Estimativa de prazos

Prezados, minha situação é a seguinte:

Finalmente depois de anos de procura consegui encontrar a certidão de nascimento da minha falecida avó brasileira e filha do português. A certidão do português já havia encontrado aqui com a valorosa ajuda de vocês. Ocorre que terei de fazer os seguintes processos nessa ordem:

1- Meu pai como neto;

2- Eu como filho;

3- Minha filha menor e minha esposa;

4- Meu enteado menor a partir da minha esposa.

A questão é exatamente sobre o ponto 4, pois meu enteado tem no momento 13 anos e fará 18 anos em 05/01/2028, ou seja, daqui a em torno de 4 anos e meio.

Pela experiência de vocês aqui e os prazos que atualmente tem acontecido acreditam que seria possível encerrar os 3 primeiros pontos em tempo de dar entrada no dele?

Quais tem sido tais prazos para cada tipo (neto, filho, esposa)?

Desde já agradeço.

Atte

Carlos Josino

Comentários

  • Neto aproximadamente 3 anos, filhos está em torno de 1 ano, mas parece haver uma tendência desse prazo aumentar.

  • @Cejt1984 ,

    Seu pai como neto +ou- 3 anos

    Você como filho +ou- 1 ano

    Sua esposa +ou- 1,5-2 anos

    O prazo fica bastante apertado, E ninguém pode prever se os prazos nos proximos 5 anos vão aumentar ou diminuir. Desta forma provavelmente seu enteado tera 18 anos e não poderá pedir pela mãe, que terá nacionlidade adquirida. E só poderá passar a nacionalidade para filhos menores e/ou incapazes.

    Nào sei se seria uma solução para vocês, mas a idéia que me vem é que você poderia adotar seu enteado. Assim você poderia pedir para ele.

  • @Cejt1984

    Como disse o colega acima, os prazos hoje superariam o limite de idade do seu enteado e não é possível saber como estarão os prazos no futuro. No entanto, eu tenho esperança que os prazos diminuam. O governo português está fazendo algumas modificações para tentar agilizar os serviços que acredito (ao menos estou torcendo muito) que vão reduzir os prazos. Também estão investindo em equipamentos e se não me engano tem previsão de melhoria dos sistemas. Está em andamento um concurso para aumentar o número de servidores que trabalham no setor de nacionalidade (conservadores e oficiais de registro).

    Eu sugiro que você encaminhe o seu processo do seu pai o mais breve possível e já vai conferindo os registros da sua família, pois você terá tempo de fazer eventuais retificações se for preciso. Se eu tivesse na mesma situação que a sua, eu prepararia os documentos do "próximo da fila" assim que o processo passasse para a fase 6.

  • @Cejt1984

    Ta aí um caso que talvez a nova lei que permite a apensação dos processos possa ajudar…

    O que acha @texaslady ?

    Nao sei muito bem se o seu enteado menor poderia pedir com base na mãe… marcar mais um pessoal aqui que é fera para darem opinião tbm @mabego @CarlosASP @nunogomes @Guilherme Moreira @Destefano @Kleber Silva Aguiar

  • @AlanNogueira ,

    na teoria sim, a apensação deveria ajudar. Mas como não sabemos o que vai acontecer num futuro próximo, fica difícil recomendar a apensação.

    Hoje se fizesse a apensação neste caso teria que ser enviada para Lisboa. Apesar dos processos de netos estarem sendo transferidos para o ACP, não sabemos se será possível enviar apensação de neto/filho/esposa para lá. Também não sabemos com certeza se eles estariam tentando uniformizar os prazos, com estas transferências de processos para o ACP. Até agora, acho que só vale a pena apensar processos de vários netos irmãos em Lisboa, ou processos de filhos e dos filhos destes no ACP desde que o pai/mãe tenha sido o declarante e não precise da transcrição de casamento.

    No caso do @Cejt1984 , penso que aumentaria mais o tempo já que o processo de filho em Lisboa as vezes chega a 2 anos atualmente.

  • Bom dia, dei entrada na nacionalidade maiores no consulado de SP em jan/2022 e ainda nenhuma resposta. Alguém deu entrada antes ou depois e já saiu?

  • @Alfredo64

    Infelizmente os processos nos consulados são extremamente demorados e é difícil acompanhar. Espero estar errado, mas pelo que vejo por aí, deve levar de 2 a 3 anos para concluir.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.