Pedido de ajuda na busca da certidão do meu bisavô português

Olá a todos!

Gostaria de solicitar ajuda. Já realizei uma vasta busca na internet, family search, arquivos digitais e etc, porém não obtive sucesso.


Preciso saber o local de nascimento do meu bisavô para solicitar a certidão. Alguns familiares relatam que ele nasceu na sidade do Porto, mas não sabemos a freguesia.

Seguem os dados que possuimos atualmente.


Nome: Alvaro de Oliveira Martins

Pai: José Augusto Martins

Mãe: Belmira de Oliveira Martins

Data de Nascimento: 02/06/1910



Fico imensamente grato se alguém puder me ajudar, seja com orientações, dicas ou localizar essa certidão.

Comentários

  • @viniciusssmartins

    vc tem alguma certidão dele?

  • @mabego Possuo apenas a certidão de casamento. Ele casou no Brasil.

  • @viniciusssmartins

    ajude o forum a te ajudar.

    Coloque o documento que vc tem aqui

  • @mabego Segue os documentos que possuo:


    Certidão de casamento:


    Atestado de Óbito:



  • @viniciusssmartins

    localize o cartório onde ocorreu o casamento e peça o desarquivamento do processo de habilitação do casamento.

    Vc tem o número do livro e folha, que consta neste documento. Além dos carimbos que ajudam na localização

  • @Kleber Silva Aguiar

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VFX-LMRP

    nesse primeiro documento está datado de 1933...

    será que tem data errada nesta história ou homônimos???

    Pq realmente, ele viajava muito

  • @mabego

    deve ser registro tardio, no documento consta a Belmira e o Jose Augusto, acho pouco provável ser homônimo

  • @Kleber Silva Aguiar Meu bisavô veio pro Brasil com 4 anos de idade, dizem na família que ele se registrou aqui no brasil, provavelmente ele assinava como brasileiro, talvez para obter algum benefício. Vou pedir a certidão de casamento dele de inteiro teor, talvez tenha alguma informação sobre seus pais, que certamente moraram um bom tempo em portugal.

  • @mabego Provavelmente nao deve ter ocorrido esse processo de habilitação, por ele ter tido dois registros. Mas semana que vem vou no cartório recolher mais informações! Obrigado!

  • @viniciusssmartins

    Não existe casamento (civil ou religioso) sem habilitação ou processo similar com outro nome.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Habilita%C3%A7%C3%A3o_de_casamento

    No caso religioso, pode se ver a expressão "banhos matrimoniais"; aqui a explicação segundo o marcopolo:

    "os banhos matrimoniais, onde podem ocorrer as seguintes situações mais comuns): (i) pedido dos noivos para a proclamação do casamento deles; (ii) justificação de idade de um dos noivos, que é a apresentação de testemunhas para comprovarem o batismo desse nubente, quando o documento não foi achado nos livros paroquiais; (iii) dispensa de impedimento canônico, geralmente por serem os noivos aparentados em grau próximo, quer por via de consanguinidade, quer por via de afinidade; (iv) reclamação de cumprimento de promessa de casamento, quando um dos nubentes acha que o outro está demorando a cumprir o matrimônio acordado, (v) justificação de estado, onde um dos nubente mostra por testemunhos não ser casado; (vi) dispensa de diferença de qualidade ou de crença, onde geralmente se solicita ao bispo que permita o casamento de pessoas de livre com escravo ou de católico com não católico; (vii) processo de divórcio.

    Neles, os candidatos a noivos apresentam suas certidões de batizados, o que muitas vezes complementa as lacunas dos livros paroquiais faltantes. Muitas vezes, também, os escrivães eclesiásticos montam um esboço da descendência dos nubentes a partir do tronco comum. As declarações das testemunhas também aportam informações preciosas, mesmo porque muitos deles são parentes próximos dos noivos ou vieram da mesma região de um dos candidatos."

    O que pode acontecer é esse processo de habilitação ter se perdido (ou destruído sem ter sido microfilmado antes; isso infelizmente aconteceu muito no atual estado do Rio de Janeiro).

    Também pode dar azar e a habilitação ter sido feita com base apenas na palavra de 2 testemunhas, sem a apresentação de documentos. Mas o primeiro passo é tentar desarquivar a habilitação desse casamento em Salvador para ver o que consta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.