Reconhec. de firma por autenticidade para quem mora nos EUA?
Olá meus amigos! Hoje venho aqui compartilhar a minha felicidade e mais uma etapa vencida: o processo de casamento da minha mãe acaba de ser concluído e agora chegou finalmente a minha vez :) Foi muito suado, porque eu sozinha fiz e paguei tudo referente a atribuição da minha vo, a transcrição do casamento dela, atribuição da minha mãe e agora o casamento... foi sofrido, meus amigos...e só tenho a agradecer - e MUITO - a este blog...
Bem, agora ja estou com tudo em mãos para enviar os meus documentos, apenas um problema e uma duvida gigante que nao encontrei a resposta aqui no blog. Eu moro nos EUA e o consulado brasileiro me disse que eles nao fazem o reconhec. de firma por autenticidade em documentos estrangeiros, apenas brasileiros (eu enviei a eles a foto do formulario 1C). Entao, eu entrei em contacto com o cartorio no Brasil onde eu tenho firma aberta e fizemos uma video conferência (minha mae levou o Form 1C la). E no selo colado veio escrito "reconhecido a firma de fulano por *autenticidade* por meio de video conferencia". E entregam um papel junto escrito isso: "No dia xx-xx-2023 compareceu perante o tabeliao de notas por meio de videoconferencia realizada na plataforma do e-notariado a senhora xxxxxxxxx xxxx CPF 000-111111-2 devidamente identificada por meio do cartao de firmas arquivado neste tabelionato de notas e declara ser plenamente capaz e que firmou sua assinatura fisica no documento DECLARACAO PARA ATRIBUICAO DE NAC. PORTUGUESA o qual foi entregue nesta serventia extrajudicial no dia xxx-xxx para a efetivacao do reconhecimento de firma por *autenticidade*. O presente termo tambem ficara arquivado eletronicamente para os efeitos do artigo 23 inciso xxx"
Será que por ter sido feito por video conferencia que vao rejeitar?
Eu nao tenho como ir ao Brasil.
Comentários
@raquelbarc ,
Nào saberia dizer se Portugal aceitará este reconhecimento de firma. No Brasil isto é aceito, minha amiga que está fora do Brasil fez isto para documentação de inventário do pai dela no Brasil.
O que é o mais recomendável para quem está fora é se dirigir a um consulado português para reconhecimento da assinatura. Se você mora próximo a um consulado esta é a melhor opção.
Outra forma, mais trabalhosa, seria assinar o formulário no notário e enviá-lo para o departamento de estado para autenticação, que também é chamado de apostila, mas não é apostila de Haia, pois o formulário é um documento português e só poderia ser apostilado em Portugal se fosse o caso. Cada estado tem suas instruções, no Texas o departamento de estado solicita que se notarize este documento que coloco abaixo e envie junto com o formulário para o departamento de estado para autenticação. . Se for fazer desta forma, peça ao notário que carimbe não só o documento como também o formulário.
Fizemos desta forma e funcionou, mas como disse o mais indicado seria assinar num consulado português. Mas alerto que alguns notários que consultamos não sabiam muito bem como fazer. Levamos o documento abaixo já pré-preenchido e o notário só teve que preencher o que faltava. Mas creio que dependendo do notário ele pode redigir este documento para você.
Tá aí algo que não tenho a menor ideia se será aceito ou não 😂
Caso você mande assim e seja aprovado, não esqueça de contar pra gente depois!
@raquelbarc
como o @LeoSantos disse, nesse caso o mais simples seria levar o formulário em um consulado português aí nos EUA e assinar na frente de um funcionário do consulado. Mas talvez isso também seja difícil para você.
Como ele disse, se você tentar enviar esse formulário reconhecido por videoconferência, depois nos conte se foi aceito ou não!
@texaslady muito obrigada pelas informações... esse blog salva vidas :) vocês são demais! Então, eu abri a pagina do consulado português (o mais proximo pra mim fica em Sao Francisco, estou em Utah) entao abri a lista de serviços notariais e endereços. Adivinha? Eles tem um aqui em Utah. Ja liguei pra eles e amanha mesmo estarei indo la levar o 1C. Vai ser exatamente como vc falou que seria, depois de assinado tem que ser enviado para o dpto do estado. Fica pronto em 2 semanas. @LeoSantos vou enviar os dois, o da videoconferência e o que vou fazer aqui. Entao, nao saberei qual dos dois eles aceitarão, ou se aceitaria apenas o da videoconferência (nao quero arriscar senao pode cair em exigência). @eduardo_augusto obrigada pela contribuição, é sempre bom ter o feedback de vocês.
@raquelbarc
se você vai fazer como a @texaslady sugeriu, eu diria para você enviar apenas o formulário que voce vai fazer aí nos EUA. Esquece o feito por videoconferência. Mandar os dois formulários é potencial para a pessoa que abrir o envelope lá em Portugal questionar "qual está valendo" e atrasar as coisas desnecessariamente.
@texaslady o que voce acha?
@raquelbarc
A forma mais fácil, segura e recomendável é vc ir ao consulado português que atende a região que você mora e assinar na frente do oficial consular para que ele reconheça sua assinatura por autenticidade assim como autenticar cópias de documentos que vc precise também (por exemplo do seu RG ou passaporte). Com isso é só mandar a documentação do seu processo para a conservatória.
@raquelbarc ,
@ecoutinho , Sim, sem dúvida. Mas a alternativa é justamente para não ter que fazer esta viagem.
@eduardo_augusto , concordo 2 formulários pode confundir, Não sei se o conservador vai querer a responsabilidade de escolher qual formulário usar. é difícill opinar. Eu mandaria o feito aqui, pois sei que funcionou. Na época que tirei minha cidadania tudo era mais ingênio, hoje por causa de tantas fraudes, tudo é mais controlado. No caso de mandar os dois, escreveria uma cartinha explicando os motivos de estar enviando os dois. Seria interessante descobrir se esta forma por video conferência seria aceita em Portugal. É sempre bom também contatar a CRC e indagar, e também contatar o consulado português de San Francisco por email.
Existem também os consulado honorários em algumas cidades. A minha região é atendida pela Embaixada em DC, mas em Houston tem um consul honorário que executa alguns serviços entre eles reconhecimento de forma. Na época que tirei meu CC e passaporte tive que ir a DC, ainda não tinha este posto em Houston. Este posto agora também funciona para visitas do consulado itinerante que vem umas 2 vezes por ano.
Sào opões e decisões que cada um tem que tomar.
@raquelbarc
Não envie os dois formulários, a chance de dar confusão e atrasar seu processo é grande. Mande os documentos necessários e apenas os necessários, nada a menos e nada a mais, sem duplicidade e sem dar margem ao conservador a escolher o que usar (pq provavelmente ele não escolherá. Na dúvida ele vai parar de analisar o processo e te mandar uma cartinha de exigencia solicitando esclarecimentos ou um novo documento)
Use o que você vai assinar aí em Utah e pronto. Terá sido notarizado por um oficial consular português, é o caminho mais seguro. Não esqueça de na mesma visita ao consulado solicitar cópia autenticada do seu passaporte ou rg.
@ecoutinho @texaslady pessoal muito obrigada pelo feedback! Sim, pensei melhor e irei enviar apenas o formulario assinado aqui em Utah (o notario é credenciado pelo consulado portugues, e na vdd encontrei o contato dele atraves do site do consulado portugues mesmo). Perguntei ao notario e ele disse que o formulário rosa vai para o dpt do estado e levara 20 dias uteis para ficar pronto. É feito uma apostila nele, alem do carimbo do notario dizendo que eu assinei presencialmente. Enfim, enviarei o feito m Utah, nao quero arriscar dar confusao no conservador (a) que receber o meu processo. Ainda estou esperando para chegue e enviar tudo a Portugal, onde começará uma nova fase de ansiedade e nervos a flor da pele hehe. Obrigada, amigos!
@raquelbarc ,
Tudo vai dar certo. Boa sorte e vá nos informando por aqui.