Atualização de estado civil com divórcio

editado July 2023 em Outros assuntos

Poderia me tirar uma dúvida, por favor?

Quando tirei minha cidadania portuguesa, eu era solteira. Casei e me divoricei e não atualizei o estado civil, pois sivorciei rapidamente e os documentos ainda não estavam vencidos. Agora preciso renovar meu cartão cidadão e passaporte, porém, me casei com outra pessoa.

Minha dúvida: agora, para atualizar meu estado civil, preciso declarar esse casamento anterior, seguido do divórcio e, por fim, o casamento atual?

Obrigada!!

Comentários

  • @valameira ,sim,terá que transcrever o primeiro casamento,homologar o divórcio e depois transcrever o segundo casamento.

  • Obrigada @guedesmarcia


    Outra dúvida em relação ao assunto:

    Mesmo já tendo divirociado do primeiro casamento, primeiro preciso transcrever o primeiro casamento. O consulado, aguardar o retorno deles e só assim homologar o divórcio? Sobre a homologação do divórcio, o processo é apenas em Portugal, com advogado de lá, não preciso fazer nada em relação a isso no consulado Brasil de documentação?


    Obrigada!!

  • @valameira ,

    primeiramente esclareço que de acordo com a lei portuguesa, o cidadão portugûes tem a obrigação de transcrever todos os atos relativos ao estado civil que tenham ocorrido no estrangeiro. Isto não é questionável, Mas existem brechas, veja a seguir trecho do parecer técnico juridico do IRN no link abaixo:

    "É certo que a lei não impõe uma ordem cronológica para o ingresso desses atos (exceto se, pela sua natureza, tal se impuser), pelo que, em teoria, pode ser transcrito em primeiro lugar o último casamento (o qual se mostra de extrema importância para a exponente segundo manifesta), não ficando, todavia, a cidadã desonerada da obrigação de promover o ingresso dos outros atos…”.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Pareceres%20T%C3%A9cnico%20Jur%C3%ADdicos/Registo%20Civil/2019/ParecerTJ_6_2019_CC%20120-2018%20STJSR.pdf

    Desta forma é possível que você transcreva o último casamento e renove seus documentos. É claro que como está explicado você ainda tem a obrigação de transcrever o primeiro e homologar o divórcio.

  • texasladytexaslady Beta
    editado July 2023

    @valameira ,

    só acrecentanto que também depende de onde você fará a transcrição. Me parece que consulados no Brasil exigem que você faça tudo do começo. Outros locais não vão fazer esta exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.