Dúvida sobre o preenchimento do formulário 1C menor

Prezados, boa noite.

Tenho uma filha do primeiro casamento, adquiri a cidadania há alguns meses, no formulário 1C, campo dos declarantes a mãe dela esta com o nome de solteira por conta do divórcio e na certidão de nascimento de minha filha o nome dela esta com nome de casada. preciso transcrever meu casamento e divórcio ou simplesmente mandar uma certidão de nascimento da mãe com a averbação do divórcio para comprovar a alteração do nome dela no campo de declarantes?

Agradeço a ajuda🙏.

Comentários

  • Alguém pode me ajudar?

  • @Antonio71

    Tenho uma filha do primeiro casamento, adquiri a cidadania há alguns meses, no formulário 1C, campo dos declarantes a mãe dela esta com o nome de solteira por conta do divórcio e na certidão de nascimento de minha filha o nome dela esta com nome de casada.

    Vc, que agora é português, foi o declarante do nascimento dela?

    preciso transcrever meu casamento e divórcio ou simplesmente mandar uma certidão de nascimento da mãe com a averbação do divórcio para comprovar a alteração do nome dela no campo de declarantes?

    Pode fazer isto.

    Particularmente, se vc foi o declarante, não vejo a necessidade de transcrever. A não ser que sua atual esposa tenha o desejo de pedir cidadania pelo casamento...

    Mas é um risco de exigência.

  • Penso que, por ser o filho menor, ambos os pais têm que assinar o formulário, com isso, acredito que não seja necessário a transcrição, ainda que não tenha sido o declarante, uma vez que a assinatura no requerimento supriria essa eventual falta do declarante português no assento. Todavia, o nome do português tem que ter constado no assento de nascimento do filho ora requerente.

  • Minha dúvida é de eles questionarem o nome da mãe no documento dela e no formulário, quadro 1, sobre filiação e do nome atual pós divorcio no quadro 3 onde os pais são os declarantes.

  • @Antonio71

    a certidão da mãe vai justificar o nome dela de solteira, já que está averbado o divórcio

  • @mabego

    certidão de nascimento atualizada da mãe vai precisar apostilar? Será que pela certidão eles vão querer a atualização do meu estado civil? obrigado

  • @Antonio71

    certidões de apoio não necessitam de apostilamento, fica à seu critério.

    Vc foi o declarante do nascimento de sua filha, teoricamente dispensa a transcrição. Mas tudo depende da rigorosidade do conservador. Se ele pedir, vc transcreve.

  • saberia me dizer se a certidão da mãe tem que ser a de nascimento com a averbação do divorcio ou de casamento com a averbação de divorcio? obrigado mais uma vez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.