Idade de falecimento/casamento errada

Gostaria de tirar uma dúvida. Agradeço muito que puder me auxiliar.

No processo de atribuição para filho a data de nascimento do cidadão português é 1887.

Como preciso enviar a certidão de casamento ou de óbito para comprovar o sobrenome do cidadão português, tenho um problema, pois a certidão de casamento consta que ele teria 25 anos de idade, qnd o certo seria 27 anos (casou em 1914) e a certidão de óbito consta que ele faleceu com 78 anos, quando o certo era 77 (faleceu em 1964).

Essa diferença de idade nas certidões é um problema? Vocês acham que é preciso retificar?

Ps: as certidões não constam a data de nascimento do cidadão, apenas a idade. A impressão que eu tenho é que antigamente vc informava oq quisesse no cartório..

Comentários

  • @Carolsrf

    Primeiro, é preciso corrigir essa sua impressão. Não se "informava o que quisesse no cartório". Tinha gente que mentia? Sim, claro, como hoje ainda existem mentirosos, fraudadores, etc. Mas isso não significa que houvesse bagunça. No caso especial dos imigrantes, muitos vinham para o Brasil ainda crianças, pais analfabetos, certidões escritas à mão com caligrafia ruim, pessoas falando com sotaque, enfim muita informação se perdia ou era transmitida com erros.

    Agora, você pergunta o erro na idade pode ser um problema. É um problema sim: está errado.

    Tem duas coisas que podem acontecer:

    Cenário 1: o conservador não vê e o erro passa ou o conservador vê mas ignora. Nesse cenário o documento é aceito e a exigência é sanada.

    Cenário 2: o conservador vê e rejeita. A exigência permanece e você precisa retificar, seja a certidão de casamento ou a de óbito.


    Conclusão: ou você corrige agora e manda o documento certo, ou manda do jeito que está e torce para correr tudo bem.

    São dezenas de conservadores, analisando milhares de processos. Não dá para prever o que cada um vai fazer em cada situação específica. Aqui no fórum talvez haja um ou outro caso, mas não significa que haja um padrão exato. É uma decisão que você precisa tomar.

  • @eduardo_augusto muito obrigada pelas suas considerações. Vc tem razão, no caso especial dos imigrantes realmente eles informavam o que sabiam, muitas vezes sem posse das informações corretas. Vou resolver como fazer. Obrigada mais uma vez.

  • @Carolsrf

    Eu retificaria. Tive problema na transcrição de casamento dos meus pais com um erro aparentemente "bobo": Consta na certidão de casamento que a naturalidade do meu pai é "Rio de Janeiro" e na certidão de nascimento dele consta natural de "Campos/RJ". Provavelmente na hora de fazer a certidão de casamento consideraram Rio de Janeiro - estado como naturalidade. Mesmo assim, a documentação voltou e mandaram retificar (sendo que ele nem é o portugues da relação!).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.