DÚVIDA - devo corrigir o nome?

Bom dia, obrigada por esse fórum! Por favor, alguém poderia me ajudar a esclarecer se devo ou não corrigir os nomes?

O meu processo andou para a bolinha 2 e agora fico com medo de cair em exigência. A situação é a seguinte:

Processo de neto:

1. CERTIDÃO DE BAPTISMO DA PORTUGUESA

Portuguesa MARIA (nascida em 1860) - sobrenomes dos pais MAGALHÃES (mae) TEIXEIRA (pai), entretanto não colocaram o sobrenome completo dos pais e sim "referiram" com os sobrenomes dos avós.



3. CERTIDAO DE CASAMENTO RELIGIOSO NO BR (1884):

  • Maria TEIXEIRA (sem o MAGALHAES)
  • Marido brasileiro: Alfredo Silva
  • Nomes dos pais da portuguesa completos com o MAGALHÃES e o TEIXEIRA, respectivamente. Falta o MARIA no nome da mãe (Anna Maria Magalhães)


3. CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO FILHO (ALFREDO SILVA JR.)

  • Nome de casada da portuguesa: MARIA MAGALHÃES SILVA
  • Nome dos pais dela:

a. Pai: João Antonio ALVES Teixeira (falta o Alves)

b. Mae: Anna MARIA Magalhães Teixeira (falta o MARIA no nome)



Vocês acham que cairá mesmo em exigência?

Nesse caso já me informei que a mudança a administrativa só poderia ser feita nos documentos de cartório, nos religiosos (certidão de casamento), somente na justiça.

Pensei em: uniformizar os documentos do cartório para o que consta na certidão de nascimento dela, mas colocar o nome dela de casada como Maria Teixeira Silva (para a informação ser compatível com a certidão de casamento)

Essa seria a melhor estratégia?


Muito obrigada gente!!

Comentários

  • editado July 2023

    @Juliaj

    Em relação à certidão de batismo, ela deve corresponder ao que estava escrito no livro da igreja ; isso você pode conferir para se certificar de que não houve erro.

    Acho que esse é um caso em que valeria fazer a retificação, mas... Uma vez que você já deu entrada no processo de neto, minha sugestão é agora esperar pela exigência. Informe-se sobre onde estão todos os documentos que você vai precisar, faça uma lista do que você acredita que precisa ser alterado, e espere.

    Se cair em exigência, você vai retificar o que o conservador pedir.

    Sendo processo de neto, se mudou para a bolinha 2, imagino que seja um processo de abril/maio/junho de 2021. Se o andamento dos processos continuar como nos últimos meses, ele vai andar mais rápido agora. talvez em mais dois ou três meses ele mude de fase novamente, passando para uma fase 4 "ok" ou "caindo em exigência".

    Edit (escrito após a mensagem da @mabego , abaixo): é importante lembrar que as bolinhas não representam a real situação do processo. embora no site apareça "bolinha 2 verde", pode muito bem que seu processo já tenha até passado pela fase de análise dos documentos e que simplesmente o site esteja desatualizado. Eu concordo com a @mabego que o melhor seria retificar e alinhar todos os documentos - mas na situação atual, pode ser que isso termine por atrapalhar o seu processo, em vez de ajudar. Isso, claro, de novo assumindo que o seu processo seja de abril/maio/junho de 2021, como escrevi acima.


    Vou marcar outras pessoas aqui que podem dar opiniões diferentes da minha, para você ter outros pontos de vista.

    @CarlosASP @mabego @Destefano @Nilton Hessel

  • @Juliaj

    apesar destes erros, não serem tão grotescos, pois os apelidos são realmente da família...

    Eu... alinharia tudo

  • @Juliaj

    Normalmente não dou palpites em retificação.

    No seu caso, como já mandou o processo, eu só retificaria se e o que for exigido.

    Mexer antes pode resultar em ou fazer retificações desnecessárias, ou, na pior das hipóteses, fazer retificações que mais te atrapalhem que te ajudem.

  • @Juliaj

    se já enviou... não tem o que fazer.

    É esperar, e ver se cai em exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.