Documentos para atribuição de maiores casados

Olá, boa tarde!

Fiz meu processo com ajuda do fórum e agora estou fazendo o da minha irmã.

Ela é casada e mudou o sobrenome com o casamento. Ela deve enviar a certidão de nascimento + a de casamento?

A lista de documentos que eu tenho é essa:

1) Certidão de nascimento do requerente (minha irmã)

2) Cópia do documento de identificação do requerente

3) Assento de nascimento do meu pai (português)

4) Formulário 1C


Agradeço a ajuda!

Comentários

  • @RaquelChaves

    A certidão de casamento não é um documento obrigatório, mas é recomendável!

    Como o nome no requerimento e na identidade estarão diferentes do nome na certidão de nascimento, é preciso demonstrar a alteração. Se a certidão de nascimento da sua irmã está com o casamento averbado (e com o novo nome anotado), então está demonstrada a alteração de nome. Porém, não é garantido que NÃO vai cair em exigência, infelizmente!

    Minha experiencia: Fiz o processo de filha da minha avó (casada que mudou o nome), não mandei a certidão de casamento e não caiu em exigência. Na geração seguinte, fiz os processos da minha mãe e da minha tia (ambas casadas que mudaram o nome, ambas com o casamento averbado na certidão de nascimento), não mandei a certidão de casamento delas e os processos caíram com conservadores diferentes. O que aconteceu: uma caiu em exigencia e outra não!! No proc que caiu em exigencia, mandamos a certidão de casamento simples apostilada, foi aceita e o processo finalizou 1 mes e meio depois do proc que nao caiu em exigencia. Diante disso, por precaução, no meu processo enviei minha certidão de casamento. Porém, não sei se o conservador vai achar necessária.

  • @Bru_ muito obrigada!! Vou enviar a de casamento também para evitar problemas então.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.