Nome do Avô e Estado Civil errado na certidão de nascimento

Oi Pessoal, tudo bem?

Alguém ja passou por situação semelhante? Vou descrever abaixo:

Recebi uma carta datada de 15/06/2023 que informa duas divergências no processo de nacionalidade.

1. Nome do avô diferente na certidão de nascimento comparado ao assento do pai.

O Pai da requerente, ANTONIO FERREIRA, não teve sua paternidade registrada quando nasceu.

O Pai da requerente, ANTONIO FERREIRA, foi perfilhado somente em 29/10/1970, por AVELINO ANTONIO PEREIRA DA COSTA.

A data de nascimento da requerente é 10/06/1961, o registro foi feito em 11/09/1961, portanto ainda não havia sido registrado nos documentos o nome de seu avô, pai de ANTONIO FERREIRA.

Na época o cartório por algum motivo colocou um nome errôneo que lhe foi apresentado de maneira desconhecida, colocou como avô parterno AVELINO DA COSTA FERREIRA.

O que pode ser feito nesse caso por favor? Pedir ao cartório no Brasil a correção do nome do avô?

1. O pai na certidão diz que é solteiro, mas há um registro de casamento.

De fato, o pai da requerente, ANTONIO FERREIRA, era casado em Portugal com TABATA DOS SANTOS MORAIS, desde 08/04/1951, e veio a se divorciar em 25/06/1986.

ANTONIO FERREIRA, apesar de ser casado no papel com TABITA, convivia no Brasil com AUREA DE OLIVEIRA BULLE, juntos tiveram a requerente ANA LUCIA BULLE FERREIRA.

Como não eram CASADOS, o cartório erroneamente colocou “SOLTEIRO”.

O que pode ser feito nesse caso por favor? Pedir ao cartório no Brasil a correção do status civil do pai?

Nao sei se fui claro, espero que alguem me esclareça, pq na carta diz que tenho 30 dias pra responder.

Comentários

• @RosanaFleury

Vou deixar para os mais experientes responderem, mas quando você não coloca os nomes das pessoas e coloca "o seu avô", "o pai do requerente" e assim por diante, dificulta um pouco o entendimento. Talvez outros colegas aqui do fórum consigam desvendar o mistério para você.

Quero apenas dizer que em relação ao prazo de 30 dias, você não vai conseguir resolver os problemas apontados. Nesse caso, o que você precisa fazer é comunicar que precisa de mais tempo. Não é caso para desespero :-)

• @RosanaFleury

Você recebeu uma comunicação da conservatória com exigências?

Sugiro que copie literalmente aqui o texto da exigência, para receber recomendações de acordo exatamente ao que está sendo pedido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.