Orientações sobre como anexar Certidão Digital em formulário 1C

Olá! Como vão?

Me chamo Leonardo, sou neto de português e estou em vias de enviar o Formulário 1C para a ACP Porto solicitando a cidadania de minha mãe (filha do português) via atribuição. No entanto, a certidão de nascimento do meu avô é digital, conseguida pelo IRN. Minha dúvida é: Como faço exatamente para anexar essa certidão no formulário? Basta escrever o código enviado pelo IRN no formulário? Se sim, onde exatamente? Sei que pode parecer preciosismo mas quero evitar ao máximo que aconteçam exigências.

Por fim, uma outra dúvida: após adquirida a cidadania portuguesa da minha mãe, eles retornam algum documento para que eu já possa dar entrada na minha (como certidão de nascimento dela ou algo assim)?

Desde já agradeço a boa vontade dos colegas em disponibilizar esse fórum e em ajudar quem está iniciando esse processo.

Um abraço!

Comentários

  • @leobussinger

    Me chamo Leonardo, sou neto de português e estou em vias de enviar o Formulário 1C para a ACP Porto solicitando a cidadania de minha mãe (filha do português) via atribuição.

    Ela foi emitida pelo civilonline (nascidos depois de 1911? ou com casamento transcrito?)? se sim, pode enviar uma cópia simples e anexar no seu processo.

    No entanto, a certidão de nascimento do meu avô é digital, conseguida pelo IRN. Minha dúvida é: Como faço exatamente para anexar essa certidão no formulário?

    Anexe a cópia no seu processo.

    Por fim, uma outra dúvida: após adquirida a cidadania portuguesa da minha mãe, eles retornam algum documento para que eu já possa dar entrada na minha (como certidão de nascimento dela ou algo assim)?

    Sim, quando o processo dela é deferido, a CRC de Lisboa cria um assento de nascimento dela. E é este documento que vc vai anexar no seu processo de filho.

  • @leobussinger ,

    Com o código que você recebeu se não tem mais que 6 meses, você pode acessar o assento e imprimir, caso você já não tenha feito isso. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/acessoCertidao.jsp , Você pode enviar uma cópia ou pode apenas preencher os dados no formulário 1C.

  • Muito obrigado, @mabego !

    Enviarei os documentos nesta semana próxima e espero que dê tudo certo. Uma última dúvida: Não encontrei no site do IRN as instruções para pagamento do Vale-Postal (que agora, pelo o que entendi, é por cartão de crédito). Por acaso teria aqui no fórum o link para fácil acesso?

    Novamente agradeço e desejo a todos um excelente dia.

    Cordiais abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.