Estimativa de prazos
Prezados, minha situação é a seguinte:
Finalmente depois de anos de procura consegui encontrar a certidão de nascimento da minha falecida avó brasileira e filha do português. A certidão do português já havia encontrado aqui com a valorosa ajuda de vocês. Ocorre que terei de fazer os seguintes processos nessa ordem:
1- Meu pai como neto;
2- Eu como filho;
3- Minha filha menor e minha esposa;
4- Meu enteado menor a partir da minha esposa.
A questão é exatamente sobre o ponto 4, pois meu enteado tem no momento 13 anos e fará 18 anos em 05/01/2028, ou seja, daqui a em torno de 4 anos e meio.
Pela experiência de vocês aqui e os prazos que atualmente tem acontecido acreditam que seria possível encerrar os 3 primeiros pontos em tempo de dar entrada no dele?
Quais tem sido tais prazos para cada tipo (neto, filho, esposa)?
Desde já agradeço.
Atte
Carlos Josino
Comentários
Neto aproximadamente 3 anos, filhos está em torno de 1 ano, mas parece haver uma tendência desse prazo aumentar.
@Cejt1984 ,
Seu pai como neto +ou- 3 anos
Você como filho +ou- 1 ano
Sua esposa +ou- 1,5-2 anos
O prazo fica bastante apertado, E ninguém pode prever se os prazos nos proximos 5 anos vão aumentar ou diminuir. Desta forma provavelmente seu enteado tera 18 anos e não poderá pedir pela mãe, que terá nacionlidade adquirida. E só poderá passar a nacionalidade para filhos menores e/ou incapazes.
Nào sei se seria uma solução para vocês, mas a idéia que me vem é que você poderia adotar seu enteado. Assim você poderia pedir para ele.
@Cejt1984
Como disse o colega acima, os prazos hoje superariam o limite de idade do seu enteado e não é possível saber como estarão os prazos no futuro. No entanto, eu tenho esperança que os prazos diminuam. O governo português está fazendo algumas modificações para tentar agilizar os serviços que acredito (ao menos estou torcendo muito) que vão reduzir os prazos. Também estão investindo em equipamentos e se não me engano tem previsão de melhoria dos sistemas. Está em andamento um concurso para aumentar o número de servidores que trabalham no setor de nacionalidade (conservadores e oficiais de registro).
Eu sugiro que você encaminhe o seu processo do seu pai o mais breve possível e já vai conferindo os registros da sua família, pois você terá tempo de fazer eventuais retificações se for preciso. Se eu tivesse na mesma situação que a sua, eu prepararia os documentos do "próximo da fila" assim que o processo passasse para a fase 6.
@Cejt1984
Ta aí um caso que talvez a nova lei que permite a apensação dos processos possa ajudar…
O que acha @texaslady ?
Nao sei muito bem se o seu enteado menor poderia pedir com base na mãe… marcar mais um pessoal aqui que é fera para darem opinião tbm @mabego @CarlosASP @nunogomes @Guilherme Moreira @Destefano @Kleber Silva Aguiar
@AlanNogueira ,
na teoria sim, a apensação deveria ajudar. Mas como não sabemos o que vai acontecer num futuro próximo, fica difícil recomendar a apensação.
Hoje se fizesse a apensação neste caso teria que ser enviada para Lisboa. Apesar dos processos de netos estarem sendo transferidos para o ACP, não sabemos se será possível enviar apensação de neto/filho/esposa para lá. Também não sabemos com certeza se eles estariam tentando uniformizar os prazos, com estas transferências de processos para o ACP. Até agora, acho que só vale a pena apensar processos de vários netos irmãos em Lisboa, ou processos de filhos e dos filhos destes no ACP desde que o pai/mãe tenha sido o declarante e não precise da transcrição de casamento.
No caso do @Cejt1984 , penso que aumentaria mais o tempo já que o processo de filho em Lisboa as vezes chega a 2 anos atualmente.
Bom dia, dei entrada na nacionalidade maiores no consulado de SP em jan/2022 e ainda nenhuma resposta. Alguém deu entrada antes ou depois e já saiu?
@Alfredo64
Infelizmente os processos nos consulados são extremamente demorados e é difícil acompanhar. Espero estar errado, mas pelo que vejo por aí, deve levar de 2 a 3 anos para concluir.