Devo solicitar retificação?
Oi pessoal,
A situação é a seguinte: meu avôs portugueses se casaram no Brasil em 1956 e minha avó adotou o sobrenome do meu avô.
Em 1957, minha mãe nasceu e foi registrada pelo meu avô. Porém, ele registrou o nome de sua esposa, sem o sobrenome de casada.
Logicamente, todos os documentos da minha mãe tem como filiação, o nome de solteira da minha avó.
Eu já transcrevi o casamento dos meus avôs e estou juntando os documentos para solicitar a cidadania (1C) para minha mãe. Vou solicitar pelo meu avô.
Essa situação pode ser fonte de exigência? Tenho receio de ser necessário retificar a certidão de nascimento e todos os documentos da minha mãe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@fabiosousa7
Essa situação pode ser fonte de exigência? Pode.
É garantido que isso vá acontecer? Não
Daí como é um caso de retificação relativamente simples (presumo que você já tenha todas as certidões necessárias) você tem duas opções:
a-) Já retifica tudo agora antes de mandar o processo, assim é garantido que não terá que fazer mais nada nesse ponto;
Ou
b-) Você manda sem retificar e caso tenha alguma exigência, você pede prazo e retifica o necessário;
Eu pessoalmente escolheria a alternativa "b", pois se passar, você economizou tempo e dinheiro, porém não existe resposta errada, outros foristas te aconselhariam a fazer o "a".
@fabiosousa7
A situação é a seguinte: meu avôs portugueses se casaram no Brasil em 1956 e minha avó adotou o sobrenome do meu avô.
Está escrito na certidão de casamento que ela adotou o sobrenome dele?
@fabiosousa7
na certidão de casamento está constando o "passou a assinar"... é isto?
Eu já transcrevi o casamento dos meus avôs e estou juntando os documentos para solicitar a cidadania (1C) para minha mãe. Vou solicitar pelo meu avô.
Transcreveram com o nome de casada?
Essa situação pode ser fonte de exigência? Tenho receio de ser necessário retificar a certidão de nascimento e todos os documentos da minha mãe.
Se a transcrição está com nome de casada, mas vc vai solicitar pelo avô (que deve ter sido o declarante do nascimento dela)... acho que o risco da exigência é pequeno, mas existe. Vai depender da rigorosidade do conservador.
@eduardo_augusto e @mabego
Sim, está escrito na certidão de casamento que ela passou a assinar (adotou) o sobrenome do meu avô.
O consulado também transcreveu o casamento com o nome de casada.
@LeoSantos obrigado também por compartilhar sua opnião.
@mabego e demais colegas,
Por favor me orientem.
O processo de nacionalidade da minha mãe está no fim, aguardando o assento. Logo, resolvi solicitar a certidão de casamento e de nascimento do meu pai (brasileiro) para fazer a transcrição pelo Consulado do RJ.
No entanto encontrei uma inconsistência:
1. Na certidão de nascimento do meu pai consta sua mãe (minha avó paterna) como natural de Minas Gerais e na certidão de casamento como natural do RJ..
Isso é passível de exigência?
2. Os plurais estão escritos como era em 1947, exemplo"
Minas Geraes e naturais
Também é passível de exigência?
Abcs e obrigado
@Fabio_mlima
são erros fáceis de retificar.
No entanto, não são erros importantes. Porém, consulados costumam implicar com "tudo".
Imagino que sua mãe não foi a declarante do seu nascimento, por isto a necessidade de transcrever.
Ao enviar a documentação ao consulado, eles vão analisar a documentação.
Conforme a resposta... retifique ou não
@eduardo_augusto