Ajuda Urgente!!!! - Vale Postal

Oi gente, fui hoje mandar os Documentos para o Arquivo Central do Porto, mas quando eu fui fazer o vale postal o atendente me disse que eu precisaria ter uma espécie de CNPJ eu disse que não era uma empresa, mais ele disse que tinha que ter algum Numero, assim como se eu fosse mandar para uma pessoa precisaria do CPF dela ou documento semelhante.

E agora que numeração é essa?


Comentários

  • E eu disse que era para Portugal.
  • Eu mandei o meu semana retrasada e agora eles já estão analisando os documentos (medo!!).

    Mas quanto ao vale-posta, eu simplesmente disse que queria mandar via dinheiro certo uma determinada quantia para portugal. Eles convertem na hora, você dá o valor (tem que ser em dinheiro) e no caso eu pedi para mandarem em nome do meu avô. Só precisei informar o nome, CPF e endereço dele...
  • só complementando, manda o vale postal em nome do requerente. no meu caso, como estou fazendo o processo de meu avô, mandei em nome dele.
  • Tem que dar o numero do CPF e colocar no modelo 1c o numero do vale postal. So se o atendente nao sabe mandar, procure falar com alguem na agencia.
  • Faz o que a Marina Falou, aconteceu isso comigo também, o atendente não sabia mexer no programa.   
  • Obrigada gentee!!!! Mais Duvidas....

    Devia ser isso mesmo gente, no fim das contas consegui mandar, obg!!!

    DUVIDA CRUEL!!!!

    E agora quando o processo for aprovado, devo transcrever o casamento ( para pedir a nacionalidade da minha mãe)? ele é o declarante do nascimento da minha mãe mais acho que isso atualmente não significa muita coisa né?   

    Moro no Rio, seria melhor fazer pelo consulado ou pelo correio? (onde demora menos?)

    Se eu NÃO Transcrever, o processo é indeferido ou fica na "fila de espera" aguardando a transcrição?

    Engraçado, não sei se acontece com vocês também, mas mesmo sabendo que trabalha umas 20 pessoas na CRC de Lisboa, toda vez que eu mando um Email pra lá quem me atende é uma tal de Conceição Girão com respostas "feitas" e pouco eficientes.    


  • Salvo opiniao contraria dos cariocas, a minha é que voce deveria fazer a transcricao via correio. Veja a informacao no guia de ajuda de como e para onde mandar.
    Há casos onde nao exigem a transcricao, mas ultimamente tem exigido e se voce nao tiver feito pode atrasar o processo, pois o mesmo poderia cair em exigencia.


  • Oi Denise, mt obrigada...

    Eu já fiz de um tudo para achar a certidão de nascimento da minha avó que é a conjugue brasileira e nada! o cartório não acha! e o pior é que ela nasceu bem, bem longe de onde moramos! 

    Acho que vou mandar sem transcrever, afinal ele declarou o nascimento de minha mãe, e os nomes estão todos certos nas certidões e documentos... Acho que o negócio vai na sorte mesmo né? 
       
  • Catarina,
    Nesse caso, envie assim mesmo esperando que nao caia em exigencia.
    Boa sorte!
  • Catarina,
    Se voce, por outro lado, tiver que fazer a transcricao, uma coisa que para mim funcionou para encontrar a certidao da minha avo que o cartorio negava ter, foi procurar o batismo dela na Curia em Campinas, regiao onde ela nasceu.
    Descobri que a data e ano de nascimento dela estavam errados e finalmente consegui a certidao no cartorio que havia dito que havia procurado um ano antes e um ano depois, mas que obviamente nao havia procurado nada!!!
  • Denise,

    Eu estou indo amanhã fazer a postagem e o vale postal da certidões. Eu legalizei elas no MRE-SC e Autentiquei no consulado. Só não fiz a transcrição da certidão do casamento dos meus avós (eles são portuguese e casaram no Brasil) Será que isso pode indeferir o processo?

    Abço

  • imageCatarina Caldas:
    Oi Denise, mt obrigada...

    Eu já fiz de um tudo para achar a certidão de nascimento da minha avó que é a conjugue brasileira e nada! o cartório não acha! e o pior é que ela nasceu bem, bem longe de onde moramos! 

    Acho que vou mandar sem transcrever, afinal ele declarou o nascimento de minha mãe, e os nomes estão todos certos nas certidões e documentos... Acho que o negócio vai na sorte mesmo né? 
       


    Catarina,

                     onde sua avo teria nascido? Em que ano?

  • Denise, Consegui achar a certidão da minha avó!!!!! Brigadaa!!!!

    Eu segui a sua dica, e aconteceu a mesma coisa comigo, a data de nascimento estava errada, mas também acho que o senhor do cartório não é muito afeito ao trabalho que executa, mais em fim, consegui!!!

    Guilherme, minha avó nasceu em de uma cidadezinha no interior de Minas... Mas em fim, o importante é que consegui, e agora poderei trascrever o casamento deles. ( Embora eu tenha pena de gastar o dinheiro com a transcrição de casamento image)  

    Obrigada a todos...   
  • Catarina, se não houver urgência em conseguir a(s) próxima(s) nacionalidade(s) arriscaria mandar sem a transcrição. Se tiver pressa mande a transcrição para CRC Guimarães e o processo de nacionalidade de sua mãe para CRCentrais em paralelo.

    Quanto a cidade da sua avó que eu havia perguntado, pensei que ela fosse do Rio e no site do "familysearch.org" tem muita coisa do registro civil do estado RJ.

    Se tiver curiosidade e se sua avó foi batizada em uma igreja católica de Minas pode ser que encontre aqui:

    https://familysearch.org/search/collection/list#page=1&countryId=1927159 

    na parte: Brazil, Catholic Church Records

  • Ah, obrigada Guilherme, achei o site muito interessante, ví que eles tem muito material referente a Porto Alegre, é uma boa dica pra quem é de lá! 

    Eu pensei que a Certidão Portuguesa fosse mais "bonitinha" mas é essa branca comum composta de 2 folhas mesmo? Ou existem outros modelos tipo a nossa aqui no Brasil, dependo do cartório elas mudam?
     
  • Catarina,
    A certidao é assim mesmo, sem graca, mas vale!!!!image
  • E esse selo branco? Eu não me conformo com ele, na internet se pode comprar essas "maquinas" que fazem esse tipo de selo, um falsário poderia falsificar facilmente um documento Portugues não acham? Ou esses selos possuem alguma numeração que eu não notei? 
  • Catarina,
    O registro civil esta informatizado. Essa certidao que voce recebeu é enviada so para constar.
    Para tirar o cartao do cidadao ou o passaporte (possivelmente tambem outros documentos) eles utilizam o SIRIC que é o sistema automatizado. Se a pessoa nao aparecer ai, nao conseguira nenhum outro documento y por tanto nao podera se mobilizar, conseguir trabalho, etc. etc.
  • Ah, bem observado Denise, Com um sistema desses não precisa de tanta segurança no selo de autenticidade, até porque as outras informações do cidadão vão depois se encontrar no Chip do Cartão do Cidadão que não tem como ser falsificado.

    Obrigada!!!
     
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.