Certidão de nascimento em Portugal

Boa tarde! Alguém saberia me informar como posso descobrir a certidão de nascimento do meu avô em Portugal sem saber onde nasceu?

Comentários

  • @AlexandreRodrigues

    se vc precisa de ajuda, coloque os dados de quem vc procura

  • Olá!

    Meu nome é Marcia e estou procurando o registro de nascimento e casamento de minha avó que era portuguesa. Já procurei no crav, mas sem sucesso, cepese tb entre outros. Não sei por onde mais procurar. Poderia me ajudar?

    Tenho as seguintes informações:

    Maria da Ascenção de Oliveira Figueiredo

    Nasc: 16/05/1902

    Cônjuge: José Paes de Figueiredo

    Mãe: Rita de Jesus

    Pai: Manoel Fernandes de Oliveira

    Segundo informações de minha tia, minha avó era do concelho de Gouveia, porém minha mãe informou que ela era da Serra de Estrela.

    Obs: 1)não sei o nome dela de solteira;

    2) Segundo minha tia, minha avó veio para o Brasil com 15 anos:

    3) casou-se em Portugal antes de vir para o Brasil;

    4) minha mãe comentou algo sobre navio da ilha da madeira. Não me recordo o que, pois minha mãe já faleceu.

    Desde já, agradeço muito por qualquer informação.

  • editado July 2023

    @Mcfg_2023

    Não leve a mal o que vou dizer pois o objetivo é ajudar: tente cruzar as poucas informações que vc tem e " confrontá-las". Você vai perceber que consegue avançar várias casas sozinha apenas com o que você já tem. Por exemplo: Se você pesquisar Concelho de Gouveia no Google, vai encontrar:

    Gouveia é uma cidade portuguesa do distrito da Guarda, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Situa-se na encosta noroeste do maior sistema montanhoso português continental, a Serra da Estrela, a cerca de 700m de altitude.

    Portanto as informações que vc recebeu da família não são conflitantes entre si... Se ela nasceu no concelho de Gouveia, ela também é da região da Serra da Estrela.

    Pelo ano de nascimento, você precisa buscar o batismo dela nos arquivos paroquiais. Cada concelho (município) tem várias freguesias (bairros) e vc precisa saber em qual freguesia buscar. Se não souber, vai precisar buscar em todas do concelho. Na página 4 do PDF abaixo tem a lista das freguesias de Gouveia. Aí é ir freguesia por fregquesia e consultando o livro de batismos dos anos próximos à data que vc sabe que é o nascimento dela. Não se restrinja ao ano de 1902 pois era bem comum as pessoas informarem uma data de nascimento diferente da real. Eu buscaria entre os anos de 1900 e 1905. Você vai precisar de um pouco de tempo e paciência.

    O site do arquivo distrital é https://adgrd.dglab.gov.pt/

    Boa sorte


  • editado July 2023

    @Mcfg_2023

    Complementando o que o @ecoutinho disse acima, no período que você está procurando (por volta de 1902), as pessoas quando nasciam não eram registradas com o nome completo, como acontece hoje.

    Portanto, nos livros de batismo, você precisa procurar por uma Maria ou uma Maria da Ascenção, filha de Rita de Jesus e de Manoel Fernandes de Oliveira.

    Outro detalhe, o dia da Ascenção em 1902 caiu em 8 de maio, bem próximo da data informada por você. Isso é uma boa pista de que ou a sua avó nasceu ou foi batizada por volta dessa época.

  • Olá ecoutinho e eduardo_Augusto

    Muito, muito obrigada mesmo pela ajuda de vcs. Vou seguir direitinho as orientações de vcs.

  • Bom dia! @mabego obrigado.

    a história do meu avô é que veio com sua mãe, ainda criança, e sem documentos se registrou como brasileiro, apesar de ser cidadão português. Eu tenho o registro de nascimento dele no RJ - Brasil pedido por ele próprio.

    nesse caso perde-se a possibilidade de pedir a cidadania portuguesa para os netos?

    nome do meu avô: Manoel Rodrigues nascido em 06/07/1895, falecido em 25/08/1966 no Rio de Janeiro.

    Nao tenho o nome da cidade onde ele nasceu em Portugal.

    pais do Manoel (meu avô): Leandro Rodrigues e Balbina Rosa Rodrigues.

    obrigado

  • @AlexandreRodrigues


    Se você não tiver como provar, com um documento português, que ele nasceu em Portugal, o processo de nacionalidade será indeferido.

    Como você diz que ele veio para o Brasil "ainda criança", dependeria de saber com que idade ele veio. Normalmente as crianças eram batizadas poucos dias após o nascimento (já via alguns casos de batismos na mesma semana). Pode ser que ele apenas não tivesse documentos, mas que tenha sido batizado em Portugal.

    Nesse caso, você precisará encontrar o registro de batismo do Manoel.

    Você não disse se o Manoel é seu avô paterno ou materno, mas se o(a) filho(a) do Manoel (ou seja, seu pai/mãe) for vivo, poderá pedir como neto, a partir do Leandro e da Balbina.

  • @AlexandreRodrigues

    coloque o documento de nascimento dele que vc tem

  • @mabego

    minha mãe que era neta do Leandro e da Balbina ja faleceu.

    Nesse caso, você precisará encontrar o registro de batismo do Manoel. Essa pesquisa provavelmente tenho que contratar algum despachante para realizar devido a complexidade, assim penso? Além disso, mesmo sendo encontrada a certidão de batismo, ainda precisarei encontrar algum documento que a Balbina com seu filho Manoel vieram para o Brasil? Tipo registro em navios?

    Obrigado

  • @AlexandreRodrigues


    Vamos lá... primeiro, é preciso entender que estamos falando de um período de mais de 100 anos. Não havia registros digitalizados, muito mal havia fotografias... então erros, falhas e até mesmo fraudes (não quero dizer que fosse esse o caso da sua família) eram relativamente comuns.

    A história que chegou até você é que seu bisavô veio pequeno para o Brasil, mas que se registrou como brasileiro porque não tinha nenhum documento. Mas será que realmente foi isso que aconteceu? Pode muito bem que ele tenha nascido no Brasil, mas que por algum motivo a mãe dele tenha dito que ele veio pequeno...

    Eu fiz uma busca rápida nos registros de entrada no porto do rio (<h3>ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL - PORTO DO RIO DE JANEIRO) no período entre 1985 e 1920. Encontrei algumas mulheres de nome Balbina, que vieram para o Brasil trazendo crianças chamadas Manoel.


    Esse aqui é um registro de entrada no Brasil de uma Balbina Roza, trazendo um Manoel de 1 ano de idade. Mas as datas não coincidem com o que você informou.



    Enfim... é mais para te mostrar que existem recursos de pesquisa, mas você precisa juntar mais informações. O Manoel tinha irmãos ou irmãs? Nascidos no Brasil ou em Portugal? Eles vieram para o Rio, para São Paulo, ou para outra cidade?

    Infelizmente não consigo ajudar muito, tem outros colegas aqui que são mais experientes com buscas.

  • @AlexandreRodrigues

    Nesse caso, você precisará encontrar o registro de batismo do Manoel. Essa pesquisa provavelmente tenho que contratar algum despachante para realizar devido a complexidade, assim penso? Além disso, mesmo sendo encontrada a certidão de batismo, ainda precisarei encontrar algum documento que a Balbina com seu filho Manoel vieram para o Brasil? Tipo registro em navios?

    Para se chegar no português, que de fato se procura, quem faz buscas e está um pouco familiarizado com este trabalho, às vezes... vendo o documento dos antepassados acha uma maneira de achá-lo. Dando voltas, embora mais distantes e abrangentes.

    Por este motivo, fiz o pedido acima.

  • @mabego @eduardo_augusto muito grato pelas pesquisas e dicas. Vou apurar a história da família melhor.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.