Minha experiência na entrega pessoal de documentos na Conservatoria do Registro Civil em Lisboa

Olá à todos,

 

Gostaria de registrar a minha experiência com o demais membros do grupo, caso você esteja pensando em dar entrada pessoalmente no seu processo de naturalização em Lisboa.

Alguns dias antes da minha viagem de férias em Portugal, eu recebi por correio, o último documento pendente para juntar no meu processo: Como moro nos EUA há 21 anos, tratava-se do apostilamento pelo departamento de estado da minha ficha criminal do FBI. Na hipótese de você precisar de obter esse documento americano também, a minha experiência tambem aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23384/como-obter-e-apostilar-ficha-criminal-do-fbi-passo-a-passo/p1

Com todos os documentos em mãos e com data marcada para embarcar, ficou a dúvida se eu mandaria tudo por DHL e aproveitar os dias de férias para lazer e sem me preocupar com isso ou ter a certeza de que entregando os meus documentos pessoalmente, eu não teria risco de um possível extravio. Eu ja tinha sido informado aqui mesmo pelo fórum, da existência de fila na reparticão e da sugestão de postar os meus documentos pelo correio portugues (o que para mim, essa idéia não estava totalmente descartada) mas resolvi seguir em frente com a idéia de viver essa experiêcia. Eu tinha a informação de que entre o meu hotel e o local de entrega o tempo gasto seria de 30 minutos entre caminhada e ônibus, Cheguei no local às 7:40 da manhã e haviam duas filas: Uma menor e restrita para advogados e a segunda, destinada a "Particulares", ou seja, indivíduos como eu, sem representação legal e naturalmente, a fila era maior.


As 9:00 horas abriram as portas e foram distribuidas as senhas. Primeiro lote de senhas foram para todos os advogados (e que não chegavam talvez a 15-20 pessoas) e em seguida, foram dadas somente 40 senhas para o meu grupo. 9:10 da manha foi a hora que recebi a minha senha (por sorte, foi de número K 039)


Importante ressaltar que as senhas não são limitadas as primeiros 40 da fila de "particulares". Como o espaço interior da repartição é pequeno e possui apenas 22 cadeiras, os advogados tem acesso prioritário e na hipotese de terem cadeiras ainda disponíveis, esta são utilizadas por ordem de senha pelos "particulares".

Interior:


Logo após receber a senha, todos foram informados que o sistema de computadores tinha "caído" a nível nacional, o que não era nenhuma novidade para alguns da fila que falaram que essa falha estava ocorrendo sistematicamente na semana anterior e praticamente no sexta, dia 9, o sistema ficou fora do ar o dia inteiro.

Com o sistema lento (mas pelo menos funcionando), eu tive acesso ao interior da repartição as 10:23 da manhã. Estavam atendendo o portador da senha para "particulares" de número K 017. Haviam 5 funcionários para atender alternadamente os advogados (cuja senha começava com "L" ao invés de "K") e outros dois tipos de senhas destinadas a outros serviços que são agendados previamente).

Por volta de meio-dia, ou seja, tres horas depois de abrirem as portas e com um sistema lento, eu fui atendido e também nesse intervalo de tempo, ja tinham liberado o segundo lote de senha para os que estavam lá fora ainda). O meu tempo total com a funcionária não levou nem 15 minutos de atendimento.

As 12:17 já estava liberado e durante o meu atendimento, a funcionária pediu para verificar no meu celular o email de confirmação de recebimento que contem uma "chave de consulta" (senha para acompanhamento do processo) no site https://nacionalidade.justica.gov.pt

Além da chave de consulta essas são as informações contidas no link acima:

 "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses".

Vale compartilhar tambem o aviso fixado na porta da repartição com o endereço para envios de pedidos de naturalização.

Caso você tenha planos de entregar pessoalmente seu seu pedido enquanto estiver em Portugal a passeio ou não, essa foi a minha experiência e espero que tenha sido esclarecedor.


Boa sorte à todos nos seus respectivos processos!


 

Comentários

  • Olá @ppaes, obrigado por compartilhar a sua experiência. Ela bate com tudo que sempre foi comentado aqui no fórum.


    Dito isto, pergunto: No seu entender, valeu a pena praticamente todo esse esforço, somente para receber a senha na hora?

  • @LeoSantos

    pergunto a mesma coisa e ainda acrescento: para entrar na fila, como todos.

    Ou seja, com todo respeito às dúvidas das pessoas, nenhuma novidade....

  • @ppaes


    Obrigado pelo depoimento!

    Cada um faz a sua própria jornada rumo à cidadania portuguesa. Daqui há alguns anos, quando você e seus filhos tiverem o passaporte na mão, você poderá lembrar a história de ter ido pessoalmente entregar os documentos, conhecer o local "onde tudo acontece".

    É o jeito mais prático? Acho que não. Enviar pelo correio teria sido rápido, seguro... mas você fez oque queria fazer. Entrou em um prédio que poucos aqui conhecem, talvez tenha batido um bom papo na fila... legal!


    Pena você não ter nos avisado antes, a gente podia ter te dado uma listinha de perguntas, hehehe

  • @ppaes grato por compartilhar com o fórum esta experiência... ao meu ver corrobora que o meio mais prático ainda seja o envio por DHL, muito embora não deixe de ser a entrega presencial uma alternativa para quem tenha recursos, tempo e disposição para encarar essa jornada! Muito obrigado!

  • @LeoSantos - Em relação a sua pergunta,"valeu a pena praticamente todo esse esforço, somente para receber a senha na hora?", eu diria que sim. Eu acordo cedo sempre e estar as 7:40 da manha no local nao foi problema nenhum. Vale lembrar que nao foi somente uma senha que obtive mas tambem o numero do meu processo tambem.

    @eduardo_augusto - A ida a Portugal nao foi com o unico objetivo de dar entrada no processo. Na verdade, eu agendei essa viagem em Setembro de 2022, na mesma epoca que comecei a jutar os documentos necessarios de dois paises e sem saber ao certo se teria ou nao os papeis prontos na ocasiao da minha viagem. Se nao tivesse os papeis em ordem, com certeza DHL seria a opcao. Quanto ao futuro passaporte, e se der tudo certo (toc toc toc na madeira) seria o meu terceiro alem do brasileiro, americano que obtive em 2006. A possibilidade de me aposentar em Portugal embora remota, nao é descartada mas eu vejo principalmente a intenção de dar continuadade com a cadeia sucessoria que comecou com os meus avos, para mim e no futuro, quem sabe, beneficiar principalmente os meus filhos que nasceram aqui. Se nao correr atras, eles nao poderiam ter essa oportunidade.

    Quanto a conversa, 95% dos que estavam na fila eram angolanos e o bate papo com eles foi bem legal.

    @AlanNogueira Eu acho que juntou o util ao agradavel, ou seja, de resolver em poucas horas. Se contar com a abertura da reparticao as 9 da manha e o momento da minha saida, deu menos de 3 horas e meia. Sai de la com a sensacao de missao cumprida. (pelo menos nessa fase inicial).

  • @ppaes ,

    obrigada pelo relato. Achei sua escolha super válida. Claro que DHL é a melhor opção emtermos de envio. Mas você além ter tido a experiência economizou para uma deliciosa refeição portuguesa.

    Pelo que vi, os prazos aqui para o atestado do FBI e apostila estão ainda por volta de 2 meses. Pensei que depois da pandemia iria melhorar, mas como você disse num post passado são muitos estudantes saindo daqui. Mas acho que não são somente estudantes, não.

  • @ppaes mais uma vez muito obrigado!

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 2023

    @ppaes que bacana, agradeço mais uma vez pelo seu relato.


    Eu se estivesse em Portugal gastaria esse tempo com outras coisas, mas entendo que foi super válido para você.


    Desejo boa sorte no seu processo.

  • @ppaes

    Excelente relato, obrigado por compartilhar.

  • @ppaes uma duvida de ordem prática , você preencheu o formulário em branco (sem o comprovante de pagamento) e efetuou o pagamento em efetivo na hora do protocolo ou já levou o formulário com a identificação do pagamento?

  • editado June 2023

    @Damasceno_de_Castro Boa pergunta. Eu levei o formulario preenchido e uma copia de email com o pagamento. Ao entregar os papeis, a primeira providencia que a funcionaria fez foi ligar para alguem e dar o numero de referencia de pagamento. Em dez segundos (foi muito rapido) confirmaram o numero e a funcionaria deu prosseguimento.

    Havia la tambem uma maquina que aceitava cartao de creditos e algumas pessoas estavam utilizando. Nao sei dizer se era para esse tipo de processo como o meu ou para algum outro pagamento de taxa. Outra coisa tambem que eu vi: Algumas pessoas estavam preenchendo o formulario em copia preto e branco. Eu tinha imprimido em cor (borda rosa) como li aqui no forum.

  • @texaslady :) verdade. Uma refeicao para dois e com direito a vinho tambem. Segundo o link https://travel.state.gov/content/travel/en/records-and-authentications/authenticate-your-document/office-of-authentications.html atualmente esse prazo aumentou e esta levando 12 semanas!

    "Processing Times: We will process your request in 12 weeks from the date we receive it. We are offering mail-in service but we are not currently offering in-person appointment service."

  • @ppaes eu sem sombra de dúvidas teria feito como vc. Tenho esse sentimento de meus avós estarem comigo apoiando ;)

    No Brasil, mts empresas perguntam logo no 1o contato, antes de te ver, em quais países vc tem autorizacao para trabalhar. Acho certíssimo vc pensar nos seus filhos.

    Eu tb foco numa remota aposentadoria por lá. Ja pensou? Bacalhau e doces de ovos como regra????

  • @MarinaIsabel

    Pois e! Saborear os vinhos e pasteis de nata vendo o por do sol em Vila Nova de Gaia sobre o horizonte do Porto ou entao, em alguma praia de Cascais ou Algarve! Seria muito bom! Quanto essa possibilidade, embora seja bem tentadora, com toda honestidade, eu fico bem em cima do muro de ver isso acontecer mais pelo lado do comodismo. Existem fatores ao mesmo tempo que incentivam a mudanca e viver literalmente sob "novos ares" ja que tem dias de inverno na minha regiao que chegam a -45C e carissimo sistema de saude americano. Se um dia meus filhos que sao novos e nasceram aqui toparem o desafio, eu ja deixo o caminho aberto para eles.

    Eu nao sabia dessas perguntas que fazem no Brasil. Gostaria de entender qual a diferenca faz ja que o objetivo e ter a cidadania portuguesa, indiferente onde voce tem autorizacao para trabalhar. Eu sei que a minha irma que mora no Brasil fez por um advogado e ela obteve a cidadania dela em 2019. Se nao me falha a memoria, levou um bom tempo de pelo menos 2 anos e meio. Como eu, ela fez por intermedio de avos. Com a cidadania dela em maos, meu sobrinho, deu entrada tambem no processo dele e como ele passou a ter o status de filho, o processo ficou pronto em menos de um ano. Em seguida os dois filhos dele tambem ja tiraram a cidadania em questao de meses! Agora, essa agilidade nao serve para a esposa dele. O processo dela esta levando tambem uma eternidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.