Ajuda com o meu assento de nascimento . Urgente
Boa noite.
Fiz o processo de minha nacionalidade portuguesa antes de casar e mudar de nome . Eu me divorciei e casei novamente .Agora tenho que transcrever divórcio e o casamento. Alguém sabe me dizer se posso fazer isto sozinha via consulado e quais documentos levar. Eu nao acho o meu registro de Assento de nascimento , acho que o perdi ou nao recebemos nenhum documento de assento de nascimento? Pq se eu recebi eu perdi. Como consigoeuma cópia do mesmo. Eu fiz o meu processo a mais de 20 anos e paralise, agora quero dar continuidade para obter a minha cidadania. Alguém pode me ajudar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@mevang122
Sua mensagem está meio confusa, começa com "Fiz o processo de minha nacionalidade portuguesa..." e termina com "...quero dar continuidade para obter a minha cidadania".
Afinal, você já é portuguesa ou não?
Caso seja, é bem fácil obter o assento de nascimento, só seguir as instruções desse link aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Para fazer a transcrição de casamento, se você mora no Rio de Janeiro ou Espírito Santo, faça pelo consulado do Rio de Janeiro, só seguir as instruções: Registo Civil / Nacionalidade - Lista de atos Consulares - Informação geral - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal No Rio de Janeiro (mne.gov.pt) . Se você mora em outro estado, a recomendação é mandar para o Porto: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
Depois de fazer a transcrição do casamento, você precisa fazer a homologação do divórcio junto à Justiça Portuguesa. Para isso, você precisará de um advogado inscrito na OAP - Ordem dos Advogados de Portugal. A homologação não pode ser feita por conta própria, você precisa de um advogado. Aqui no fórum é proibido dar indicações, então você vai precisar procurar.
Depois de homologado o divórcio, você faz a transcrição do segundo casamento.
Ah, não precisa "levar" nada no consulado pessoalmente, o processo de transcrição, seja pelo consulado, seja pelo Porto, pode ser feito pelos Correios.
Boa sorte!
@eduardo_augusto muito muito muito, obrigada por suas informações. Desculpe a mensagem confusa. Vou tentar explicar outra vez . Quando eu fui fazer meu cartão cidadão eu não pude pq tinha casado e mudei de nome por duas vezes. Então eu só recebi o registro de assentamento mas isto tem mais de 20 anos e eu o perdi. Agora quero fazer a transcrição do primeiro casamento , averbação do divórcio e transcrição do atual casamento. Segui o link que vc me enviou mas não consigo pagar pq pede para autenticar e eu não tenho nenhuma autenticação.
@mevang122 na tela inicial existe uma opção de entrar sem identificação, use essa opção
@eduardo_augusto eu usei mas no processo final depois que colo a os dados do cartão e continua , aparece esta página e o pagamento não é concluído antes disto. Eu não sei se estou fazendo algo errado.