Transcrição de Casamento - Brasília

Bom Dia!

Mais alguém de Brasília que está para solicitar a transcrição de casamento está com dificuldades pela exigência de ter que reconhecer firma no cartório do Rio de Janeiro e São Paulo?

Vi alguns postes da @Vhnieska.

Você conseguiu? em resposta positiva pode colocar seu passo a passo aqui?

Até no agendamento da Embaixada de Portugal aqui de Brasília estou tendo dificuldade pela demora. E por e-mail ate o momento não obtive nenhuma resposta. Meu caso é parecido com o seu.

Os assentos de batismo são antigos, são antes de 1911.

Mais alguém conseguiu fazer a transcrição sem precisar ir para São Paulo/ Rio de Janeiro?

Comentários

  • @GabrielaMarques A sugestão do fórum é que se você não reside na área do Consulado do RJ (estados RJ e ES) que envie diretamente para a CRC do Porto, conforme guia constante de “guias e informações úteis” aqui no fórum.

  • @GabrielaMarques

    A embaixada de Brasília até faz transcrição de casamento porém eu tentei sexta fazer um agendamento e simplesmente só tinha vaga para a primeira semana de Dezembro e de acordo com o caso da @Vhnieska (que aparenta ser um pouco mais complexo que o meu, no meu caso meu marido é português e casamos recentemente) eles falaram que não faziam lá. Por tanto Brasília não está sendo uma opção boa se você tem um caso parecido com o dela ou até mesmo busca celeridade (que é o meu caso).

  • Bom Dia, pessoal!

    Então... acho que a informação possa ser útil ! =D

    Ontem liguei no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro ( (21) 3861-6450), e o atendente informou que não precisa agendar para ir até o Rio de Janeiro para reconhecimento de firma (Moro em Brasília), podemos enviar tudo pelo correio desde que todos os documentos estejam certos e envie todos os documentos solicitados e depois aguardar o contato do consulado. A estimativa para a transcrição está sendo em torno de 30 dias estando tudo certo. Ontem ao ler a postagem da @Vhnieska informaram que a exigência de reconhecer firma é ilegal, me levantou a curiosidade de pesquisar sobre e achei: A Lei 13.726/2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 9, dispõe sobre o fim da obrigação de reconhecimento de firma e dispensa da autenticação de cópias. Acredito que possa facilitar e agilizar nossos processos.

    @Kellgitirana meu caso é igual o da @Vhnieska, assentos antigos. obrigada pelo seu relato.

    Brasília de fato está complicado.

    Se mais alguém ligar aos consulados e tiverem mais informações se possível poste aqui para irmos nos atualizando.

    Estou aguardando os assentos chegarem em BSB assim que chegarem encaminharei ao consulado do Rio de Janeiro. Assim que tiver tudo ok voltarei para relatar.

  • @GabrielaMarques

    A não ser que eu esteja muito enganado, a lei BR publicada no DOU tem zero efeito para consulados PT.

    Eles seguem as leis de PT e não as do BR. Consulado PT não é uma repartição pública BR, mas uma parte de PT.

  • @GabrielaMarques


    Muito bom saber que posso mandar para o RJ.


    Vou ligar no consulado do RJ para pegar as informações e vou enviar por correio.


    Muito obrigada por compartilhar.

  • @GabrielaMarques

    Oie, tudo bem? Mas no caso você já tem firma reconhecida em alguma área de jurisdição deles né? Pq eu entrei em contato com eles por e-mail e eles me passaram essa informação abaixo. No meu caso, não vou conseguir fazer pelo rio.

    Dúvidas - Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

    Agradecemos o seu email.

    Para dar continuidade no pedido de transcrição de casamento pelo consulado do RJ deve seguir rigorosamente as instruções, juntando os documentos nos moldes em que são solicitados. Os reconhecimentos e apostilamentos das certidões e do requerimento devem ser feitos em cartórios de nossa área de jurisdição.

    Com os melhores cumprimentos,

    Marcelly Vital da Silva Medeiros

    CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO

  • @Kellgitirana Bom Dia!


    No dia que liguei o atendente me passou todas essas orientações que enviei logo acima.

    Fica complicado cada atendente repassar uma informação diferente. Fui bem clara e especifica quando liguei.

    Assim que as documentações chegarem informo aqui por aonde irei enviar.

    Caso mais alguém tiver informações mande . pois estou acompanhando quem está mandando diretamente para a CRC do Porto está demorado meses.

  • @GabrielaMarques

    Pois é, eu tentei ligar no número que você disponibilizou mas chamou chamou e ninguém atendeu por vários dias. Eu estava super confiante que ia dar certo pelo RJ pq atualmente é o melhor lugar com prazos super curtos mas fiquei com medo de arriscar e acabar com eles me devolvendo os documentos e não darem continuidade depois desse e-mail. Eu estou finalizando a documentação e vou mandar pelo PORTO o quanto antes, pq realmente os prazos lá já estão super altos. Ta bem difícil :/

  • LuluLulu Member

    Boa tarde, como saber se a transcrição do casamento dos meus avós foi realizada? Obrigada

  • Bom dia pessoal, passando para deixar o meu relato.

    Com muito custo (estava tentando toda semana) consegui, na sexta passada (quando abre os agendamentos) um horário nesta semana para fazer a transcrição do meu casamento na embaixada de Portugal em Brasília.

    Foi tudo muito tranquilo, entregamos a documentação solicitada no e-mail do agendamento (tem muita divergência de documentos pedidos no site da embaixada, no ato do agendamento e no e-mail confirmando o agendamento). Levei tudo e mais um pouco com medo de ficar sem, mas só pediram mesmo os documentos que estavam descritos no e-mail.

    Como eu estava com planos de mandar para Portugal, já tinha feito o requerimento e até reconhecido firma, mas não vale e lá tivemos que preencher um novo. Eu acabei perdendo 10 euros nessa desavença de documentos pois pedi pelo CIVILONLINE o assento de nascimento do meu marido (pq no site fala que precisa ser emitido a menos de 6 meses), mas acabou que a cópia simples que tínhamos foi aceita (Ufa, estava com muito medo de não dar certo por isso). E, detalhe, pedi na segunda bem cedo, atualizou no mesmo dia o status para pago e até agora não recebi o número para ter acesso ao assento, logo realmente, foi dinheiro perdido e já aconselho a quem precisa desse código para algo, fazer com antecedência pois no meu caso não foi rápido quanto alguns relatos aqui no fórum.

    Demorou 1h todo o processo e já saímos de lá com o Assento do nosso casamento em mãos e o assento de nascimento do meu marido atualizado constando o nosso casamento.

    Consegui economizar tempo e dinheiro fazendo pela embaixada, porém, foi realmente uma "sorte" ter conseguido esse horário tão rápido, até então o agendamento mais próximo que tinha visto no site era para dezembro e quando pisquei tinha perdido. Não sei se tem alguma relevância mas até então eu estava sempre tentando pelo celular e quando tentei pelo computador, foi quando consegui e tinha dois horários disponíveis.

    Desejo boa sorte para todos.

  • @Kellgitirana você poderia botar aqui os documentos solicitados pela Embaixada por e-mail?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.