Perca de Cidadania

Olá. Se o meu pai tirar a cidadania como neto de português, depois passar para mim, e após a minha cidadania ser aprovada, ele quiser “desistir” da cidadania portuguesa por não querer ter comprometimentos legais com o país por conta da idade como ele é idoso, eu como filha já com a minha cidadania portuguesa aprovada, eu perco a minha cidadania e não posso passar para os meus filhos ou eu continuo com a minha cidadania normalmente mesmo ele tendo cancelado a dele?

Comentários

  • @MonicaGP aparentemente não há nenhum benefício em realizar a renúncia posterior da nacionalidade... eu tranquilizaria seu pai quanto a isso. Se ele obtiver cidadania com filho ou neto este ato é considerado originário, ou seja, só reconhece a condição dele como portugues desde o dia em que nasceu.

  • @AlanNogueira Já tentei explicar isto para ele mas esta é a vontade dele como idoso… Passá-la adiante e depois revogar a cidadania portuguesa que ele adquiriu via parentesco... Se ele como neto revogar a cidadania recebida por parentesco de segundo grau (neto), após eu adquirir a minha cidadania, ele revogando-a sua cidadania; eu perco a minha cidadania portuguesa e o direito de passar para os meus filhos após ele revogar a cidadania dele?

  • @MonicaGP

    Nunca vi nenhum caso similar ao seu aqui no fórum, portanto posso apenas dar uma opinião: entendo que a partir do momento que você obtiver sua cidadania por atribuição, ou seja, retroativa ao seu nascimento, como filha de um cidadão português, as decisões do seu pai em relação à cidadania dele não terão mais qualquer impacto sobre a sua.

    Lembro no entanto que a consolidação da cidadania portuguesa ocorre apenas após 10 anos, conforme artigo 30-B do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa. Para ter segurança de que nada possa acontecer, seria interessante deixar para solicitar o cancelamento da cidadania portuguesa do seu pai apenas após esse período.

    Mas repito, é apenas uma opinião sem valor legal.

  • @eduardo_augusto entendido. Ok, muito obrigada, Eduardo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.