Residir em Portugal

Sou brasileira e meu marido português, tenho 3 filhos (19 anos, 16 anos e 14 anos) que são do casamento anterior, são enteados do meu esposo. Estamos querendo ir morar em Portugal, precisamos de visto, e /ou passagem de volta? Se for preciso visto, qual se enquadra? Tem como meu esposo fazer algum pedido por Portugal, pois ele está lá. Fico no aguardo de uma ajuda. Grata!

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 2023

    Existe a opção de pedir reagrupamento familiar.


    Pesquise mais sobre o tema, existem muitos detalhes.


    Pode ser mais vantajoso pedir ainda no Brasil ou direto em Portugal após a entrada pelos 90 dias permitidos. Precisa comprovar a capacidade financeira e outros requisitos.


    Precisará também comprovar o seu casamento. Os filhos menores são aceitos, no caso do filho maior, terá que comprovar a dependência financeira.

  • @RenataFG ,

    Como o @LeoSantos disse realmente são muitos detalhes.

    Para ir pedir o regrupamento lá em Portugal, como seu marido já tem nacionalidade portuguesa se vocês estivessem indo viajar junto com ele, como turistas, todos poderiam entrar na fila dos europeus e não presisariam passagem de volta. Mas não sei se no caso seu filho maior poderia ir sem a passagem de volta.

    O problema em ir pedir o reagrupamento lá é que o agendamento no SEF está super lotado, então os familiares acabam não conseguindo o agendamento dentro dos 90 dias de estadia para turistas e os familiares acabam ficando sem situação legal por algum tempo.

    Então o ideal seria pedir o seguinte visto(não é o visto para agrupamento familiar):

    Visto de Residência para acompanhamento familiar de requerente de visto de residência

    Este visto destina-se a familiar (cônjuges, filhos menores, dependentes legais, etc.) de requerentes de visto de residência.

    Ai todos iriam já legalizados e também não precisariam passagem de volta. E nem precisariam estar acompanhados de seu marido. E também o agendamento no SEF já estaria feito automaticamente.

    Ainda fica a dúvida sobre seu filho de 19 anos. Ele com certeza pode ter o reagrupamento familiar desde que esteja estudando.

    Aqui vai o link da VSFGlobal que é por onde se pede os vistos. Você vai encontrar lá os telefone e pode ligar pedindo mais informação. Leia bem e veja inclusive a documentação requerida.

    https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/residency-visa.html

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.