Alguém me ajuda achar esses doc?

Pessoal, estou com dificuldades para achar o assento de nascimento do meu tataravô português. Nome dele era EVARISTO GOMES FERREIRA, nascido em 11/05/1891 em figueira da foz, coimbra, Portugal. filho de: Antônio Gomes Ferreira e Antônia custódia Nogueira gomernante.

eu tentei procurar essa certidão pelo civil on-line mas deu errado, paguei os 10 euros e veio outro Evaristo rs.. por conta de ser mais de 100 anos está complicado!!

Comentários

  • Ola pessoal boa noite, estou fazendo o processo de cidadania para minha avó que é neta de português.

    eu tenho algumas dúvidas

    1) o documento do nascimento do avô dela me foi enviado diretamente de Portugal, da universidade de coimbra. Este documento tem validade? Precisa apostilar? (Vou colocar como anexo aqui)

    2) em TODOS documentos a avó dela sai com nome diferentes; Antônia Ferreira Gomes, depois Antônia custódia etc.. isso precisaria retificar?

    3) o nome do pai dela, aparece apenas como Daniel. Seria melhor retificar também?

    4) além destes DOCs, tem o questionários e a ficha criminal.. após isto, basta enviar para Lisboa. Certo?


  • @Hiratinha

    Vamos ver se entendi.

    O ascendente PT (de quem se puxa a nacionalidade) é Evaristo. Evaristo teve um filho BR chamado Daniel. Daniel teve uma filha BR Noemia (sua avó - a requerente). Certo?

    1. Não precisa apostilar. Mas tem que mandar esse documento original, inclusive com a carta de rosto encaminhando o documento (a carta com a assinatura da pessoa e o selo branco em alto relevo).
    2. Isso vai depender do conjunto de documentos. Tem que olhar como estão os nomes dos envolvidos nos documentos NECESSÁRIOS (ver 4). Em geral óbito não é necessário e só atrapalha pois frequentemente tem muitos erros. Você tem o casamento de Evaristo e Teresa? Como aparecem os nomes ali?
    3. Não pode retificar, pois ele foi registrado apenas como DANIEL. Não foi um erro de registro; isso acontecia às vezes no começo do registro civil no BR de por só o prenome. Como o nome do pai dele mostra o sobrenome Gomes Ferreira, me parece claro por que ele adotou o nome Daniel Gomes Ferreira.
    4. A lista de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Note que algumas certidões que você colocou aqui (por exemplo, o nascimento de Daniel) não estão no formato exigido por PT.

    Além disso, essa certidão do Daniel que colocou não traz uma informação essencial para a nacionalidade: quem foi o declarante do nascimento dele. Declarante é quem foi no cartório registrar a criança. Isso vai aparecer na de inteiro teor. Se não tiver sido o PT (Evaristo), há passos adicionais a se tomar. A esposa do Evaristo, Teresa, é PT ou BR? Onde e quando se casaram?

  • Oie! Obrigada por responder, liguei no Cartorio do Mato Grosso e eles estão me encaminhando por correio a cópia repografica por inteiro teor do Daniel! E lá consta que o Evaristo que registrou!!!! Fiquei feliz com essa notícia.. a respeito da Teresa, não tenho muita informação. Acredito que ela era PT e veio pro BR junto com Evaristo e se casaram aqui no Brasil. Você acha melhor eu ir atrás destes documentos?

  • @Hiratinha

    Espere ver o que consta na inteiro teor de Daniel para ter uma ideia melhor de tudo. Ali pode dizer se a mãe era BR ou PT e outras coisas.

    Confirme também que data foi feito o registro do nascimento (melhor se for antes de Daniel ter um ano).

    Mas, se tiver outras formas de achar esse casamento dos pais de Daniel, pode ir adiantando saber onde estão.

  • pelo que está escrito aqui foi o próprio Evaristo que registrou Daniel no momento em que ele nasceu… será que vou precisar da certidão de casamento do Evaristo e Teresa?

  • @Hiratinha

    Não vi nada nesses documentos que indicasse que Teresa é PT.

    Como foi o Evaristo PT que declarou o nascimento do filho Daniel no dia seguinte ao nascimento, me parece que a transcrição de casamento não é necessária.

    A divergência parece ser aquela inicial que mencionou: o nome da mãe do Evaristo, Antonia Custodia Guimarães (segundo o batismo PT) está diferente do documento BR onde ela é citada (como avó materna do Daniel em seu nascimento) como Antonia Gomes Ferreira.

    Como estão os nomes dos avós paternos da Noemia na sua certidão de nascimento? Deveriam estar como Evaristo Gomes Ferreira e Teresa da Silva Ferreira para baterem com o nascimento de Daniel.

  • @CarlosASP aparentemente consta que o próprio Evaristo registrou o Daniel.. e no dia que ele nasceu!!! Que notícia boa!!! Será que ainda assim preciso do

  • @CarlosASP

    APARECEU QUE A VÓ DELA É A TERESA!!!!!! Acho que só falta os DOCs referente a pesquisa criminal e tal..


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.