PORTUGUÊS REGISTRADO DUAS VEZES: PRIMEIRO EM PORTUGAL E APÓS NO BRASIL

Olá, pessoal.


Pretendo obter minha cidadania como filha. Meu pai Português (possui assento de nascimento) veio para o Brasil com dias e a minha avó registrou ele aqui no Brasil como brasileiro fosse, talvez para obter algum benefício. Assim, ele tem 2 registros e na minha certidão de nascimento está como brasileiro. Alguém já viu isso ocorrer? Há alguma solução que não tenha que entrar com processo judicial?

Comentários

  • @alangiffn

    pelo que eu entendo, o registro que vale... é o primeiro.

  • @alangiffn


    Concordo com a @mabego , também entendo que o primeiro registro é o que vale.

    Veja aqui por exemplo: Modelo - Ação de Anulação de Registro Civil Duplicado | Jusbrasil

    Agora, não sei se para fins de nacionalidade você precisa anular o segundo registro, ou se bastaria retificar as certidões emitidas posteriormente (casamento, nascimento e casamento de filhos e netos, etc.).

    Encontrei aqui no fórum alguns casos meio parecidos... parece que não era tão incomum assim que os pais viessem de portugal com crianças pequenas e as registrassem aqui no Brasil como se Brasileiros fossem. Ou mesmo pessoas já jovens ou adultas, que por um motivo ou outro foram no cartório, disseram que não tinham nenhum documento... e declararam ter nascido no Brasil.

    Não encontrei no entanto nenhuma discussão sobre como "resolver" a questão.

  • Não acho que seja caso de anulação do segundo registro, TALVEZ apenas caso de retificação.


    Digo Talvez, porque a criança pode ter dois registros de nacionalidades diferentes, por exemplo, se o filho de um português com uma brasileira nasce aqui, ele é registrado no Brasil e pode ser registrado em Portugal para já ter direito à dupla cidadania.


    Ambos os avós eram portugueses?


    Outra coisa, já verificou a possibilidade de ser um homônimo?

  • @LeoSantos

    vai depender do que está escrito nessas certidoes.

    pela forma como foi descrito eu supus que a certidao brasileira diria que a pessoa nasceu no brasil.

    mas voce tem razao, inclusive esse é o passo final do processo de nacionalidade: a criacao do registro de nascimento.

    bom alerta.

    precisamos entender melhor o caso concreto.

  • @eduardo_augusto exatamente, tem que ser analisado tudo direitinho, o ideal é estar com todas as certidões em inteiro teor na mão primeiro.


    Se for a hipótese de constar que o português nasceu no Brasil, aí sim é hipótese de retificação.


    Inclusive tem que ser analisada a LEGISLAÇÃO DA ÉPOCA, porque isso vai sempre mudando conforme o tempo passa.


    Mas o que eu quis dizer é que só o fato da pessoa ter sido registrada em dois países diferentes NÃO CONSTITUI DUPLICIDADE, porque a pessoa pode ter registro em mais de um país, inclusive como bem notado por você, o último passo do processo de nacionalidade é a criação de um registro em Portugal.

  • @alangiffn , @eduardo_augusto , @LeoSantos ,

    É preciso mesmo mais informações para analisar este caso. Mas o que me intriga aqui seria a possibilidade de falso registro. Porque se a mãe fosse brasileira, é compreensivel que registrasse o filho no Brasil tendo ele nascido em outro país. Aí neste caso, não me parece necessário nenhuma retificação, pois o registro brasileiro justificaria as possíveis inconsistências. Mas se a mãe fosse portuguesa, este registro brasileiro seria falso, pois o Alan diz que ele veio para o Brasil com dias. Aí então seriam necessárias retificações e anulação deste registro se é que é possível.

  • @texaslady

    @alangiffn @LeoSantos


    A chave aí está em comparar o texto integral das duas certidões.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.