Devo solicitar retificação?

Oi pessoal,

A situação é a seguinte: meu avôs portugueses se casaram no Brasil em 1956 e minha avó adotou o sobrenome do meu avô.

Em 1957, minha mãe nasceu e foi registrada pelo meu avô. Porém, ele registrou o nome de sua esposa, sem o sobrenome de casada.

Logicamente, todos os documentos da minha mãe tem como filiação, o nome de solteira da minha avó.

Eu já transcrevi o casamento dos meus avôs e estou juntando os documentos para solicitar a cidadania (1C) para minha mãe. Vou solicitar pelo meu avô.

Essa situação pode ser fonte de exigência? Tenho receio de ser necessário retificar a certidão de nascimento e todos os documentos da minha mãe.

Comentários

  • @fabiosousa7

    Essa situação pode ser fonte de exigência? Pode.

    É garantido que isso vá acontecer? Não

    Daí como é um caso de retificação relativamente simples (presumo que você já tenha todas as certidões necessárias) você tem duas opções:

    a-) Já retifica tudo agora antes de mandar o processo, assim é garantido que não terá que fazer mais nada nesse ponto;


    Ou


    b-) Você manda sem retificar e caso tenha alguma exigência, você pede prazo e retifica o necessário;


    Eu pessoalmente escolheria a alternativa "b", pois se passar, você economizou tempo e dinheiro, porém não existe resposta errada, outros foristas te aconselhariam a fazer o "a".

  • @fabiosousa7


    A situação é a seguinte: meu avôs portugueses se casaram no Brasil em 1956 e minha avó adotou o sobrenome do meu avô.

    Está escrito na certidão de casamento que ela adotou o sobrenome dele?

  • @fabiosousa7

    A situação é a seguinte: meu avôs portugueses se casaram no Brasil em 1956 e minha avó adotou o sobrenome do meu avô.

    na certidão de casamento está constando o "passou a assinar"... é isto?

    Eu já transcrevi o casamento dos meus avôs e estou juntando os documentos para solicitar a cidadania (1C) para minha mãe. Vou solicitar pelo meu avô.

    Transcreveram com o nome de casada?

    Essa situação pode ser fonte de exigência? Tenho receio de ser necessário retificar a certidão de nascimento e todos os documentos da minha mãe.

    Se a transcrição está com nome de casada, mas vc vai solicitar pelo avô (que deve ter sido o declarante do nascimento dela)... acho que o risco da exigência é pequeno, mas existe. Vai depender da rigorosidade do conservador.

  • @eduardo_augusto e @mabego

    Sim, está escrito na certidão de casamento que ela passou a assinar (adotou) o sobrenome do meu avô.

    O consulado também transcreveu o casamento com o nome de casada.

    @LeoSantos obrigado também por compartilhar sua opnião.

  • @mabego e demais colegas,

    Por favor me orientem.

    O processo de nacionalidade da minha mãe está no fim, aguardando o assento. Logo, resolvi solicitar a certidão de casamento e de nascimento do meu pai (brasileiro) para fazer a transcrição pelo Consulado do RJ.

    No entanto encontrei uma inconsistência:

    1. Na certidão de nascimento do meu pai consta sua mãe (minha avó paterna) como natural de Minas Gerais e na certidão de casamento como natural do RJ..

    Isso é passível de exigência?

    2. Os plurais estão escritos como era em 1947, exemplo"

    Minas Geraes e naturais

    Também é passível de exigência?


    Abcs e obrigado

  • editado July 2023

    @Fabio_mlima

    são erros fáceis de retificar.

    No entanto, não são erros importantes. Porém, consulados costumam implicar com "tudo".

    Imagino que sua mãe não foi a declarante do seu nascimento, por isto a necessidade de transcrever.

    Ao enviar a documentação ao consulado, eles vão analisar a documentação.

    Conforme a resposta... retifique ou não

    @eduardo_augusto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.