Dúvida sobre necessidade de retificação de nomes na certidão

Pessoal,

Já tenho o assento de batismo do meu bisavô e a localização de todos os documentos necessários para iniciar o processo de atribuição do meu pai (neto de português).

Porém, na certidão do casamento do meu bisavô o nome da mãe dele saiu como Maria Exposta dos Santos em vez de Maria do Espírito Santo. Acham indicado solicitar a retificação ou consigo deixar a certidão assim mesmo?

Informações:

1) Meu bisavô (Antonio Augusto Rocha, português, casado com uma brasileira) foi o declarante na certidão de nascimento da minha avó (Debbora Rocha) quando ela tinha menos de um ano. E meu avô (marido da Debbora) foi o declarante do meu pai.

2) Na certidão de casamento do Antonio com a Ignacia (bisavó), o Antonio declarou apenas o nome da mãe dele (acabou saindo Maria Exposta dos Santos) sem mencionar o pai.

3) Na certidão de nascimento da Debbora (avó) constam os nomes corretos da mãe (Maria do Espirito Santo) e do pai do Antonio (que não tinha sido declarado no casamento nem no assento de batismo dele - porque a mãe do antonio era casada com outra pessoa que veio para o Brasil e sumiu, o que a impediu de se casar novamente e de mencionar o nome do pai do Antonio no assento de batismo).


Tentei deixar menos confuso...

Se alguém puder ajudar, agradeço :)

Comentários

  • @gcaraujo


    eu sugeriria retificar. O nome „Exposta” tem um significado. Dizia-Se que uma crianca era exposta quando era, por exemplo, deixada ainda bebê em um convento ou igreja.

    tenho quase certeza de que sera questionado pelo conservador.

    porem gosto sempre de dozer: é uma decisao do requerente.

  • @eduardo_augusto


    Vixe... Não sabia disso. Muito obrigado!

    Eu pensei em juntar duas certidões de nascimento de filhos do Antonio Augusto Rocha em que ele declara o nome da sua mãe Maria do Espirito Santo para fazer a retificação na certidão de casamento dele... Espero que dê certo.

  • Minha mãe já tem cidadania portuguesa e já averbei o casamento dela com o meu pai.

    Agora quero pedir a minha cidadania portuguesa.

    Mandei retificar o nome da minha mãe na minha certidão de nascimento.

    Porém, quando o Cartório me emitiu a certidão (de nascimento) vi que os nomes dos meus após (pais da minha mãe) estavam errados.

    Retificar só o nome da minha mãe é suficiente para eu solicitar a minha cidadania ou tenho que retificar os nomes dos pais dela também?

  • @Vmcg

    dificil responder questao abstrata assim.

    coloque os nomes para que as pessoas Possam te ajudar.

    caso nao queira postar os nomes, as regras gerais Sao:


    1) o que está errado, se retifica. Exemplo, a pessoa se Chama João e aparece José na certidão;

    2) pequenas diferenças de grafia que não afetam a pronúncia costumam passar sem problemas, por exemplo, Anna/Ana, Manoel/Manuel, José/Jozé. No entanto, analisando o conjunto dos documentos, o conservador tem todo direito de questionar se entender que há risco de que se trate de pessoas diferentes;

    3) é sempre uma decisão pessoal do requisitante. Ou retifica tudo e fica com a cabeça tranquila, ou arrisca mandar os documentos com erros, ciente de que pode, e em muitos casos, vai cair em exigência;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.