Só tenho certidão de casamento do meu bisavô dizendo que era Português

Boa noite pessoal!

Estou com dúvida se vale a pena iniciar processo de naturalização portuguesa para o meu pai. O único documento que tenho é a certidão de casamento do meu bisavô e uma certidão de nascimento de uma tia-avó dizendo que ele era de cidadania portuguesa. Não encontrei a certidão de óbito…

nome: Francisco Gonçalves Linhares ano de nascimento 1854

obrigada!

Comentários

  • @SimoneHsilva o pessoal aqui pode te ajudar melhor se você fornecer mais dados.


    Por exemplo: o FRANCISCO casou com quem? Onde e quando? Na certidão de casamento tem o nome dos pais? Sabe o nome dos filhos?

    Essa tia avó é de que lugar de Portugal?


    E por aí vai...

  • @SimoneHsilva

    você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • editado June 2023
  • Muito obrigada, pessoal!

    infelizmente na certidão da filha dele que consegui, não tem os nomes dos pais dele( fala que era português, fazendeiro em para de minas) casado pela 2 vez com Benedita Alves de Abreu e Silva ( minha bisavó). Consegui alguns dados no family search, mas o nome dos pais dele ta difícil rsrs

    Vou ver se consigo alguma outra pista no cemitério de Para de minas, já que o atestado de óbito o cartório não encontrou.

    Muito obrigada e boa noite!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.