Busca de registro de casamento de Águeda (Aveiro)

Olá a todas e todos

Possuo dois antepassados portugueses que casaram ainda em Portugal e posteriormente migraram para o Brasil. Já encontrei os registros de nascimentos de ambos, e, como ambos são da mesma localidade, o casamento deveria ser fácil. Ocorre que não consigo encontrar em lugar algum. O mais provável é que tenham casado em 1912, embora isso possa ter acontecido entre 1908 e 1913. Já olhei os registros paroquiais de todas as paróquias de Águeda até o início de 1911. Já entrei em contato com a conservatória de Águeda, diversas vezes, e eles me informam não constar o registro do casamento. Encontraram, sim, o registro do nascimento da primeira filha do casal, o que torna tudo ainda mais estranho, pois não parece plausível terem casado em outro lugar. Acho difícil que els não tenham casado, uma vez que outros documentos (passaporte, registros de nascimento dos filhos) os referem como casados, ou até "casados em Portugal".

Alguém tem alguma ideia de onde poderiam estar esses registros?

Seguem os dados das pessoas:

  • Noivo: António Cristóvão dos Santos. Nascido em Águeda, no lugar de Assequins, em 17/02/1884. Filho legítimo de Teotónio Cristóvão dos Santos e Rosa Pereira de Jesus.
  • Noiva: Aurora Carolina, ou Aurora Tavares. Nascida em Águeda, no lugar de Assequins, em 02/01/1891. Filha natural de Manoel Rodrigues Tomaz e Maria Carolina.
  • A primeira filha do Casal, Maria Tavares dos Santos, nasceu em Águeda, no lugar de Assequins, em 01/03/1914. Nessa altura António já estava no Brasil, e Aurora pede passaporte quase um ano depois.

Qualquer ajuda será bem-vinda. Desde já agradeço.

Comentários

  • @RachelSM

    Assumindo que você está fazendo um processo de neto (1D)

    Se eles se casaram a partir de 1911, você deve pesquisar no civilonline: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

    Segundo, se você tem o passaporte (emitido por Portugal) que diz que eles eram casados, entendo que você não precisa da certidão de casamento. Não é um documento exigido pelo processo, e se em algum momento a Conservatória exigir que você demonstre que o filho desse casal portugues (que estou supondo, nasceu no Brasil) era legítimo, você pode apresentar o passaporte, que é um documento oficial do governo portugues.

    Não é culpa sua se o governo português falhou em registrar ou arquivar adequadamente o casamento. Se eles se casaram em Portugal, era responsabilidade do governo fazer a devida averbação nas respectivas certidões de nascimento, o que te permitiria encontrar também o registro de casamento.

  • @RachelSM

    qual a data do nascimento desta primeira filha?

  • @RachelSM

    Será que existe também um batismo para essa primeira filha de 1914?

    Pois batismos frequentemente mencionam onde os pais se casaram ("recebidos").

    Não sei onde ficam os batismo pós-1911; pois não acredito que tenham sido entregues ao governo de PT (como foi exigido para os de antes de 1911).

    Poderia tentar ver com a paróquia do lugar onde ela foi registrada civilmente; ou na diocese da região.

  • É sempre uma ideia, mas nem sempre existem os processos de concessão de passaporte. Vale a pena perguntar se tem.

  • Olá a todos. Em primeiro lugar, obrigada pelas respostas.

    @eduardo_augusto minha preocupação é simplesmente a confirmação do sobrenome. De qualquer forma não imaginei que o passaporte poderia servir como essa comprovação. Grata pelo auxílio.

    @mabego 01/03/1914. Dessa consegui certidão.

    @CarlosASP não encontrei o batismo da primeira, mas depois lembrei que no registro de nascimento da filha desse casal que é minha antepassada, feito no Brasil, diz "Antonio Christovão dos Santos, [?] casado em Portugal com Aurora Carolina dos Santos, portugueses"

    @mabego Obrigada pelo envio dos links. Como disse, esses eu já tinha encontrado. Não tinha me dado conta que poderia servir.

    @CarlosASP Tem dela, dele, só encontrei quando solteiro.

    Obrigada novamente a todos e todas pelos comentários e auxílios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.