todos os processos vão para CRCentrais Lisboa".

    Os processos de filhos maiores continuam sendo analisados mais rapidamente na ACP do que em Lisboa. Porém, isso só vai até a aprovação (bola 6 verde). A fase final (criação do assento de nascimento - bola 7 verde) é que ocorre na CRCentrais Lisboa. E, como dito acima, passou a ser bem mais demorado do que era; nos últimos meses nenhum novo assento de filho maior aprovado pela ACP foi criado. Tem gente já esperando há 3 meses, por exemplo - isso não acontecia até meados desse ano.

    No momento, não se sabe quanto tempo vai levar do início até a bola 7 verde se for enviado para a ACP.

    Para ter uma ideia, processos de 2 irmãos (filhos maiores) foram aprovados pela ACP há pouco (bola 6 verde). Chegaram lá no fim de outubro de 2022. Os processos ficam parados um tempo depois da chegada, mas quando começam a se mover, vai rápido na ACP. Levou pouco mais de um mês entre saírem da 1 para 2 e chegarem na 6 verde (e isso pegou o início do período de férias de verão em julho).

    Agora estes processos deles vão engrossar a fila para criação de assentos na CRCentrais Lisboa e sabe se lá quantos meses vai levar.

  • @Bru_ o processo que mencionei é o meu mesmo. Filho, maior. Atualmente o meu está na conservatória do registro civil de Viseu, pois mandei pra Tondela em novembro de 2022(chegou em 23/11/2022) e por terem fechado o balcão encaminharam pra lá no início de dezembro, quando obtive a senha(05/12/22). Mudou pra bolinha 4 sem pendências em março deste ano e até então… parado!

  • Sei não, o meu enviei p ACP em agosto de 2022, recebi o número do processo em agosto mesmo e até hoje, tá fazendo um ano, não saiu da primeira bolinha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.