Certidão de Batismo/Nascimento

Bom Dia!

Pessoal hoje estava lendo sobre apostilar na PGR de Portugal e li alguns comentários ao qual fiquei preocupada e na duvida.

Eu terei que solicitar a retificação na certidão de casamento de meus bisavós antes de solicitar a transcrição para Portugal.

Na certidão de Batismo consta:

Nome de Batismo: Maria

Nascida em 04/01/1899

E ai que começa minhas duvidas:

Na certidão de casamento pelo que se entende que ela se casou com 29 anos e nasceu 04/01/1802 o ano esta errado. E na certidão de casamento diz que passara a se chamar Maria de Lourdes Simões Teixeira.

Pelo que se entende é isso, não da para entender muito bem a letra.

Na certidão de óbito dela está Maria de Lourdes Simões Teixeira.

Neste caso devo solicitar também a correção do nome da certidão de batismo?

Irei colocar o anexo para que possam me orientar melhor do que devo fazer.

Obs: Iremos da entrada na nacionalidade por neto pulando uma geração.

Minha mãe que ira solicitar que será pelos documentos de Herculano Alves Teixeira.

Registro de Batismo de Maria é de numero 11.

Comentários

  • @GabrielaMarques

    Você precisa retificar a certidão de casamento, com base na certidão de nascimento/batismo para corrigir a idade e o ano de nascimento da Maria de Lourdes.

    É para isso que você precisa de uma via apostilada em Portugal da certidão de nascimento dela.

  • @GabrielaMarques

    ... Nascida em 04/01/1899

    Na certidão de casamento pelo que se entende que ela se casou com 29 anos e nasceu 04/01/1802 o ano esta errado. E na certidão de casamento diz que passara a se chamar Maria de Lourdes Simões Teixeira.

    Na certidão do casamento está 1902, precisa corrigir o ano.

    Na certidão de óbito dela está Maria de Lourdes Simões Teixeira.

    esqueça óbito. Não precisa de óbito para nada.

    Neste caso devo solicitar também a correção do nome da certidão de batismo?

    batismo? como assim?

  • Olá @mabego,!

    O assento de Batismo de Maria de Lourdes só tem o primeiro nome.(Maria)

    Neste caso devo solicitar a inclusão no assento de batismo(Maria de Lourdes Simões) ? A certidão de óbito só foi para mostrar que também está como Maria de Lourdes o nome completo.

  • @GabrielaMarques

    O assento de Batismo de Maria de Lourdes só tem o primeiro nome.(Maria)

    Neste caso devo solicitar a inclusão no assento de batismo(Maria de Lourdes Simões) ?

    Constar somente o primeiro nome nos assentos de baptismo é comum (e regra). Não se retifica certidões portuguesas. Se retifica certidões brasileiras de acordo com a portuguesa.

    Esqueça óbito (é uma preocupação a mais e um gasto a mais. E raramente esta certidão é considerada. Esqueça isto). Foque na documentação que será usada no processo de nacionalidade.

  • Olá @mabego,!

    Graças a Deus uma preocupação a menos então. =D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.