Certidão de casamento

VENHO SOLICITAR AJUDA PARA LOCALIZAR UMA CERTIDÃO DE CASAMENTO REALIZADO EM, CANTAGALO, RIO DE JANEIRO, ENTRE 1885 A 1894 , Meu sobrinho está buscando esta certidão de casamento dos bisavós, para localizar a do AVÔ. POIS ELE NASCEU NA ESPANHA, veio para cá muito novo, a única que temos é o nascimento do irmão no qual informa que os pais se casaram em cantagalo. 

                 casamento. em Cantagalo Rio de janeiro

 MIGUEL FERNANDES PADILHA e DOLORES CASTILHO PADIAL, 

PAÍS.     JOÃO FERNANDES SOUTO e DOLORES FERNANDES PRADO, 

país.      ANTONIO CASTILHO FONTANA e MANUELA MARIA  PADIAL PUERTA.

NA VERDADE OS NOMESCORRETOS DOS PAIS em espanhol e diferente , e não sabemos se o casamento foi realizado com qual nome. Os pais de dolores sao escrito assim

PAÍS. JUAN ANTONIO CASTILLO FONTANA

           MANUELA MARIA PADIAL PUERTA

Registro de nascimento do irmão manoel 21.02.1894   PRIMEIRO DISTRITO DE PAZ DO MUNICÍPIO DE  CAMPOS DE GOYTACAZES ONDE O IRMAO FOI REGISTRADO APENAS INFORMA QUE OS PAIS ERAM CASADOS NO REGISTRO CIVIL EM, CANTAGALO rj, MAS JÁ PROCURAMOS EM TODO LUGAR, INCLUINDO FAZENDO BUSCAS E BUSCAS NESTE CARTÓRIO DE CANTAGALO E SEMPRE VEM A RESPOSTA NADA ENCONTRADO. O nome sao espanhoes, e posso ver que sao escrito errado em portugues, talves seja por isto que nao consigo encontrar.

DEIXO AQUI OS DADOS, E COM MUITA FÉ EM DEUS ESPERO QUE ME DÊ UMA LUZ. PARA LOCALIZAR ESTA CERTIDÃO. 

AOS 21 DIA DE FEVEREIRO DE 1894 NO PRIMEIRO DISTRITO DE PAZ DO MUNICÍPIO DE , CAMPOS DE GOYTACAZES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM MEU CARTÓRIO COMPARECEU, MIGUEL FERNANDES PADILHA, DECLAROU QUE NA FAZENDA DE SÃO JOÃO NESTE DISTRITO NASCEU UMA CRIANÇA. FILHO ÚNICO DESTE NOME , FILHO DE. DECLARANTE, MIGUEL FERNANDES PADILHA e SUA MULHER. DOLORES CASTILHO PADIAL, AMBOS AQUI MORADORES E CASADO NO REGISTRO CIVIL DE CANTAGALO, NETO PATERNO . JOAO FERNANDES SOUTO e DOLORES FERNANDES PRADO, JÁ FALECIDOS, MATERNO, ANTONIO CASTILHO FRONTANA e MANOELA PADIAL PORTA.

Comentários

  • @eliane2021

    Atente-se que o que era o municipio naquela epoca não necessariamente reflete a mesma divisão administrativa de hoje, por tal razão convém pesquisar o histórico da região e ver quais são os possíveis municípios demembrados/incorporados e para onde foram distribuidos os acervos dos cartórios da época.

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/cantagalo/historico

    Formação Administrativa
    Distrito criado com a denominação de São Pedro de Cantagalo, por Alvará de 09-10-1806, e Decretos Estaduais n.ºs 286, de 29-07-1891 e 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao município de Santo Antônio de Sá.
    Elevado a categoria de vila com a denominação de São Pedro de Cantagalo, por Alvará de 09-03-1814, desmembrado dos termos das antigas vila de Santo Antonio de Sá, depois Santana de Japuíba, atualmente Cachoeira de Macacu e Campos. Constituído do distrito sede.
    Elevado à condição de cidade com a denominação de Cantagalo, pela Lei Provincial ou Decreto Provincial n.º 965, de 01-10-1857.
    Pelo Decreto Provincial n.º 272, de 09-05-1842 e Decretos n.ºs 286, de 29-07-1891, 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, é criado o distrito de Santa Rita do Rio Negro e anexado ao município de Cantagalo.
    Pela Lei Provincial n.º 2.102, de 26-12-1874 e pelos Decretos Estaduais n.ºs 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, é criado o distrito de São Sebastião do Paraíba e anexado ao município de Cantagalo.
    Pela deliberação Estadual de 10-09-1890 e por Decretos Estaduais n.º 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, são criados os distritos de Codeiros, Macuco e Santa Rita da Floresta anexado ao município de Cantagalo.
    Distrito de São Pedro de Cantagalo teve confirmada sua criação, pelos Decretos n.ºs 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Cantagalo se compõe de 6 distritos: Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Santa Rita da Floresta, Santa Rita do Rio Negro e São Sebastião do Paraíba.
    Pela Lei Estadual n.º 1.887, de 22-11-1924, é criado o distrito de Boa Sorte formado com terras desmembrada do distrito de Santa Rita do Rio Negro e anexado ao município de Cantagalo.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Cantagalo, Boa Sorte, Codeiro, Macuco, Santa Rita da Floresta, Santa Rita do Rio Negro e São Sebastião do Paraíba.
    Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
    Pelo Decreto Estadual n.º 641, de 15-12-1938, o distrito de São Sebastião do Paraíba passou a denominar-se Euclides da Cunha, Santa Rita da Floresta a denominar-se Floresta e Santa Rita do Rio Negro a denominar-se Rio Negro.
    No quadro fixado para vigorar no período 1939-1943, o município é constituído de 7 distritos: Cantagalo, Boa Sorte, Cordeiro, Euclides da Cunha (ex-São Sebastião do Paraíba), Floresta (ex-Santa Rita da Floresta), Macuco, Rio Negro (ex-Santa Rita do Rio Negro).
    Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.056, de 31-12-1943, é desmembrado do município de Cantagalo os distrito de Cordeiros e Macuco, para formar o novo município de Cordeiros. Pelo mesmo Decreto acima citado, o distrito de Rio Negro passou a denominar-se, Euclides da Cunha voltou a denominar-se São Sebastião da Paraíba e Floresta voltou a denominar-se Santa Rita da Floresta.
    Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Cantagalo, Boa Sorte, Euclidelândia, Santa Rita da Floresta (ex-Floresta) e São Sebastião do Paraíba (ex-Euclides da Cunha).
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
    Em “Síntese” de 31-XII-1994, o município é constituído de 5 distritos: Cantagalo, Boa Sorte, Euclidelândia, Santa Rita da Floresta, São Sebastião do Paraíba.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
    
  • editado June 2023

    @eliane2021

    Você já viu o batismo de Jose, filho do casal Miguel e Dolores, em Cantagalo em 1891? Ver página 61 do PDF (em ordem alfabética pelo nome do pai):

    http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indBatCantM.pdf

    Quem sabe ali tem alguma outra pista do casal,

    Você conseguiu achar a imigração da família da ESP para o BR? Às vezes a história oral da família não bate exatamente com a realidade. Por exemplo, esse José pode ter nascido já no BR; ou pode ter nascido na ESP mas foi batizado no BR.

    Sabe quem é o casal Federico Castillo Fontana e Dolores Padial Huerta? Eles chegaram no Rio em 06/04/1889 com vários filhos, no navio Bourgogne, tendo embarcado em Málaga. Muita coincidência de nomes do casal para não serem parentes.

    Olhei a árvore da família no FS; me parece estar faltando ao menos 2 filhos do casal Miguel e Dolores.

    Francisco:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6273-B5N6

    Antonio:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6K5L-ZYCM

  • Boa Tarde CarlosASP

    Me perdoe por tanto tempo sem ver esta mensagem, mas devido morte na familia parei as busco por um tempo.

    retornei agora e pude ver tua mensagem, agradeço de coraçao.......

    mas nao consigo ver o registro de JOSE porque o link nao abre da erro, http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indBatCantM.pdf

    poderia me enviar de outra forma.

    ficarei eternamente grata.

    uma semana abençoada a todos-

  • @eliane2021

    Antes de tudo, minhas condolências.

    O link funciona para mim - pelo menos em um PC. Já tentou? Às vezes acessar por celular não dá certo.

    O link não é para o batismo em si, mas para a lista que diz onde está localizado.

  • Bom dia CarlosASP


    Obrigada de coraçao, consegui abrir, e la esta realmente o filho de miguel e Dolores pois foi o unico deste nome nascido em 1891,

    Dolores Castilho Padilha e nome de casada, nome de solteira e, Dolores Castilho Padial

    Miguel e dolores foram casados em cantagalo, antes do nascimento de ( José Fernandes Castilho)

    Como eu conseguiria o registro de nascimento de JOSE, TALVES NO REGISTRO DELE CONSIGO ACHAR O CASAMENTOS DOS PAIS,

    Estou na busca deste casamento faz muito tempo, em todos os registros de nascimento dos outros filhos informa que pais casados em CANTAGALO RJ


    DESDE JA AGRADEÇO MUITO CARLOS, semana abençoada a todos voces, que Deus os ilumina sempre

  • Oi CarlosASP

    Respondendo sobre Frederico Fontana e Dolores Huerta

    Eles sao os pais da Dolores esposa de miguel


    Porque Dolores Padial Huerta casou 2 vezs, o primeiro casamento nasceu a

    Dolores castilho Ruiz Padial , esposa de Miguel que se casaram em CANTAGALO

    Pai DOLORES.  Antonio José Ruiz Diaz

    Mae DOLORES .  Maria Dolores Castilho Padial Huerta ou Puerta

    FILHAS. DOLORES RUIZ PADIAL E MARIA RUIZ PADIAL


    Dolores castilho huerta ficou viuva e se casou com

    (Frederico castilho fontana, na espanha em 1880) e veio para o brasil com 2 filhas desta viuves

     1. Maria Castilho Ruiz 

    2.  Dolores castilho Ruiz  ( esposa de Miguel , Mas como O frederico tinha outros filhos, no desembarque todos ficaram como filhos do FREDERICO usando sobrenome dele, incluido (dolores ruiz Padial e maria ruiz Padial ) que na verdade o pai delas e o. ANTONIO JOSE RUIZ DIAZ do casamento com Maria dolores Ruiz Padial


       no casamento. em Cantagalo Rio de janeiro de

     MIGUEL FERNANDES PADILHA e DOLORES CASTILHO PADIAL, dolores pode ter usado o nome verdadeiro do pais dela que seria o

    Antonio Jose Ruiz Diaz e Maria Dolores Castilho Padial Puerta

    EStes SAO PAIS DE DOLORES ESPoSA DE MIGUEL Padilha

    Federico Antonio Castillo Fontana e O SEGUNDO CASAMENTO da mae de , Dolores castilho Ruiz


    Talves seja por isto que esta dificil encontrar o casamento de e Miguel e Dolores, pois o pai e ANTONIO JOSE RUIZ DIAZ, E NAO FREDERICO,

  • Oi carlos coloquei errado os nomes das filhas de ,MARIA DOLORES E ANTONIO JOSE RUIZ

    MARIA RUIZ PADIAL

    DOLORES RUIZ PADIAL, ESTA E A ESPOSA DE MIGUEL FERNANDES PADILHA.

    A MAE SE CASOU PELA SEGUNDA VEZ COM, FREDERICO FRONTANA , E TIVERAM OUTROS FILHOS NA ESPANHA, QUANDO VIERAM PARA O BRASIL, NO DESEMBARQUE , MARIA RUIZ E DOLORES RUIZ , FICARAM COMO SE FOSSE FILHAS DE FREDERICO.


    Dolores castilho huerta ficou viuva e se casou com (Frederico castilho fontana), na espanha em 1880) e vieram para o brasil com 2 filhas desta viuves

     1. Maria Ruiz Padial

    2.  Dolores Ruiz Padial   ( esposa de Miguel , Mas como O frederico tinha outros filhos, no desembarque todos ficaram como filhos do FREDERICO usando sobrenome dele, incluido (dolores ruiz Padial e maria ruiz Padial ) que na verdade o pai delas e o. ANTONIO JOSE RUIZ DIAZ do casamento com Dolores Ruiz Padial,

  • SOMENTE UM PARAMENTRO

    1º casamento de, Maria De Los Dolores Trinidad Padial Puerta C/

    Antonio José Ruiz Diaz

    Maria De Los Dolores Trinidad Padial Puerta

       1º  Casamento

    14 de junho de 1868

    Almuñécar, Granada, Andaluzia, Espanha

    DESTE CASAMENTO TIVERAM 2 Filhas (2)


    1. Maria Ruiz Padial

    2. Dolores Ruiz Padial ( Esposa de MIGUEL FERNANDES PADILLA) casando em Cantagalo entre 1890 a 1893 , pois em 1893 nasceu Manoel filhos deles , e ja informaram que os pais casados em CANTAGALO


    2º CASAMENTO DE DOLORES PADIAL HUERTA  com 

    Frederico Castillo Fontana

    Maria De Los Dolores Trinidad Padial Puerta

      2º  Casamento

    9 de dezembro de 1880

    Granada, Andaluzia, Espanha

    No desembarque os filhos todos levaram o sobre nome de Frederico Castillo Foutana, entao Dolores ruiz padial passou a se chamar , DOLORES CASTILLO PADIAL, APOS CASAMENTO COM MIGUEL, PASSOU ASSINA,  DOLORES CASTILHO PADILHA

    Desde casamento tiveram o Primeiro filho, Jose Fernandes Padilha que estou a busca, tanto pelo casamento dos pais , como o registro de nascimento dele

  • @eliane2021

    Acho que para ver o batismo desse José terá que descobrir onde estão os livros de batismo dessa paróquia de Santíssimo Sacramento em Cantagalo. Não acho que estão online

    Pode tentar o contato com ela.

    Data da Criação:09 de outubro de 1786  

    Cidade: Cantagalo      

    Telefone: (22)98174-1363 (Também WhatsApp)

    Pároco e Reitor: Pe. Higor Moraes de Jesus

    https://www.facebook.com/santuariosantissimodnf/about

    Ou pode estar na Cúria da Diocese de Nova Friburgo:

    https://www.diocesenf.org.br/diocese/c%C3%BAria

  • @eliane2021

    Complementando sobre os casamentos e quem é filho de quem: essas informações de primeiro e segundo casamento não batem exatamente com as idades indicadas no desembarque no Rio de Janeiro. Olhe a página 42 do PDF para ver quem veio com Federico e Dolores:

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/RPV/PRJ/03783/BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_03783_d0001de0001.pdf

    Vai ver no alto que todo esse pessoal listado na página veio da Espanha para ser lavrador em Cantagalo.

    Quem seria a "sua Dolores" dessa lista? Talvez a Carmen, poderia ser Camen de las Dolores ou algo assim e depois virou só Dolores.

    Tem várias árvores da família no FS, não exatamente compatíveis em todas as informações, mas serve como ponto de partida:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/L6QK-2ZT

    Eu desconfio que a data que você tem de 1880 para o segundo casamento de Maria De Los Dolores Trinidad Padial Puerta pode estar errada. Sugiro tentar destravar o arquivo que mostra o casamento para ver a data correta. A indexação diz 1880, mas a indexação foi feita por leitura de computador e frequentemente está errada:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XPGN-3PJ

    Tente ver se o Centro de Historia da Familia mais perto de você consegue destravar (é grátis isso):

    https://locations.familysearch.org/pt/search

    Talvez a "sua Dolores" tenha se casado com o nome de "Ruiz Padial". Nesse desembarque tem uma Concepcion, que pode ser essa "Conceição Ruiz Padial" - que casou em Porto Alegre em 1897 com outro espanhol. Os nomes dos pais batem:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-WC9F-CR?i=9&cc=2177295

    As idades na lista de desembarque poderiam indicar que apenas a última criança, Andres, seria filho do segundo casamento. O fato de a Concepcion se casar como "Ruiz Padial" leva a isso também. A conferir.

    A irmã mais velha, Maria, parece que usou "Padial Ruiz" como sobrenome, segundo as Fontes dessa árvore com ela:

    https://www.familysearch.org/tree/person/sources/GJBH-VCD

  • Bom dia carlos


    Obrigada por tudo , pela atençao que tem me dado.

    todas informaçoes que te passei sao verdadeiras pois tenho a Partilha de casamentos e nascimento direto da espanha

    o unico problema em toda confusao e porque, Maria dolores padial puerta e irma de manuela padial porta, as duas irmas casou com dois irmaos sendo eles.

    Entao tiveram ai uma mistura enorme de sobre nomes o que dificulta achar , JOSE FERNANDES PADILHA , filho de Miguel e Dolores

  • As data dos dois casamento de DOLORES PADIAL PUERTA mae de Dolores ruiz padial esta correta, tenho os dois casamento realizado em granada.....tenho a certidao de nascimento de DOLORES RUIZ PADIAL, MARIA RUIZ PADIAL, CARMEN RUIZ PADIL FRANCISCO RUIZ PADIAL, SAO DADOS SEGURO.. FUNTES DIRETO DE GRANADA , ALMUNECAR E DOCUMENTOS NO QUAL SOLICITEI LA...

    O NASCIMENTO DE MIGUEL EM GRANADA UM POUCO DIFICIL DE ENCONTRA PORQUE ELE NASCEU ANTES DE 1871 QUE FOI QUANDO EXISTIU O CARTORIO, ELE VEIO PARA O BRASAIL, POR ISTO NAO ENCONTREI O CASAMENTO DELE , DOS IMAOS DELE TODOS FORAM ENCONTRADO

    A UNICA COISA QUE BUSCO E O NASCIMENTO DE JOSE FERNANDES PADILHA, E O CASAMENTO DOS PAIS, MIGUEL FERNANDES PADILHA E DOLORES RUIZ PADIAL. QUE FOI REALIZADO EM CANTAGALO ONDE JOSE NASCEU.

  • 1. Juan Antonio Castillo Fontana

    Casou com, Manuela padial puerta

    2. Angeles Castillo Fontana

    3. Juana Castillo Fontana

    4. Maria Castillo Fontana

    5.  Frederico Castillo Fontana

    casou com, Maria de los Dolores Padial Puerta, ESTES SAO OS PAIS DE DOLORES RUIZ PADIAL, FREDERICO FOI O SEGUNDO CASAMENTO DE MARIA DOLORES PADIAL PUERTA......

    FREDERICO TAMBEM E O SEGUNDO CASAMENTO DELE, FICOU VIUVU E SE CASOU COM MARIA DOLORES, TALVES COMO DOLORES VEIO COM FILHOS DO PRIMEIRO CASAMENTO. PORQUE DOLORES SOMENTE VEIO DA VIUDEZ COM 2 FILHAS.. DOLORES RUIZ E MARIA RUIZ


    Manuela e Dolores sao irmas, casaram com dois irmaos.

    Frederico Castillo Frontana e Juan Jose Antonio Castillo Frontana


  • DA FAMILIA DE mIGUEL TAMBEM TENHO TUDO DA ESPANHA, UNICA CERTIDAO DE NASCIMENTO NAO ENCONTRADA E DO

    MIGUEL FERNANDES PADILHA, QUE SE

    casou com, Dolores Castillo Ruiz Padial, 

  • TENHO A CERTIDAO DE NASCIMENTO DE , DOLORES RUIZ PADIAL, QUE NASCEU EM 1872, quando ela veio com manuela e frederico ainda era solteira, jose e o primeiro filho dela com miguel,

    o que falta na minha busca e casamento do miguel e nascimento de jose em cantagalo

  • editado April 29

    na caertidao de nascimento de dolores esta como, DOLORES CASTILLO PADIAL, ESTA DOLORES E FILHA DE MANUELA PADIAL PUERTA, E SOBRINHA DE MARIA DE LOS DOLORES PADIAL PUERTA

    Carmem e irma de minha dolores ruiz padial, maria concepcion e irma de minha dolores , que acredito veio do primeiro casamento de frederico, ele quando casou com maria de los dolores padial puerta era viudo quase na mesma data que dolores ficou viuva tambem,

  • @eliane2021

    Bom, está lá em cima na outra resposta como achar o batismo de Jose Fernandes Padilha, O livro deve estar em um desses 2 locais: ou na própria igreja em Cantagalo ou na Cúria que fica em Nova Friburgo. Só contatando direto para saber.

    O que foi feito na internet foi apenas uma listagem de todos os batismos no livro. Mas ela indica exatamente em que livro e folha está o batismo de José. Quem sabe uma alma caridosa de lá lhe manda uma imagem, já que sabe onde achar pelos dados da listagem.

    Tem outras listagens da mesma igreja; olhe aqui (não achei nada mais sobre Miguel e Dolores):

    http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/fontprim_rj.shtml#serra_rj

    Há vários livros dessa Santíssimo Sacramento de Cantagalo online, mas o conteúdo não está indexado pelo FS. Tem livros com o casamento em si para alguns períodos e outros só com os "banhos" (as autorizações para casar). Não sei se quem fez as listas acima cobriu tudo que está nessas imagens. Pode arriscar folhear para ver se aparece algum casamento ou autorização para Miguel e Dolores.

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?page=1&place=11843959

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.