Localização de assento de nascimento do meu bisavô brasileiro
Gente, por favor, vê se alguém pode me ajudar? Preciso fazer o registro de casamento dos meus bisavós (ela, portuguesa e ele, brasileiro) em Portugal porque, como foi ele quem declarou o nascimento da minha vó, esse registro do casamento é necessário pra dar prosseguimento no processo de cidadania.
A questão é que, depois de passar horas a fio diariamente ao longo da pandemia na frente do computador, por meses, consegui localizar o assento de batismo da minha bisavó portuguesa no interior do interior do interior de um pequeno vilarejo no norte de Portugal. MAS a certidão de nascimento do meu bisavô, brasileiro, que mora no bairro em que eu nasci e cresci, eu não encontro. Encontrei de TODOS os irmãos dele, dos pais e de todo mundo da família no mesmo cartório (13ª RCPN), menos a dele. Pedi busca, buscaram no ano de nascimento e não localizaram. Não sei mais o que fazer. Já cacei o Family Search de cima abaixo.
Dados:
FRANCISCO BARBOSA, nascido em 05 de abril de 1898 e falecido em 7 de setembro de 1974, no Rio de Janeiro.
filho de FRANCISCO BARBOSA LIMA e ELISA CARDOSO DE OLIVEIRA, brasileiros, naturais do Rio de Janeiro.
moradores de Campo Grande, zona Oeste do Rio de Janeiro.
casado com Maria Joaquina Ferreira (às vezes constante como Ribeiro).
Comentários
@diegolcs
veja se é este casamento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTV7-14C?i=159&cc=1582573
já pediu o desarquivamento da habilitação deste casamento?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KV9G-KK?i=121&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-FLJY
uma irmã: reg.341 - será que ele não está no mesmo cartório?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63PD-3T?i=83&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVF-SG3T
aliás... os irmãos anteriores e posteriores à ele estão no mesmo cartório...
se vc pediu busca, pediu a certidão negativa desta busca?
@mabego
Sim, todos os irmãos estão registrados no mesmo cartório. Já encontrei todos, menos ele, justamente o que eu preciso.
Eu falei com um advogado sobre a possibilidade de pedir desarquivamento e ele me explicou que, no Rio de Janeiro, depois de um tempo eles incineram os documentados anexados no processo de validação do casamento, restando apenas as informações constantes no registro mesmo. Seria perfeito se houvesse a possibilidade de desarquivamento.
@diegolcs
esse é o grande problema do RJ = incineração de documentos.
De qualquer forma... peça a certidão negativa de que eles não encontraram o que vc precisa.
Vc falou com atendente ou com o oficial?
Normalmente, cartórios têm preguiça de "procurar". Já passei por "n" situações semelhantes...
@diegolcs
Para que datas você pediu buscas no 13 RCPN?
E já tinha visto estes registros tardios de 3 irmãos?
Omar (nascido em 1913) e Maciel (em 1918); o pai registrou apenas em 1931 (são registros seguidos no mesmo dia):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGY-P7V4-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VN9-9STH&action=view&groupId=TH-909-74633-151177-8
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGY-P7VP-H?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VN9-9STH&action=view&groupId=TH-909-74633-151177-8
João (nascido em 1902); auto registro em 1939:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGY-PW5R-M?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VF2-JGGL&action=view&groupId=TH-909-74633-184150-8
Para alguns desses 3 irmãos, você achou um outro registro de nascimento anterior, próximo da data de nascimento?
Eu vi no FS o casamento civil de Francisco com Maria Joaquina em 1922; ali fala que apresentaram "certidão de registro civil de nascimento de ambos". Quem sabe ele não fez um registro pouco antes do casamento?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTV7-14C?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKFS6-HKX&action=view&groupId=M9D6-48Q
@CarlosASP
Sim, eu tenho os registros dos irmãos dele anexados à minha árvore. Mas não tinha me tocado nisso, de terem sido feitos tardiamente.
De qualquer modo, já cacei todos os Franciscos entre 1898 (alegadamente a data de nascimento) e 1922 (data do casamento, cujo registro afirma que ele já tinha registro de nascimento) e não encontrei. Pelo menos não na 13 RCPN. Preciso agora fazer a mesma busca nos outros RCPNs.
Mas agora acabei de ter um estalo. Ele trabalhava no Centro do Rio. Talvez ele tenha feito um auto registro na RCPN de lá. Vou caçar nos RCPNs do Centro primeiramente pra ver se acho.
@mabego @CarlosAlberto
Pedi busca para o ano de 1898 (alegadamente a data de nascimento, conforme certidão de óbito, registro de casamento e identidade funcional). Me cobraram uma taxa e cerca de duas semanas depois responderam que não estava lá. Não pedi certidão negativa (ainda), porque é paga e não muito barata rs. Mas CASO eu tenha que fazer um registro tardio dele, talvez precise anexar essa certidão negativa ao processo.
Vou agora caçar no FS de 1898 até 1922 todos os Franciscos em todos os 13 RCPNs digitalizados. Só o 14 RCPN que não tem digitalizado.
Carlos, respondi tuas outras perguntas no comentário anterior.
@diegolcs
Os arquivos no FS estão separados pela antiga classificação de "circunscrição", que durou até 2012. Depois disso que viraram os RCPNs atuais.
Menciono isso pois a antiga 13a circunscrição deu origem a dois RCPNs diferentes: o 13 RCPN (zona de Campo Grande) e o 2 RCPN (cobre zona de Santa Cruz), caso você queira pedir busca nesse outro 2 RCPN (ou no 16 RCPN - ver abaixo)
Esse 2 RCPN foi criado pela lei de 2012 mas na prática só foi instalado no fim de 2015. Na teoria, os livros antigos da região de Santa Cruz foram para esse 2 RCPN.
A parte de Campo Grande que estava no 14 RCPN (e esse era parte da antiga 14a circunscrição até 2012) foi mais recentemente transferida para o novo 16 RCPN (Realengo); esse 16 RCPN foi instalado em novembro de 2021:
"O 16º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 14º Registro Civil, funciona na Avenida de Santa Cruz, Nº 1.566, em Realengo. A serventia prestará atendimentos referentes aos bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande."
O "resto" do 14 RCPN (Madureira etc) continua no 14 RCPN.
@CarlosAlberto MUITO obrigado, Carlos!!! @CarlosASP
Vou dar uma caçada nos índices dessas unidades!!
@diegolcs
Segue guia com as transformações de Pretorias, Circunscrições e os atuais RCPNs. Tem também os endereços e contatos dos cartórios atuais. Boa Sorte!
Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias
Cacei em todos os índices de todos os livros constantes no Family Search, em todos as circunscrições do Rio de Janeiro, de 1898 a 1922 e não encontrei. O jeito vai ser mesmo dar entrada num processo de emissão de registro tardio. Vou gastar uma nota e perder alguns meses nessa espera, mas infelizmente não vejo outra solução =(
Provavelmente o registro dele está em algum livro extraviado, danificado ou perdido.